A Scania anunciou o início das vendas do Scania GH 460 6×2 a gás, que traz potência de 460 cv e 650 km de autonomia em uma tração 6×4.
“Estamos impressionados com a repercussão do lançamento dos novos produtos a gás. Além do 460 cavalos, anunciamos a chegada do 420 cavalos, que veio para substituir o 410cv. Estamos na feira com o 460cv na tração 6×2 e recebendo muitos clientes interessados, pois a autonomia superior de até 650 km nos permite atender a todos os segmentos do Agro. Estamos elevando o transporte sustentável no Brasil a um novo patamar. Desde 2019, a Scania já vendeu 1 mil caminhões da linha a gás no Brasil”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.
A fabricante estava com um estande de 600 metros quadrados na Agrishow com quatro caminhões e um motor. Além do novo GH 460 6×2 a gás, o Super 560 R 6×4 (transporte de grãos), 560 G 6×4 XT (canavieiro) e 460 R 6×2 também estavam no local.
Ao adicionar as duas novas potências, de 460cv e 420cv, a Scania passa a atender ainda mais demandas dentro e fora de estrada, criar nichos ainda não explorados por caminhões a gás no Brasil e ampliar o leque de negócios. Os modelos poderão ser configurados nas trações 4×2, 6×2 e o 460 também na estreante 6×4. Na 4×2 seguem as aplicações mais tradicionais do transporte. Já na 6×2 há possibilidade de transferir cargas com capacidade para 30 pallets e levar carretas quatro eixos.
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Os novos modelos a gás, de 420 e 460 cavalos, e os já disponíveis 280 e 340cv, serão equipados com a caixa de câmbio Opticruise G25CM, a mesma utilizada no Scania Super, que garante trocas de marchas mais rápidas, escalonamento otimizado, menor atrito interno pela melhor lubrificação em spray e diminuição no arraste de óleo lubrificante. O modelo G25CM é 75kg mais leve e compacta do que a caixa anterior GRS905, além de garantir melhor dirigibilidade e oferecer uma eficiência melhorada. A redução do peso permite um ganho em carga transportada.
A G25 também propicia maior disponibilidade com seus sensores de nível e temperatura do óleo, para maior controle da operação e previsibilidade em relação aos componentes. Com seu lançamento e do Scania Super, em 2022, a Opticruise, a primeira caixa automatizada lançada no Brasil (2001), já havia sido totalmente redesenhada e ganhou um novo escalonamento de trocas, com marchas mais curtas e mais longas, para manter as rotações do motor em ponto ótimo nas condições de trabalho.
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A consequência: elevou em 2% sua economia de combustível, num benefício imediato na operação. A inteligência artificial e o mapeamento de terreno permitem ao Opticruise garantir uma experiência ainda mais prazerosa numa direção fácil, confortável e segura, independentemente do peso, rota e topografia. O freio auxiliar hidráulico Scania Retarder pode ser integrado à G25 e oferece 4.700Nm de torque máximo de frenagem e potência máxima de 500kW.
A gama Scania disponível para os modelos a gás, passa a contar com um total de quatro modelos, anteriormente eram três.
O P 280 cavalos pode ser configurado nas versões 4×2, 6×2 e 6×4, no chassi rígido ou plataforma. O motor de 9 litros desenvolve torque de 1.350Nm (1.000 @ 1.400 rpm). Os entre-eixos são de 3.750mm até 6.350mm, com capacidade de volume de gás de 226 ou 182 metros cúbicos. A autonomia entre 400 km e 500 km.
O modelo de 340 cavalos pode ser configurado na cabine P ou na G na versão 4×2. O motor de 9 litros desenvolve torque de 1.600Nm (1.100 @ 1.400 rpm). Os entre-eixos são de 3.750mm ou 3.950mm, com capacidade de volume de gás de 226 ou 182 metros cúbicos. A autonomia entre 400 km e 500 km.
Já o GH 420 cavalos tem cabine alta Highline e pode ser configurado nas versões 4×2 e 6×2. O motor de 13 litros desenvolve torque de 2.100Nm (1.000 @ 1.350 rpm). O entre-eixos é de 3.600mm, com capacidade de volume de gás de 300 metros cúbicos. Ele passa a fazer parte da gama X-gas.