
CNH sem autoescola: Veja como será o instrutor autônomo
21/10/2025
Com o crescimento das rotas multimodais e o uso frequente de balsas em regiões ribeirinhas e litorâneas se tornou mais frequente.
Com o crescimento das rotas multimodais e o uso frequente de balsas em regiões ribeirinhas e litorâneas se tornou mais frequente.
Embora o transporte por balsa seja essencial em muitos trechos, ele exige atenção redobrada dos motoristas. Segundo relatos, os principais pontos de atenção envolvem documentação e tempo de espera.
Além disso, a segurança é fundamental. Pois durante a travessia, o veículo pode sofrer movimentações bruscas, exigindo que ele esteja bem estacionado.
São Paulo incluir balsas elétricas nas principais travessias
O Governo de São Paulo, por exemplo, tem um projeto de Parceria Público-Privada (PPP) das Travessias Hídricas, que vai a leilão no dia 13 de novembro, na B3.
A ideia é substituir a frota a diesel por mais de 40 embarcações 100% elétricas. A ideia é eliminar até 18 mil toneladas de CO₂ por ano apenas nas travessias litorâneas.
Parceria Público-Privada moderniza travessias
A iniciativa, autorizada por lei sancionada pelo governador, prevê investimentos privados da ordem de R$ 2 bilhões.
O projeto contempla 14 rotas estratégicas, incluindo Santos/Guarujá, São Sebastião/Ilhabela e conexões no Vale do Ribeira, Litoral Norte, Região Metropolitana e Reservatório de Paraibuna.