A Toyota do Brasil se juntou a outras empresas dos mais variados setores para auxiliar a KTK Indústria e Comércio de Equipamentos Hospitalares. A empresa está localizada em São Paulo, sendo assim, juntas elas fabricarão 4 mil respiradores e equipamentos de respiração assistida.
A Toyota integra rede de empresas para produzir respiradores. Este equipamento é fundamental no tratamento de covid-19, provocada pelo coronavírus. Por exemplo, segundo estimativas e dados da LifesHub Analytics e Associação Catarinense de Medicina (ACM), cada respirador pode atender até 10 pacientes, o que eleva as chances de vida do paciente em estado de recuperação da doença.
A Toyota integra rede de empresas para produzir respiradores. Dados do Ministério da Saúde mostram que há em torno de 65 mil ventiladores mecânicos no País. Deste total, apenas 46 mil estão no Sistema Único de Saúde (SUS) e 18 mil na rede privada. Em 861 municípios brasileiros, existe apenas um ventilador mecânico disponível, portanto esta iniciativa é primordial no combate a doença.
Empresas se unem para produzir os respiradores
Além da Toyota, a rede voluntária de apoio à produção de respiradores conta com a participação da Mercedes-Benz, Bosch, GM, CAOA, ABB, Flex, Bradesco, Itaú Unibanco e Santander, sendo assim, empresas de outros setores participam da ação.
Roberto Braun, diretor de Assuntos Regulatórios e Governamentais da Toyota do Brasil, fala sobre a iniciativa. “Recebemos o convite da Mercedes-Benz, que compartilha a liderança do projeto juntamente com as empresas Flex e KTK, para participarmos da rede colaborativa através do fornecimento de mão de obra, com o objetivo de aumentarmos a produção de respiradores”.
Desde o início da pandemia no Brasil, a Toyota participa de ações que auxiliam no combate à doença. Uma das primeiras iniciativas foi anunciar, em março, as férias coletivas e paralisação de todas as fábricas do Brasil, com intuito de preservar a segurança de seus colaboradores e a de seus familiares.
A companhia também fez a doação de quatro Hilux adaptadas a ambulâncias e 30 mil frascos de álcool gel ao Governo do Estado de São Paulo por meio da Fundação Toyota do Brasil.
Por: AutoAgora.com.br/ Fotos: Fernando Favoretto