
O compacto cresceu e já tem família. Geely EX2 chega com proposta e preço
07/11/2025
O brilho da aurora chega às ruas e abre espaço para o Renault Boreal, o novo SUV médio da marca francesa que chega para enfrentar diretamente o Jeep Compass. Com 4,56 metros de comprimento e 2,70 m de entre-eixos, o modelo oferece bom aproveitamento interno e conforto notável para os ocupantes do banco traseiro.
Motorização e eficiência de ponta
Sob o capô, o Boreal traz o motor turbo TCe 1.3 flex, propulsor já conhecido da Renault e da aliança com a Mercedes-Benz. Ele entrega 270 Nm de torque e trabalha em conjunto com o câmbio automático de dupla embreagem e seis marchas. Este conjunto é o mesmo aplicado em modelos como Kardian, Captur, Mégane, Scenic e até no esportivo Alpine, garantindo confiabilidade e desempenho.
A eficiência energética é um ponto forte. O SUV recebeu nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, com médias de 11,2 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada com gasolina, ou 7,8 km/l e 9,4 km/l, respectivamente, com etanol.

Conforto, tecnologia e experiência sonora
Por dentro, o Boreal combina conforto e tecnologia de alto nível. Os bancos dianteiros elétricos com memória e função de massagem para o motorista — de série na versão Iconic — reforçam o caráter premium do modelo.
O interior conta com soluções inteligentes de armazenamento, um console central refrigerado, duas portas USB-C frontais, carregador por indução e ar-condicionado automático dual-zone. O único detalhe que poderia ser aprimorado é a ausência da tradicional alça de apoio, item cada vez mais raro nos carros modernos.
A experiência sonora é outro destaque, cortesia do sistema de áudio premium Harman Kardon. Desenvolvido em parceria com o músico e produtor francês Jean-Michel Jarre, o conjunto oferece som imersivo e regulagem acústica personalizada conforme o ambiente escolhido, entregue por dez alto-falantes distribuídos pela cabine na versão topo de linha.
Segurança e Automação Nível 2
Em segurança passiva, o SUV vem de fábrica com seis airbags — frontais, laterais e de cortina — em todas as versões.
A segurança ativa (ADAS) é um dos pontos altos, reunindo até 24 assistentes de condução, alcançando o nível 2 de automação. O pacote inclui controle de velocidade adaptativo com Stop&Go, assistente ativo e de permanência em faixa, alerta de ponto cego, sistema de estacionamento semiautônomo com câmera 360º, frenagem automática de emergência (inclusive em curvas) e alerta de distância segura. O Boreal também oferece detector de tráfego cruzado traseiro, reconhecimento de placas, farol alto automático, monitor de fadiga e alerta de saída segura dos ocupantes, formando um ecossistema completo de proteção.
Renault Boreal chega em três versões, todas equipadas com o motor turbo TCe:
- Evolution (R$ 179.990): Traz rodas de 18”, faróis full LED, ar digital dual-zone, multimídia OpenR de 10” com espelhamento sem fio, painel digital de 7” e seis airbags.
- Techno (R$ 199.990): Adiciona rodas escurecidas, painel de 10” com mapa integrado, sistema Google nativo, modos de condução Multi-Sense e novos assistentes de segurança.
- Iconic (R$ 214.990): Versão topo de linha que coroa a linha com rodas de 19”, teto solar panorâmico, som Harman Kardon, bancos com massagem e memória, câmera 360° 3D e condução semiautônoma de nível 2.
De acordo com dados do Inmetro, o Boreal se destaca como o SUV médio mais eficiente de sua categoria, registrando 1,79 MJ/km no índice de eficiência energética, à frente dos principais rivais. No consumo, ele apresenta os melhores resultados com etanol na estrada, alcançando 9,4 km/l.
Em termos de dimensões, o entre-eixos de 2,70 m é ligeiramente superior ao dos concorrentes diretos (Compass 2,63 m e Corolla Cross 2,64 m), garantindo um bom espaço interno. Na motorização, o Boreal utiliza o conhecido motor 1.3 de 170 cv e 27,5 kgfm de torque, combinando torque elevado em baixas rotações com consumo contido.
Impressões e veredito final
O Boreal faz jus ao nome no quesito conforto, dirigibilidade e suspensão. Com apenas 1.440 kg, o modelo foi calibrado para entregar excelente consumo, o que justifica a ausência de um “coice” mais forte em acelerações intensas. Para sanar isso, o motorista pode ajustar a experiência por meio dos modos de condução.
O Renault Boreal estreia com um conjunto técnico eficiente, motor moderno e o pacote de segurança e tecnologia mais completo da categoria. A combinação de bom consumo, conforto e preço competitivo o torna uma opção atraente.
Ele ataca pelo preço tanto o usuário que está perto de comprar um modelo menor quanto aquele que pretende gastar menos em uma categoria superior, estabelecendo-se como uma opção de forte potencial para redefinir o equilíbrio de forças entre os SUVs médios.

