A Scania, primeira fabricante de caminhões a lançar no mercado nacional os caminhões movidos a GNV (Gás Natural Veicular), superou os 600 caminhões a gás comercializados. Este motor não foi convertido, mas sim desenvolvido para utilizar GNV.
E agora a Scania realizou a venda dos primeiros veículos movidos 100% a GNL (Gás Natural Liquefeito), o cliente que comprou estes modelos é a Morada Logística. O GNV é comprimindo, o que reduz seu volume em cerca de 200 vezes, nos postos de abastecimento e depois é transferido para os cilindros de armazenamento dos veículos. Enquanto que o GNL (Gás Natural Liquefeito) é o Gás Natural (GN) no estado líquido. Para ocorrer a mudança física do estado gasoso para o estado líquido o gás natural é resfriamento à temperatura de 162º C negativos. Assim, o GN tem seu volume reduzido em cerca de 600 vezes, o que facilita o transporte para grandes distâncias.
Segundo divulgado pela Scania os desafios em 2022 são grandes. O principal deles é sedimentar o terreno para a chegada das linhas de caminhões e ônibus com tecnologia para atender aos requisitos da fase P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), ou Euro 6, que entra em vigor a partir de 1.º de janeiro de 2023.
Em 2022, a Scania completa 65 anos de Brasil dia 2 de julho. A empresa mostra otimismo moderado nos mercados em que atua. Para os caminhões pesados, o agronegócio continuará como principal segmento para impulsionar a demanda. O setor de ônibus, em especial os rodoviários, permanece em recuperação após a pandemia. Nos motores há tendência de alta para o segmento industrial e de manter o mesmo patamar de 2021 nos propulsores de geração de energia, com aumento da procura por soluções a gás. Já em Serviços, um novo ano recorde nas vendas dos programas de manutenção Scania (PMS) deve ocorrer, e nos veículos conectados a alta prevista é de 30%. Nos Serviços Financeiros, o Scania Banco deverá representar metade das vendas da fabricante em 2022.
Por: Edison Ragassi/ Foto: Divulgação