A ideia de construir uma terceira pista no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) está em pauta. O assunto foi discutido recentemente na Assembleia de São Paulo. O projeto busca melhorar o fluxo de veículos pesados e aliviar o trânsito intenso nas rodovias do SAI, especialmente para quem precisa acessar o Porto de Santos.
Estudos está em andamento
Logo, a Artesp, Agência de Transporte do Estado de São Paulo, autorizou a concessionária Ecovias, que administra o sistema, a começar os estudos para essa nova via.
Com isso, os estudos envolvem análise de tráfego, condições do terreno, impacto ambiental e até investigações sobre o solo e as águas subterrâneas.
Melhorar acesso de caminhões e ônibus
Segundo Ronald Marangon, diretor da Ecovias, a expectativa é aumentar a capacidade de transporte, especialmente para caminhões e ônibus.
“A gente espera mais do que dobrar a capacidade para o tráfego de caminhões e ônibus no sentido do Porto de Santos”, comentou.
Com isso, o projeto inclui a construção de túneis exclusivos para veículos pesados, facilitando o transporte de cargas.
O SAI é a principal ligação entre a capital paulista, o Porto de Santos – maior da América Latina – e outras regiões importantes, como Cubatão, o ABCD e a Baixada Santista.
Desde 1998, o sistema é administrado pela Ecovias, que cuida de 176,8 km de rodovias e atende cerca de 40 milhões de veículos por ano.
Veja também: Prepare o Veículo para as Férias