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Tata Motors vai comprar Iveco
A Tata Motors, uma das maiores montadoras da Índia e um dos principais grupos automotivos do mundo, vai adquirir o Iveco Group e criar um player global em veículos comerciais.
Fundada em 1945, a empresa faz parte do conglomerado Tata Group, que atua em diversos setores da economia, como tecnologia, siderurgia, energia, hotelaria e química.
A proposta representa um valor total de aproximadamente 3,8 bilhões de euros, algo em torno de R$ 25 bilhões pelo Iveco Group, excluindo a divisão de defesa.
Tata Motors quer vender meio milhão após aquisição da Iveco
A empresa combinada projeta vender cerca de 540.000 veículos por ano, com uma receita anual de € 22 bilhões (R$ 141 bilhões) nos mercados europeus e americanos. A conclusão do negócio está marcada para o primeiro trimestre de 2026.
Vale dizer que em 2022, a Iveco deixou de fazer parte do grupo CNH Industrial e passou a operar como uma empresa independente, listada na bolsa de Milão.
A Tata Motors conseguiu comprar a Iveco depois da separação da CNH
Essa separação abriu caminho para novas parcerias e possíveis aquisições, como a recente proposta de compra feita pela Tata Motors, anunciada em 2025.
Apesar de não ter operação direta no mercado brasileiro atualmente, a Tata já demonstrou interesse no passado e, com a crescente eletrificação e novas parcerias.
Ou seja, há potencial de presença futura no país, especialmente no segmento de veículos comerciais e sustentáveis. Vale dizer que na Europa a Tata tem a Jaguar Land Rover como subsidiária da Tata Motors.
A Tata Motors tem experiência no mercado de automóveis
A Tata Motors também ficou famosa por criar o carro mais barato do mundo. O Nano foi um dos carros mais emblemáticos (e controversos) da história recente da indústria automobilística.

Primeira exibição do Tata Nano. Carro popular por US$ 2 mil
Lançado em 2008, ele foi criado para tornar o transporte motorizado acessível às massas na Índia.
Apesar da atenção internacional e da expectativa criada, o Tata Nano não alcançou o sucesso de vendas esperado. A produção foi encerrada em 2018, com vendas cada vez menores.
Em 10 anos, foram vendidas cerca de 300 mil unidades, bem abaixo da meta de milhões projetados.
Com a Tata Motors como ficam as operações da Iveco?
As operações da Iveco não devem sofrer com a aquisição. Recentemente o Pé na Estrada fez uma matéria sobre os 50 anos de fundação da Iveco.
Na ocasião, recordamos que a empresa, resultado da união de cinco fabricantes europeus de veículos industriais, tem sete complexos de produção e oito centros de pesquisa e de desenvolvimento na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina.
A rede de concessionários conta com 3.500 pontos de venda e serviço localizados em mais de 160 países, consolidando-se como uma das principais marcas do setor.
História da Iveco no Brasil
No Brasil, a Iveco iniciou as vendas com a importação de veículos leves e pesados, em 1997. Em 2000, a marca inaugurou a fábrica em Sete Lagoas (MG), onde se iniciou a produção nacional de caminhões leves e pesados.
Entre 2015 e 2019, a Iveco reduziu drasticamente sua participação de mercado, operando com baixa produção e cortando investimentos, ou seja, sumiu com produtos do mercado.
O grande retorno foi em 2020, quando a Iveco reformulou a estratégia e lançou novos modelos (como a linha Tector renovada) e fortaleceu a rede de concessionárias.
A empresa também ampliou sua atuação em defesa, com a produção de veículos blindados como o Guarani, para o Exército Brasileiro.
Iveco celebra 50 anos de inovação