Unicamp tem carro que ‘enxerga’ calor e que avalia redes elétricas

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Unicamp tem carro que ‘enxerga’ calor e que avalia redes elétricas

Unicamp tem carro que ‘enxerga’ calor e que avalia redes elétricas

Unicamp mostra carro que ‘enxerga’ calor e que avalia a situação de redes elétricas. Trata-se de um sistema que combina inteligência artificial (IA), visão computacional e câmeras ópticas térmicas, embarcadas em veículos.

Unicamp tem carro que ‘enxerga’ calor

Ou seja, desenvolvida por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em parceria com concessionárias, a tecnologia foi licenciada pela Inova Unicamp para a Kasco Tecnologia.

Com isso, o negócio já está em operação em três veículos da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) e também já foi exportada ao Equador.

Sistema criado pela Unicamp substitui método atual

Ou seja, o sistema substitui o método manual de inspeção, onde técnicos, posicionados em caçambas de carros, usam câmeras térmicas para achar anomalias.

Conforme o professor Rangel Arthur, docente da Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp, as pesquisas começaram a partir de uma demanda específica.

Modelo usa câmeras acopladas ao teto do veículo

A solução conta com quatro pares de câmeras que inspecionam a rede de forma contínua a 30 km/h. O novo modelo depende de um único motorista, que percorre rotas pré-programadas enquanto o sistema, instalado no teto do carro, realiza a varredura.

As imagens são captadas e analisadas em tempo real. A geração de relatórios é automática e pode ser enviada à central técnica da concessionária. 

Inspeção da criada pela Unicamp otimiza tempo

Segundo os pesquisadores, antes, a inspeção de todos os alimentadores de uma cidade como Campinas, por exemplo, poderia levar anos.

Com a tecnologia, ela pode ser feita com maior periodicidade e eficiência, reduzindo falhas e interrupções no fornecimento de energia. 

Parecido com a câmera do Google Maps

O sistema funciona com câmeras térmicas de alta frequência, sensores ópticos, GPS e uma estação meteorológica embarcada, capaz de compensar interferências como vento ou temperatura ambiente.

Uma das dificuldades enfrentadas pelo grupo de pesquisa foi manter a estabilidade da câmera. Pois, o pré-processamento das imagens é importante para habilitar a rede.

Amortecedores para o conforto da câmera

Contudo, dependendo do terreno, como em testes realizados em ruas de terra, a própria ligação de fios entre a câmera e a unidade de processamento pode apresentar problemas. 

Logo, o equipamento tem amortecedores para compensar a trepidação natural do veículo em movimento e um software de compensação.

A detecção precoce de aquecimentos atípicos em conexões elétricas permite ações preventivas, reduzindo o risco de interrupções no fornecimento. 

Da Unicamp ao mercado global de energia

O desenvolvimento da Thermovision teve início em 2019, dentro de um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) assinado pela Unicamp em parceria da Unicamp com o grupo CPFL, que contou, em sua segunda fase, com financiamento do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL.

A montagem de um protótipo funcional, e vencidos os desafios tecnológicos de estabilização e integração de imagens, motivou o licenciamento da tecnologia pela empresa spin-off da Unicamp, Kasco Tecnologia.

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