Station Wagon da Volkswagen ganha novo visual dianteiro e traseiro, painel de instrumentos mais moderno, câmbio automatizado e recalibragem na suspensão
Fotos: Divulgação
Em Curitiba, a Volkswagen mostrou para a imprensa especializada, dia 22 de junho, o Novo SpaceFox. O Station Wagon, derivado do Fox, é fabricado na Argentina, nele a VW alterou o visual. A frente ganhou a identidade usada no Fox, na dianteira um novo desenho da grade, com dois filetes cromados. O cromo também aparece na parte inferior do para-choque, próximo das luzes de neblina e nos detalhes dos faróis duplos.
As lanternas traseiras continuam invadindo a tampa, como no modelo anterior, porém saíram as linhas de formas redondas. O novo para-choque traseiro recebeu refletores (olhos de gato) integrados.
E na parte interior, um novo painel de instrumentos combinados, display LCD, mostradores duplos de quatro agulhas e iluminação azul, ainda têm novos painéis nas portas.
Equipado com propulsor 1.6 VHT Total Flex (101 cv-G / 104 cv-E a 5.250 rpm e Torque de 15,4 kgfm-G / 15,6 kgfm-E a 2.500 rpm), utiliza transmissão MQ200 manual, cinco marchas à frente, acionada por cabos e o monodisco com acionamento hidráulico.
A segunda geração do veículo traz uma novidade, o câmbio automatizado ASG de acionamento eletro-hidráulico, fornecido pela Magneti Marelli.
A suspensão do Novo SpaceFox passou por modificações, os amortecedores foram recalibrados para melhorar o conforto nas condições de pisos irregulares.
De comprimento o Novo SpaceFox tem 4.178 mm, a largura é de 1.657mm, para uma distancia entre-eixos de 2.465 mm. O porta-malas tem capacidade volumétrica de430 litros com o banco corrediço para trás e 527 litros com banco para frente.
Comercializado em duas versões, 1.6 e 1.6 Sportline, traz de fábrica, trio elétrico, ar-condicionado e direção hidráulica. Na lista de opcionais esta o volante multifuncional, igual ao usado no Passat alemão, em duas versões: a primeira incorporando os comandos do sistema de som e a segunda agregando, ainda, os controles do I-System e o air bag.
Já vem preparado para instalar som, com: antena, quatro alto-falantes e dois tweeters. A fabricante disponibiliza os módulos opcionais de equipamento de som: o Módulo Rádio, com rádio de conexão Bluetooth para telefone celular, entradas USB e SD Card, e o Módulo CD Player, com CD-Player MP3, conexão Bluetooth e entradas para USB, SD Card e i-Pod.
O SpaceFox versão básica 1.6 tem preço sugerido de R$ 48.790, a 1.6 I-Motion (câmbio ASG) custa R$ 51.460. Já a opção 1.6 Sportline, equipada com air bag duplo e freios ABS, custa R$ 55.190 e a 1.6 Sportline I-Motion R$ 57.860. A VW estipulou as revisões para cada 10.000 km ou 6 meses, o mesmo ocorre na troca de óleo do motor.
Apesar de ser um veículo conhecido popularmente no Brasil por perua, a empresa posiciona seu modelo como Sportvan, ou seja, apto a atender uma família nos seus afazeres diários, mas também um surfista que precisa transportar uma prancha.
No ano passado, segundo dados da Fenabrave, o SpaceFox alcançou 31.915 unidades emplacadas, com as modificações a fabricante espera conseguir maior número de clientes para o modelo.