Vai trocar de carro em 2025? Veja como reduzir custos do seguro

Revisão antes de viajar- Combustível
Quantos quilômetros é possível rodar com o carro na reserva?
17/01/2025
Vai trocar de carro em 2025

Vai trocar de carro em 2025

Vai trocar de carro em 2025? Veja como reduzir custos do seguro. Trocar de carro é uma decisão importante. A cada ano surgem novas opções e tecnologias no mercado, tornando a escolha ainda mais estratégica, especialmente para quem quer economizar a longo prazo.

De acordo com uma pesquisa da OLX sobre a intenção de compra automotiva em 2024, 21% dos brasileiros trocam de veículo a cada dois anos, e esse número sobe para 26% quando se considera um período de cinco anos.

Vai trocar de carro em 2025? Veja como reduzir custos do seguro

Se você está pensando em trocar de carro em 2025, Jorge Martinez, Diretor de Produtos da Suhai Seguradora, destaca alguns fatores que podem impactar o seu bolso.

Primeiro, é importante escolher um veículo que se adeque ao seu uso. Por exemplo, motoristas de aplicativo devem priorizar economia de combustível e durabilidade.

Já quem faz longas viagens ou usa o carro frequentemente em rodovias pode optar por veículos com maior conforto, estabilidade e tecnologia de direção assistida.

Veja como reduzir os custos do seguro de um automóvel

Sobre o seguro, Jorge explica que, em geral, veículos populares ou com baixo índice de roubo têm preços mais acessíveis. Para economizar, uma boa dica é optar por coberturas e planos de assistência mais enxutos. 

“Escolha coberturas essenciais para evitar um seguro caro e incompatível com o seu orçamento. Ao selecionar a seguradora, prefira aquelas que oferecem modularidade, permitindo que os clientes ajustem as coberturas conforme suas necessidades”, destaca Jorge.

Para motoristas de aplicativos e entregadores, ele recomenda buscar seguradoras que aceitem o uso comercial e considerar proteções contra roubo, furto, danos a terceiros e assistência 24h.

O valor de mercado influencia nos custos do seguro do veículo

O valor de mercado influencia diretamente o custo do seguro, mas veículos com alto índice de roubo ou peças caras podem ter preços mais elevados, mesmo que sejam mais baratos.

Para equilibrar custo e cobertura, Martinez sugere optar por modelos populares, que têm manutenção mais acessível e menor custo de reposição de peças. Instalar rastreadores em veículos de maior risco também pode reduzir o valor do seguro.

Para veículos mais antigos, especialmente com mais de cinco anos de fabricação, que representam cerca de 80% da frota, o custo de uma cobertura completa pode ser alto, muitas vezes acompanhado de uma franquia elevada para danos parciais.

Uma alternativa viável é optar por coberturas focadas no risco de roubo, furto ou perda total, que oferecem proteção eficaz a um custo mais acessível.

Além disso, lembre-se que os preços dos seguros são definidos com base no risco do veículo, considerando a região e o perfil do condutor.

A combinação desses fatores determina se o seguro será acessível ou mais caro para quem busca proteger seu patrimônio. Não se trata apenas de um percentual sobre o preço Fipe, mas sim da análise de risco de cada situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *