A Renault vem apresentando vários projetos criativos únicos que reinterpretam os modelos icônicos da marca, que já fazem parte cultura popular. Estes projetos demonstram a capacidade da marca de fazer uma fusão entre o patrimônio histórico e os designers contemporâneos. Desta vez, a Renault deixou a cargo de Ora Ïto, um dos designers de vanguarda da França, reinventar o Renault 17.
Apresentado em 1971, o Renault 17 era a verdadeira representação da explosão idealista dos anos 1970. Um cupê esportivo com linhas elegantes. Com tração dianteira e motor longitudinal, teve mais de 92.000 unidades produzidas, entre 1971 e 1979.
O novo Renault 17, agora, é um cupê de duas portas e porta traseira, cujo design esportivo era acentuado por seus quatro faróis arredondados, as portas sem moldura e a ausência de coluna central, vidros laterais traseiros totalmente escamoteáveis e o vidro traseiro adornado com persianas.
Concebido sobre a estrutura monocoque do veículo original, o R17 novo mantém a mesma cabine, portas, janelas, vidros, vedações e parte inferior da carroceria. A motorização 100% elétrica de 270 cv é localizada na traseira do veículo.
Produzida totalmente em carbono, a carroceria flush permite que ele tenha um peso reduzido de apenas 1,4 tonelada.
Absolutamente contemporâneo, o R17 electric restomod x Ora Ïto é equipado com uma tela central que apresenta o universo gráfico atual da Renault, além de quatro pequenas telas geométricas atrás do volante, que remetem ao espírito dos mostradores da época.