A Latin NCAP sempre realiza testes de colisão para fornecer aos consumidores informações precisas sobre o desempenho de segurança dos carros. Os resultados com estrelas de duas cores (azul e verde) correspondem aos protocolos de avaliação utilizados entre 2010 e 2015, inclusive. A Chevrolet Montana encarou o desafio.
A Chevrolet Montana, produzida no Brasil, obteve três estrelas. A Montana oferece seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série. Este carro alcançou 79,18% em Proteção do Ocupante Adulto, 71,08% em Proteção do Ocupante Infantil, 44,45% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 65,12% em Sistemas de Assistência à Segurança.
O veículo foi testado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, assistência à velocidade e ESC.
A proteção dos ocupantes adultos no teste de colisão frontal mostrou proteção de boa a adequada com uma estrutura estável, boa proteção no teste de impacto lateral e boa proteção da cabeça com proteção marginal do tórax no teste de impacto lateral de poste.
O veículo não oferece Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) nem mesmo como opcional, o que limitou a pontuação máxima a ser alcançada.
A proteção dos ocupantes infantis foi baixa nos testes dinâmicos devido à decisão do fabricante de posicionar ambos os dummies voltados para a frente, sem seguir as recomendações das melhores práticas globais que o próprio fabricante seguiu estritamente para outros modelos recentes com bons resultados, mesmo quando os Sistemas de Retenção Infantil (SRI) recomendados e utilizados no teste permitem instalá-los voltados para trás.
O veículo foi avaliado por decisão voluntária do fabricante. Esse resultado é válido para todos os veículos Chevrolet Montana produzidos a partir do VIN: 9BGEY43B0SB171251, data de produção 23 de agosto de 2024.