A produção de automóveis de passeio no Brasil teve inicio com a instalação da Ford em 1919, produzindo o Modelo T, também conhecido como o Ford “Bigode”. Depois disso em 1925 foi a vez da General Motors iniciar atividades, seguida por Volkswagen no ano de 1953, e em 1976 chegou a fabricante italiana Fiat Automóveis. Estas montadoras foram consideradas as ‘quatro grandes’, até a chegada das chamadas new commerce.
E a primeira fabricante de automóveis a desafiar este quarteto foi a francesa Renault ao iniciar no Brasil em 1998 a produção do monovolume Renault Megane Scénic. A diretoria da fabricante francesa escolheu o estado do Paraná para implantar o Complexo Industrial Ayrton Senna.
Na época que foi lançado, o Scénic trouxe diversas inovações tecnológicas e de utilização de espaço, ele se consolidou como um veículo para as famílias. Entre as inovações do Renault Scénic para a época ficou por conta do design, o qual permite amplo espaço, conta com três bancos traseiros individuais e mesinha tipo aviação no encosto dos bancos dianteiros o que permite conforto a todos os ocupantes. Além disso, o porta-malas volumoso com 410 litros de capacidade.
Acesse o Canal AutoAgoracombr
Vale recordar que, quando foi lançado no Brasil em 1999, o Renault Scénic chegou ao mercado na versão RXE com o motor 2.0 litros de quatro cilindros a gasolina e 8 válvulas, o qual entrega 115 cv, a 5.400 rpm, e 17,5 kgfm de torque, a 4.250 rpm, com câmbio manual de 5 marchas. Na sequência, também foi oferecida a versão RT, 1.6 16V (110 cv e 15,1 kgfm).
No entanto, por causa do sucesso em vendas, ao longo dos anos, a Renault Automóveis evoluiu o Scénic passou por diversas mudanças, o que incluiu uma reestilização em 2001, bem como recebeu motorização flex, opção de câmbio automático, além do motor 2.0 16V de 140 cv.
Além disso, o aceitação do consumidor brasileiro pelo monovlume, com muito espaço e visual futurista para a época, fez as outras fabricantes instaladas no Brasil lançarem modelos concorrentes, como por exemplo o Chevrolet Zafira e o Fiat Idea.
Por sua vez, nos dias de hoje, o Renault Scénic é encontrado no mercado de usados. Nas postagens anteriores você encontra Avaliação: Scénic 1.6 Hi-Flex, feita em 2007, uma oportunidade de conhecer os detalhes do modelo, caso tenha interesse em comprar um usado.