O novo Scania G 540 10×4/6 XT Heavy Tipper é indicado para utilização na mineração e construção pesada
A Scania lança seu novo veículo de configuração 10×4, o único da indústria nacional. O Scania G 540 10×4/6 XT Heavy Tipper chega para ser o caminhão mais próximo da linha amarela na capacidade de carga líquida (até 55 t). Segundo a fabricante, o modelo foi desenvolvido para proporcionar Opex (despesas operacionais) e Capex (despesas de capital) muitos menores e custo total de operação (TCO) muito mais competitivo. Todos os componentes, por exemplo, trem de força, eixos e tecnologias embarcadas são 100% Scania.
Produzido com componentes ainda mais robustos do que os demais membros da linha XT, o G 540 10×4 Heavy Tipper foi desenvolvido para atender as demandas mais severas da mineração e da construção pesada (que compõe as grandes obras de infraestrutura: hidrelétricas, por exemplo).
O Scania G 540 10×4 amplia a gama XT Heavy Tipper, formada até então pelos modelos 6×4 e 8×4. Ele salta das atuais 44 toneladas de capacidade de carga líquida do Heavy Tipper 8x4para até 55 toneladas. Dessa forma, o peso bruto total (PBT) sobe para 69t.
Para tracionar este super-caminhão um motor com tecnologia XPI de injeção de combustível em alta pressão, 540 cavalos de potência e 2.700Nm de torque. A Scania divulga que este motor da Nova Geração também tem a vantagem de economizar, no mínimo, 8% de combustível em comparação à gama anterior.
O super-caminhão está equipado com bogie traseiro (capacidade nominal de 36 t) e eixos direcionais (11 t cada um), eixo cardan que suporta maior torque para melhor partida em rampa, maior robustez do diferencial e do redutor de cubo com relação final 7.63, que possibilitam capacidade máxima de tração (CMT) de até 210 toneladas.O quinto eixo (100% Scania) tem novo mecanismo de acionamento e mudou de posição (passando a ficar na frente do bogie traseiro).Para suportar a maior demanda de carga todo o conjunto de suspensão (molas, barras estabilizadoras e amortecedores) foi alterado.
Por outro lado, para garantir a segurança necessária durante a operação, o sistema de direção se tornou mais robusto e o freio ganhou um reforço no sistema para proporcionar melhor desempenho de frenagem.
O câmbio Opticruise 100% automatizado tem 14 velocidades e dispõe na alavanca do modo Off-Road ,que ao ser acionado faz o motor girar em rotações mais amplas. A caixa de marchas é da versão GRSO935R e oferece uma resistência muito superior. O layshaft brake, freio do eixo secundário, está incorporado e garante trocas mais rápidas, seguras e suaves.
O sistema de frenagem auxiliar tem o freio hidráulico Scania Retardercom desacoplamento do rotor do trem de força, que funciona quando o sistema não estiver acionado para economizar combustível. Com potência de 4.100 Nm, ele aumenta significativamente a performance da frenagem, principalmente em baixas velocidades,além de diminuir os custos de manutenção, pois reduz o desgaste do freio de serviço, das lonas e tambores, especialmente, em descidas íngremes e muito acidentadas.
Completam os itens de série, controle de tração, hill-hold (sistema de auxílio que segura o veículo em aclives, impedindo que ele recue no momento da saída), eixo traseiro com diferencial duplo, para-choque em aço com ângulo de ataque de 29º, proteção nos faróis, espelhos retrovisores reforçados e pino de reboque frontal com capacidade de 40 t. A Scania é a única que dispõe de itens customizados para o fora de estrada, como limpador de para-brisa na posição vertical, indicadores de torque dos parafusos das rodas, degrau articulado e preparação para o inclinômetro e para a estrutura física e elétrica do implemento.
O Heavy Tipper 10×4 pode ser equipado com alguns opcionais que garantem mais segurança na operação. Entre eles, airbag no volante e airbag lateral de cortina (contra tombamento), que propiciam mais proteção aos motoristas. O veículo também pode ser especificado com bafômetro, que só libera a partida após testar que o motorista não ingeriu bebidas alcoólicas nas últimas horas.
Por: Redação- AutoAgora.com.br