Modelo de entrada da fabricante de Betim agora também tem opção de carroceria duas portas e versão esportiva que mira o público jovem
Por: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
Lançado em maio do ano passado, o Novo Uno trouxe bons frutos para a Fiat Automóveis. O carro chegou com uma nova proposta para veículos de entrada. Design moderno, cores vibrantes, opções para personalização, foram alguns dos diferenciais usados para chamar a atenção dos compradores. A estratégia foi acertada, pois desde o inicio das vendas, até fevereiro deste ano, foram emplacadas 120.000 unidades do modelo.
E a constante busca para agradar os consumidores continua, tanto que a empresa colocou no mercado o modelo com carroceria duas portas e a versão Sporting.
O esportivo é equipado de fábrica com faróis máscara negra, anéis estéticos da grade anterior em vermelho e spoiler para o para-choque dianteiro, faixas e minissaias nas laterais, ponteira do escapamento dupla, lanternas traseiras com acabamento fumê. Ainda no pacote de modificações, os para-choques dianteiro e traseiro têm apêndice aerodinâmico. Sobre a tampa do porta-malas foi incorporado um aerofólio com acabamento na cor preta. As bordas das caixas de rodas e o revestimento das colunas das portas, também receberam tratamento em preto. E as rodas são de liga leve com aro de 15 polegadas e pneus 185/60 R15.
I
nternamente o painel usa revestimento exclusivo, detalhes com cores que identificam a versão. O quadro de instrumentos também tem design exclusivo, nova serigrafia na cor laranja e display com iluminação vermelha. Também possui de série computador de bordo e volante em couro. Já os bancos receberam tecido exclusivo com costuras estilizadas mais bolsa porta revistas e bordado “Sporting”.
A suspensão do Uno esportivo recebeu ajustes diferenciados. Comparada com a que equipa as demais versões, ela foi projetada e calibrada para permitir melhor dirigibilidade. A nova suspensão é cerca de 20 mm mais baixa em relação às versões Vivace e Attractive, e suas molas ficaram mais rígidas. Os amortecedores também receberam características especificas para as novas exigências de desempenho. A barra estabilizadora dianteira tem maior diâmetro, e o eixo traseiro tem maior rigidez torcional. Também foram usados coxins hidráulicos passivos para a sustentação do motor, o que proporciona maior conforto.
A versão Sporting é equipada com o novo motor 1.4L Fire Evo, ele entrega 85 cv (gasolina) 88 cv (etanol) de potência. Seu torque máximo é de 12,4 Kgfm (G) e 12,5 Kgfm (etanol).
Com carroceria de duas portas, o Novo Uno é comercializado nas versões Vivace (1.0 Flex 2 portas – R$ 26.490), Way (1.0 Flex 2 portas – R$ 27.670/ 1.4 Flex 2 portas – R$ 30.650), Attractive (1.4 Flex 2 portas – R$ 29.840) e Sporting (1.4 Flex 2 portas – R$ 32.170/ 4 portas – R$ 33.970).