A Stock Car terá bolhas inspiradas nos SUVs no grid a partir de 2025 ao invés de sedãs. De acordo com Fernando Julianelli, CEO da Vicar, a mudança é baseada em pesquisa de mercado e consultas junto aos fabricantes.
Leia mais: Natal mostra futuro Charger
Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea), os SUVs seguem em crescimento de vendas e já correspondem a 42% dos novos veículos colocados no mercado em 2023, ante 12,4% dos sedãs. Em 2010, período de início dessa tendência, os SUVs tinham somente 7%.
A preferência por SUVs tem crescido devido à posição elevada de direção, espaços internos generosos, versatilidade, percepção de segurança e associação a um estilo de vida ativo.
Muitos consumidores apreciam a sensação de robustez e a capacidade de enfrentar diversas condições de condução. A oferta diversificada de modelos pelos fabricantes permite escolhas personalizadas, enquanto a imagem moderna e urbana do SUV atrai aqueles que buscam um veículo distintivo.
Leia mais: Tesla convoca R$ 2 milhões
“Somando o comportamento do mercado, a nossa interlocução com as montadoras e a pesquisa com os fãs, concluímos que este movimento que vamos fazer para 2025 é 100% consistente com as aspirações de toda a comunidade da Stock Car e do esporte a motor como um todo”, avaliou Fernando Julianelli.
Assim como os elementos mecânicos e eletrônicos do carro que estreará em 2025, as novas carrocerias foram desenvolvidas pela Audacetech, braço tecnológico do Grupo Veloci, controlador da Vicar.
A versão final do Tracker e do Corolla Cross se revelou bastante ousada em termos de visual, com linhas agressivas e um aspecto extremamente esportivo.
“Desde sua estreia, em 1979, a Stock Car já contou com a participação de 11 modelos, representando cinco fábricas diferentes”, destaca Fernando Julianelli.