As vans da Stellantis tem recall por direção hidráulica, sendo assim, os proprietários dos veículos Fiat Ducato, Peugeot Boxer e Citroën Jumper, todas as versões, ano modelo 2023 e 2024, devem agendar a verificação e, se necessário, a substituição da tubulação da direção hidráulica.
Leia mais: Novo Ducato 2023
Segundo o anúncio de convocação, foi identificada a possibilidade de vazamento do fluido da direção hidráulica, devido à ruptura de sua tubulação, com o risco de perda da assistência, dificultando o controle do veículo.
Os serviços serão realizados mediante prévio agendamento, por esse motivo, é importante que o proprietário envolvido contate a concessionária de sua preferência para ser informado sobre uma previsão do atendimento. O tempo estimado para o possível reparo e verificação é de, aproximadamente, uma hora.
Número dos chassis envolvidos são:
Fiat Ducato – 02W94222 à R2X90659 (não sequenciais).
Peugeot Boxer – P2X04881 à P2X58321 (não sequenciais).
Citroën Jumper – P2X04429 à P2X57839 (não sequenciais).
Furgões e vans são veículos utilitários amplamente usados, principalmente com o crescimento da logística e restrição aos grandes centros. Empresas de entrega e logística levam mercadorias, enquanto profissionais da construção e manutenção os utilizam para ferramentas e equipamentos.
Leia mais: Nova divisão de veículos comerciais da Ford
No transporte de passageiros, empresas de turismo e escolas frequentemente recorrem às vans. Empreendedores de negócios ambulantes, como food trucks, usam furgões para mobilidade.
Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), artigo 131, as informações referentes às campanhas de recall de veículos não atendidas no prazo de um ano, contado da data de sua comunicação, deverão estar no CRLV. Além disso, o proprietário que não atender ao comunicado de recall em até um ano a partir da data do início do chamado, ficará impossibilitado de ter o veículo licenciado.
Por sua vez, essa medida tem como objetivo incentivar os proprietários a realizarem o recall e garantir a segurança dos veículos e dos usuários. O recall é gratuito e pode ser agendado diretamente com as concessionárias autorizadas. Após o atendimento, o proprietário receberá um comprovante que deverá ser apresentado ao Detran para atualizar o registro do veículo e liberar o licenciamento.