Por: Edison Ragassi/Foto: Saulo Mazzoni
No inicio do mês de abril foi publicada pelo governo federal a Medida Provisória MP 1.112. Ela instituiu o Programa Renovar, voltado inicialmente para caminhões, ônibus e implementos rodoviários. O Programa Renovar é voluntário, em que o caminhoneiro que tem veículo com mais de 30 anos de uso tem vantagens ao participar.
O Programa Renovar de renovação da frota para caminhões e ônibus irá funcionar por meio de um aplicativo. O App centralizará todo o processo. O proprietário de um veículo pesado com mais de 30 anos poderá entregá-lo para reciclagem e receber o valor de mercado, e ainda o valor arrecadado pela sucata.
Depois disso, se quiser, pode adquirir um veículo mais novo. Ele também poderá ter benefícios de outros programas integrados ao aplicativo, como os de governos estaduais e municipais, além de fabricantes, concessionários, bancos e frotistas.
Glenda Lustosa, Subsecretária de Facilitação de Comércio Exterior e Internacionalização do Ministério da Economia, participou da coletiva ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), realizada dia 08/04 e explicou que: “O objetivo é ganhar produtividade e contribuir com a redução do Custo Brasil”.
Ela também fala das desvantagens de um veículo que circula por tão longo período. “Um caminhão de 30 anos, em comparação a um de 10 anos de uso, por exemplo, tem custo operacional 15% maior. Da mesma forma, a retirada de circulação de veículos que poluem mais é um benefício adicional. Estes caminhões em desuso terão o tratamento adequado junto a parceiros que cuidarão do desmonte sustentável e correto”.
A regulamentação de um programa de incentivo para a renovação é antiga, tramita pelos corredores governamentais desde os anos 1980. “Esse decreto, é mais que uma vitória para o setor automotivo, é uma conquista para os caminhoneiros e para toda a sociedade, já que temos uma frota de caminhões com idade média superior a 20 anos, destacou Luiz Carlos Moraes, Presidente da ANFAVEA.
Assim, para melhor esclarecer, Moraes confirma que a reinvindicação é antiga. “Desde que o Proconve foi instituído em meados dos anos 80, esse tema da renovação de frota tem sido uma pauta histórica da ANFAVEA. Ela complementa os esforços dos fabricantes para redução das emissões de poluentes e de gases de efeito estufa, sem falar da questão crucial da segurança no trânsito”.
No entanto, os valores da operação ainda serão regulamentados. “Ainda estamos aguardando o decreto que regulamentará os valores e toda a parte operacional e legal do Programa Renovar . Depois disso será possível avaliar os impactos, mas sem dúvida ele desempenhará um papel significativo no âmbito social. Isso irá permitir que os caminhoneiros autônomos tenham a oportunidade de trocar seu veículo com ganhos de produtividade. Será sem dúvida um passo importante para o transporte de carga no país”, complementou Marco Saltini, Vice-Presidente da ANFAVEA.
Sendo assim, a expectativa é de que em meados do mês de maio teremos o programa regularizado. E todo o setor automotivo aguarda ansioso para que o Programa Renovar seja estendido também para os veículos de passeio.