Sistema autônomo de mudanças de marchas da Kia e Hyundai

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Chamado de ICT (Connected Shift System) o sistema é o primeiro do mundo que muda as marchas com base nas condições da estrada e do tráfego
Por: Redação/Fotos: Divulgação
A Kia Motors Corporation e a Hyundai Motor Company anunciaram o desenvolvimento do primeiro sistema preditivo de tecnologia da informação e comunicação do mundo, o ICT Connected Shift System, permite que o veículo mude automaticamente para a marcha ideal, depois de identificar as condições de estrada e de tráfego. Durante o desenvolvimento do sistema, que deve ser aplicado em veículos das marcas no futuro, Kia e Hyundai registraram cerca de 40 principais patentes na Coreia do Sul e no exterior.

Enquanto as tecnologias utilizadas para mudanças automáticas dependem das preferências dos motoristas, como o Smart Drive Mode, disponível na maioria dos modelos atuais da Kia e da Hyundai, o ICT Connected Shift System é o primeiro a mudar a marcha automaticamente de acordo com as condições da estrada e do tráfego.

O ICT Connected Shift System utiliza um software inteligente na Unidade de Controle de Transmissão (TCU), que coleta e interpreta informações em tempo real por meio de tecnologias subjacentes, incluindo navegação 3D equipada com um mapa da estrada, além de câmeras e radar para controle de cruzeiro inteligente. A entrada de navegação 3D inclui elevação, gradiente, curvatura e uma variedade de ocorrências na estrada, além das condições atuais do tráfego. O radar detecta a velocidade e a distância entre os veículos, e uma câmera prospectiva fornece informações sobre a pista.

Usando todos esses recursos, o TCU prevê o cenário de mudança ideal para situações de direção em tempo real, por meio de um algoritmo de inteligência artificial, e muda as marchas. Por exemplo, quando se espera uma desaceleração relativamente longa e o radar não detecta irregularidades de velocidade com o carro à frente, a embreagem da transmissão muda temporariamente para o modo neutro para melhorar a eficiência do combustível.

Quando a Hyundai e a Kia testaram um veículo com ICT Connected Shift System em uma estrada muito curva, a frequência de trocas nas curvas foi reduzida em aproximadamente 43% em comparação aos veículos sem o sistema. Consequentemente, o sistema também reduziu a frequência da operação do freio em aproximadamente 11%, minimizando a fadiga da direção e o desgaste do freio.

Quando era necessária uma aceleração rápida para entrar em uma rodovia, o modo de direção alternava automaticamente para o Modo Esporte, o que facilita a adesão ao fluxo de tráfego. Depois, o veículo retornou automaticamente ao seu modo de condução original, permitindo uma condução segura e eficiente.

Além disso, os freios do motor foram aplicados automaticamente ao soltar o pedal do acelerador, determinando quedas de velocidade, declives e a localização da alteração do limite de velocidade na estrada. As mudanças na distância do carro à frente foram detectadas pelo radar dianteiro para ajustar automaticamente a transmissão apropriada, o que melhorou a qualidade da direção.

A Kia e a Hyundai planejam desenvolver ainda mais o ICT Connected Shift System, de modo que possa se comunicar com sinais de tráfego baseados na comunicação LTE ou 5G, e identificar as tendências dos motoristas, resultando em um aprimoramento adicional do controle de mudança de marchas.

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