O refinanciamento de veículo é uma opção mais simples de obter dinheiro emprestado. É uma opção de crédito que está cada vez mais popular no mercado. Até para quem está com o nome sujo. Isso porque, o refinanciamento é uma opção mais segura de empréstimo. Tanto para os bancos, quanto para os usuários.
Neste conteúdo, contamos tudo que você precisa saber sobre essa modalidade mais acessível de empréstimo. Ele foi desenvolvido pela Juros Baixos é uma fintech que oferece soluções financeiras através de um marketplace de crédito e plataforma de bem-estar financeiro. Acompanhe!
Fazer o refinanciamento de um veículo significa dar esse carro, moto, ou outro tipo de automóvel, como garantia de empréstimo ao banco. Em troca, a financeira vai garantir a você um empréstimo com juros mais baixos. Afinal, ela entende que o risco de não pagamento dos valores é menor, portanto, cobra menos pelo dinheiro.
Isso acontece porque, caso não pague o empréstimo, o banco vai poder “tomar” seu bem e usá-lo para quitar a dívida.
A empresa sabe que você não quer perder seu veículo. Por isso confia no pagamento das parcelas e cobra menos juros pelo dinheiro emprestado.
Enquanto essa transação está em curso, o usuário pode usar o bem normalmente. Ou seja, você vai poder continuar usando seu carro, moto ou outro veículo que deu como garantia. Porém, o veículo fica alienado ao banco.
Quer dizer que a empresa possui direito a ele, e por isso pode usar o bem para quitar a dívida, se for necessário.
Isso não influencia nada no seu uso do veículo como dito anteriormente. A única mudança é que você não vai poder vender o carro, já que ele está como garantia do empréstimo.
Sem dúvida, a maior vantagem de um refinanciamento de veículos é que ele é um tipo de empréstimo muito mais em conta.
Como tem mais segurança no pagamento da dívida, o banco cobra menos juros. Então, o dinheiro sai mais barato e com menos taxas para você do que um empréstimo pessoal, que é outro tipo de empréstimo bem comum.
Outro atrativo é que é muito simples fazer um refinanciamento. Não vai importar muito se, por exemplo, você tiver o nome sujo. Dar o veículo como garantia torna a liberação de crédito mais fácil.
Além disso, há o longo prazo do refinanciamento. Geralmente, ele fica entre 12 e 48 meses. É algo que permite parcelas mais baixas e facilita manter o orçamento em dia, mesmo com a nova despesa.
Você pode refinanciar seu veículo a hora que quiser. Basta procurar por uma instituição financeira com boas condições, pedir o empréstimo e dar o bem como garantia. Porém, existem duas situações em que esse tipo de empréstimo é bastante indicado:
A primeira é quando você precisa de uma grande quantia em dinheiro. Neste caso, pegar o empréstimo com garantia de veículo vai ser bem mais barato do que obter um empréstimo comum. Mesmo que o valor desejado seja mais alto.
A segunda situação é obter um refinanciamento para colocar em dia dívidas com juros muito altos. Ou seja, você vai trocar uma dívida por outra. Com o dinheiro do refinanciamento, você vai quitar os débitos caros. Então, depois, vai ter as parcelas do refinanciamento para pagar.
Essa é uma boa alternativa para diminuir seus débitos no mercado e colocar o orçamento em dia. É mais fácil lidar com uma dívida única e mais barata como o refinanciamento.
Para fazer um refinanciamento, você precisa procurar por bancos e financeiras que fazem esse tipo de empréstimo. Em seguida, compare as condições de cada um e confira o quanto eles estão dispostos a emprestar. Então, será hora de entrar em contato com as empresas, entender melhor sobre o refinanciamento e fechar negócio com a que melhor se encaixa em seus termos.
Nas primeiras fases para fazer o refinanciamento, de pesquisa e comparação, uma ferramenta útil é o simulador de refinanciamento de veículos.
Ele é online e permite visualizar várias ofertas de empréstimo no mesmo lugar. Você só precisa informar alguns dados como o valor de empréstimo desejado e em quantas vezes você deseja pagar. A partir daí, será mais simples avaliar suas opções.
Vários bancos no mercado oferecem a opção de refinanciar um veículo. O Banco do Brasil, por exemplo, libera empréstimos de até 80% do valor do veículo. Já o BV oferece a possibilidade de crédito correspondente a até 90% do valor do carro que você vai oferecer como garantia.
Outro banco que tem a opção de refinanciamento de carros, motos e outros automóveis é o Santander. Neste caso, o crédito está disponível apenas para correntistas do banco, e o dinheiro cai direto na conta corrente do usuário.
Enquanto isso, o Bradesco consegue liberar valores de empréstimo de até 60% do total do veículo. As parcelas cobradas pelo banco são a partir de R$ 20,00, e é possível pagar o valor total do crédito em até 50 meses de parcelamento.
De qualquer forma, o melhor banco para você fazer seu refinanciamento é aquele que realmente se encaixa ao que você precisa.
Os valores que os bancos oferecem e as taxas e prazos de cada refinanciamento são bem variados entre as instituições. Então, é importante analisar várias opções antes de tomar sua decisão e ter certeza de que a escolhida é a melhor.
O refinanciamento também é chamado de empréstimo com garantia de veículo, ou então, crédito carro como garantia. Por isso, na hora da sua pesquisa, vale a pena considerar também estes termos.
No entanto, apesar do refinanciamento ser uma opção interessante, o melhor é que você não precise dele, concorda? Afinal, o dinheiro é um empréstimo, e você obtém uma dívida ao solicitá-lo.
Para evitar essa necessidade, vale a pena você ter bastante atenção às suas finanças. Entenda o quanto você ganha e o quanto você gasta, que despesas podem ser cortadas, e comece a poupar.
Uma dica para se organizar é usar uma planilha de gastos. Ela é útil para você anotar tudo relacionado à sua vida financeira e manter o controle do seu orçamento.
Guardando dinheiro todo mês, você vai conseguir compor uma reserva de emergência. Assim, quando precisar de dinheiro, não vai precisar recorrer ao refinanciamento de veículo.
Há mais de 5 anos no mercado, o Juros Baixos é uma fintech que atua oferecendo soluções
financeiras através de um marketplace de crédito e plataforma de bem-estar financeiro.
Se quer ter acesso a mais conteúdos sobre educação financeira, não deixe de conferir o blog Juros
Baixos e aproveite para entrar em nossa comunidade no Discord e receber conteúdos exclusivos e
ainda concorrer a premiações.
Leia também: Certificado de vacinação para prova prática de direção
2 Comments
Estou em Lisboa explorando lugares interessantes para divulgar no meu site de avaliacoes de cassinos online, PortuGanha. Alguem tem sugestoes bons lugares para relaxar na cidade? Agradeco qualquer sugestao!
Vamos lá, nosso site avalia automóveis, mas entre os internautas se tiverem sugestões podem escrever.