Stellantis anuncia primeiro híbrido-flex

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Stellantis anuncia motor híbrido Flex

A Stellantis anunciou a chegada do primeiro veículo híbrido-flex da marca Fiat ao Brasil. O modelo nacional equipado com a tecnologia Bio-Hybrid está sendo produzido no Polo Automotivo de Betim e será lançado em novembro.

Logo, com os investimentos de R$ 32 bilhões na América do Sul, o grupo pretende lançar mais de 40 produtos e 8 powertrains ao longo dos próximos anos.

Stellantis anuncia primeiro híbrido-flex

Já, o desenvolvimento das novas tecnologias de eletrificação está em linha com o plano estratégico da Stellantis, que prevê redução das emissões em 50% em 2030, zerando a missão de carbono até 2038.

Com isso, confirma a Fiat foi uma das protagonistas na tecnologia de motores a biocombustíveis, uma vez que, em 1979, iniciou a produção do 147, primeiro carro movido a etanol em série no mundo.

Pioneira também na tecnologia flexível híbrida

Agora, a marca reforça o legado de inovação em mais uma revolução no mercado automotivo brasileiro, sendo responsável por lançar o primeiro híbrido-flex nacional a partir da tecnologia Bio-Hybrid. 

A Stellantis desenvolveu quatro plataformas para aplicação no Brasil: 

  • Bio-Hybrid: traz como elemento um novo dispositivo elétrico multifuncional, que substitui o alternador e o motor de partida. Trata-se de equipamento capaz de fornecer energia mecânica e elétrica, que gera torque adicional para o motor térmico do veículo e também energia elétrica para carregar a bateria adicional de Lítio-Íon de 12 Volts, que opera paralelamente ao sistema elétrico convencional do veículo. O sistema gera potência de até 3KW, garantindo melhor performance ao automóvel e redução de consumo de combustível.  
  • Bio-Hybrid e-DCT:  Tem dois motores elétricos. O primeiro deles é o que substitui o alternador e o motor de partida. Adicionalmente, outro motor elétrico de maiores proporções é acoplado à transmissão. Uma bateria de Lítio-Íon de 48 Volts dá suporte ao sistema e também é alimentada pelos dispositivos. É realizada uma gestão eletrônica, que controla a operação entre os modos térmico, elétrico ou híbrido, otimizando eficiência e economia.   
  • Bio-Hybrid Plug-in: Usa bateria de Lítio-Íon de 380 Volts, recarregada por sistema de regeneração nas desacelerações, alimentada pelo motor térmico do veículo ou, por fim, via fonte de alimentação externa elétrica (plug-in). Com isso, A arquitetura conta ainda com motor elétrico que entrega potência diretamente para as rodas do carro. O sistema gerencia operação entre modo térmico, modo elétrico ou híbrido otimizando eficiência e economia.   
  • BEV (100% Elétrica) é totalmente impulsionada por um motor elétrico de alta tensão alimentado por uma bateria recarregável de 400 Volts, por meio de sistema de regeneração ou por plug-in. A arquitetura oferece torque instantâneo, com acelerações rápidas e responsivas. O sistema possui sonoridade customizável e conta com desempenho, mesmo a baixas velocidades.  

 

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