A linha de veículos comerciais da Stellantis Pro One aprimorou a capacidade de produção de veículos com célula de combustível de hidrogênio, começando agora na Europa a produção própria com ofertas de vans de médio e grande porte em Hordain (França) e Gliwice (Polônia), respectivamente, aumentando as ofertas da empresa de emissões zero.
Leia mais: Como a Nova Indústria Brasil Funciona
“A ação de trazer vans de médio porte com célula de combustível e adicionar vans de grande porte com célula de combustível às nossas linhas de produção é uma prova do compromisso para manter a liderança em tecnologia de hidrogênio de ponta e torná-la disponível aos clientes mais exigentes”, disse Xavier Peugeot, Senior Vice President, Stellantis Commercial Vehicles Business Unit.
“As habilidades e a dedicação das equipes operacionais e de engenharia são fundamentais à medida que buscamos as ambições do Dare Forward 2030 e mantemos a liderança no segmento de veículos comerciais com emissões zero.”
Leia mais: As multas por uso de celular no trânsito
Para apoiar a utilização intensa dos clientes, as versões com célula de combustível das vans comerciais são baseadas na tecnologia utilizada nas variantes BEV de emissão zero dos veículos, com as vantagens adicionais de tempo de reabastecimento curto e sem prejudicar a capacidade de carga útil.
Para as vans de médio porte, uma segunda geração do sistema de célula de combustível oferece autonomia recorde do segmento de até 400 km e tempo de reabastecimento de menos de quatro minutos. Em vans grandes, a adição da tecnologia de célula de combustível proporciona autonomia de até 500 km e tempo de reabastecimento de apenas cinco minutos.
A tecnologia de células com combustível de hidrogênio desempenha um papel importante no roteiro de propulsão com emissões zero da Stellantis. Em 2023, a Stellantis tornou-se acionista igualitária de um terço da Symbio, uma empresa líder em tecnologia de hidrogênio com operações na Europa e nos Estados Unidos. Por isso, a companhia está oferecendo a tecnologia.