O sensor MAP (Manifold Absolute Pressure) é uma peça fundamental no sistema de gerenciamento do motor de um veículo. Ele mede a pressão absoluta no coletor de admissão e envia essas informações para a unidade de controle do motor (ECU), que ajusta a mistura de ar e combustível para otimizar o desempenho do motor. Quando o sensor MAP apresenta defeitos, diversos problemas podem surgir, afetando o funcionamento do veículo.
A MTE-Thompson, especializada na fabricação de itens para arrefecimento e injeção eletrônica, destacou os cinco maiores problemas causados por um sensor MAP defeituoso e recomenda a verificação e manutenção preventiva sempre, para não haver gastos inesperados e nem paradas indesejadas dos veículos:
1. Desempenho do Motor Comprometido
Um sensor MAP defeituoso pode fornecer leituras incorretas à ECU, resultando em uma mistura de ar e combustível inadequada. Isso pode causar perda de potência, aceleração lenta e, em casos extremos, falhas no motor. O motor pode apresentar dificuldades para manter a marcha lenta ou até mesmo desligar inesperadamente.
2. Aumento no Consumo de Combustível
Com um sensor MAP defeituoso, a ECU pode enriquecer ou empobrecer a mistura de combustível de forma inadequada. Isso geralmente resulta em um aumento significativo no consumo de combustível, pois o motor não está operando com a eficiência ideal. Além do impacto econômico, isso também contribui para uma maior emissão de poluentes.
3. Emissões Elevadas de Poluentes
Um sensor MAP que não funciona corretamente pode levar a uma combustão incompleta do combustível, aumentando as emissões de gases poluentes como monóxido de carbono (CO) e hidrocarbonetos (HC). Isso não só prejudica o meio ambiente, mas também pode fazer com que o veículo não passe em testes de emissões, resultando em multas e a necessidade de reparos adicionais.
4. Danos ao Catalisador
A mistura de ar e combustível inadequada pode causar danos ao catalisador, um componente caro e essencial para o controle de emissões do veículo. Uma mistura rica pode resultar em acúmulo de combustível não queimado no sistema de escape, levando ao superaquecimento e eventual falha do catalisador.
5. Luz de Verificação do Motor (Check Engine)
Um sensor MAP defeituoso aciona frequentemente a luz de verificação do motor no painel do veículo. Embora essa luz possa indicar uma variedade de problemas, um diagnóstico adequado pode revelar que a causa raiz é o sensor MAP. Ignorar essa luz pode levar a problemas mais graves e reparos mais caros no futuro.
Veja mais: BMW recebe aprovação de Nível 2 e 3 para direção autônoma
“Os problemas causados por um sensor MAP defeituoso são variados e podem ter um impacto significativo no desempenho, eficiência e emissões do veículo. Identificar e substituir um sensor MAP defeituoso o mais brevemente possível é fundamental para manter o veículo em boas condições de funcionamento.”, declara Alberto Maciel, Consultor Técnico da empresa.