Tata Motors vai comprar Iveco

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04/08/2025
Tata Motors vai comprar Iveco

Tata Motors vai comprar Iveco

A Tata Motors, uma das maiores montadoras da Índia e um dos principais grupos automotivos do mundo, vai adquirir o Iveco Group e criar um player global em veículos comerciais.

Fundada em 1945, a empresa faz parte do conglomerado Tata Group, que atua em diversos setores da economia, como tecnologia, siderurgia, energia, hotelaria e química.

A proposta representa um valor total de aproximadamente 3,8 bilhões de euros, algo em torno de R$ 25 bilhões pelo Iveco Group, excluindo a divisão de defesa.

Tata Motors quer vender meio milhão após aquisição da Iveco

A empresa combinada projeta vender cerca de 540.000 veículos por ano, com uma receita anual de € 22 bilhões (R$ 141 bilhões) nos mercados europeus e americanos. A conclusão do negócio está marcada para o primeiro trimestre de 2026.

Vale dizer que em 2022, a Iveco deixou de fazer parte do grupo CNH Industrial e passou a operar como uma empresa independente, listada na bolsa de Milão.

A Tata Motors conseguiu comprar a Iveco depois da separação da CNH

Essa separação abriu caminho para novas parcerias e possíveis aquisições, como a recente proposta de compra feita pela Tata Motors, anunciada em 2025.

Apesar de não ter operação direta no mercado brasileiro atualmente, a Tata já demonstrou interesse no passado e, com a crescente eletrificação e novas parcerias.

Ou seja, há potencial de presença futura no país, especialmente no segmento de veículos comerciais e sustentáveis. Vale dizer que na Europa a Tata tem a Jaguar Land Rover como subsidiária da Tata Motors.

A Tata Motors tem experiência no mercado de automóveis

A Tata Motors também ficou famosa por criar o carro mais barato do mundo. O Nano foi um dos carros mais emblemáticos (e controversos) da história recente da indústria automobilística.

Exibição do Tata Nano

Primeira exibição do Tata Nano. Carro popular por US$ 2 mil

Lançado em 2008, ele foi criado para tornar o transporte motorizado acessível às massas na Índia. 

Apesar da atenção internacional e da expectativa criada, o Tata Nano não alcançou o sucesso de vendas esperado. A produção foi encerrada em 2018, com vendas cada vez menores.

Em 10 anos, foram vendidas cerca de 300 mil unidades, bem abaixo da meta de milhões projetados.

Com a Tata Motors como ficam as operações da Iveco?

As operações da Iveco não devem sofrer com a aquisição. Recentemente o Pé na Estrada fez uma matéria sobre os 50 anos de fundação da Iveco. 

Na ocasião, recordamos que a empresa, resultado da união de cinco fabricantes europeus de veículos industriais, tem sete complexos de produção e oito centros de pesquisa e de desenvolvimento na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina.

A rede de concessionários conta com 3.500 pontos de venda e serviço localizados em mais de 160 países, consolidando-se como uma das principais marcas do setor.

História da Iveco no Brasil

No Brasil, a Iveco iniciou as vendas com a importação de veículos leves e pesados, em 1997. Em 2000, a marca inaugurou a fábrica em Sete Lagoas (MG), onde se iniciou a produção nacional de caminhões leves e pesados.

Entre 2015 e 2019, a Iveco reduziu drasticamente sua participação de mercado, operando com baixa produção e cortando investimentos, ou seja, sumiu com produtos do mercado. 

O grande retorno foi em 2020, quando a Iveco reformulou a estratégia e lançou novos modelos (como a linha Tector renovada) e fortaleceu a rede de concessionárias.

A empresa também ampliou sua atuação em defesa, com a produção de veículos blindados como o Guarani, para o Exército Brasileiro.

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