Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
A fabricante chinesa de automóveis GWM- Great Wall Motor adquiriu a fábrica da Mercedes-Benz localizada em Iracemápolis (SP) e prepara o início das atividades. Enquanto as linhas de montagem não são ativadas a fabricante confirma que o SUV Haval H6 será vendido no Brasil.
Na China e nos outros mercados que atua a GWM é especialista em veículos elétricos e híbridos. Confirmado pela companhia, o Haval H6 PHEV é um híbrido plug-in. Segundo divulgado pela empresa, se trata de um projeto tão recente que ainda não é comercializado em nenhum outro lugar. Sendo assim, é por isso que o protótipo que chegou ao Brasil para testes vai iniciar sua rodagem pelo país inteiramente camuflado.
A motorização que está sendo desenvolvida para o Haval H6 no Brasil também é inédita em outros mercados internacionais. A GWM não confirma, mas com essa afirmação de ineditismo, fica fácil projetar que o motor a combustão será Flex, ou seja, que aceita gasolina, etanol ou a mistura dos dois em qualquer proporção.
Ainda segundo a Great Wall o Haval H6 PHEV será o híbrido plug-in com a maior autonomia elétrica do mundo, de até 200 quilômetros. Esta tecnologia utilizada na plataforma híbrida LMN da GWM permite combinar a sustentabilidade da emissão zero de longo alcance com o alto desempenho de um autêntico esportivo,
Graças a configurações a potência pode chegar a 430 cv de potência e 77,7 kgfm de torque. A fabricante afirma que a aceleração do Haval H6 de 0 a 100 km/h é feita em apenas 4,8 segundos.
Apresentado pela primeira vez em 2011, o Haval H6 está hoje na sua terceira geração. Com 4.653 mm de comprimento, 1.886 mm de largura e 2.738 mm de distância entre os eixos. O SUV H6 concorre nos mercados globais com modelos como VW Tiguan e Toyota RAV4.
Além da Haval, especializada em SUVs on-road, a GWM terá a Tank, que contará com SUVs off-road de luxo, e a Poer, focada em picapes.
Importada da China, a primeira unidade do Haval H6 desembarcou na semana passada na fábrica da GWM em Iracemápolis (SP) para iniciar sua longa programação de testes, dando continuidade a um projeto de desenvolvimento que leva em consideração todas as exigências da realidade dos consumidores brasileiros.
O veículo é o primeiro de uma série de protótipos que serão usados pela engenharia da GWM a partir das próximas semanas em testes de rodagem no território brasileiro.
Eles irão orientar a nacionalização do projeto global do H6 especificamente para as necessidades do mercado local.
Diversas modificações serão feitas no Haval H6, entre elas, destacam-se as alterações na motorização, para obter a maior eficiência com o combustível local, e na suspensão, para suportar as condições das ruas e estradas nacionais, além de ajustes no funcionamento dos equipamentos de conectividade e conforto, para se adequar aos hábitos e às preferências dos motoristas brasileiros.
Leia também: São Paulo Motor Experience o novo Salão do Automóvel 2022