Parece mentira, mas não é. O airbag, equipamento de segurança, usado para salvar vidas, está falhando e deflagrando de forma incorreta. Estima-se que há 5 milhões de veículos estiveram transitando com airbags defeituosos. O mega recall anunciado atinge os itens da marca Takata usado por 17 montadoras, produzidos entre 2001 e 2018. A falha criou um chamado mundial para a troca da peça.
No Brasil, ao todo, sete pessoas morreram pelo acionado do airbag equivocado em colisões de baixo impacto, e calcula-se que há cerca de 2,5 milhões de veículos com problemas no componente.
O defeito ocorre devido o uso do nitrato de amônio que ativa a bolsa. O composto químico, ao longo dos anos em exposição com umidade e calor, corrói os metais, gerando a reação explosiva.
a) Separe o número do chassi do carro ou da placa;
b) Acesse o site da Secretaria Nacional de Trânsito;
c) Preencha os campos correspondentes;
d) Clique em Buscar;
Caso apareça um resultado de recall, entre em contato o quanto antes com a montadora de seu carro para realização gratuita da troca do equipamento.
Segundo as investigações realizadas pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), órgão norte-americano responsável pela segurança no trânsito, a substância sofreu uma deterioração que alterou suas propriedades, tornando-a excessivamente explosiva.
A Takata foi apontada como principal culpada somente no ano de 2014, após diversas explosões, momento em que as demais montadoras passaram a se preocupar com o problema, eis que a empresa é a maior fornecedora de airbags globalmente, e, portanto, afetou praticamente todas as fabricantes automotivas, que imediatamente passaram a buscar soluções para a demanda.
Somente o Brasil tem 4.352.428 automóveis envolvidos, segundo dados disponibilizados pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça. Contudo, o recall não atingiu nem 50% dos veículos, restando a preocupante marca de mais de 2 milhões de automóveis rodando sob o risco dos airbags mortais.