Veja os principais desafios da partida a frio no inverno

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03/07/2025
Veja os principais desafios da partida a frio no inverno

Veja os principais desafios da partida a frio no inverno

Veja os principais desafios da partida a frio no inverno. Com a queda das temperaturas, aumentam os desafios para o bom desempenho dos motores, especialmente na partida a frio.

Nesse cenário, são diversos os fatores que dificultam a ignição, exigindo atenção redobrada a componentes essenciais do veículo, como a demora para alcançar a temperatura ideal de funcionamento ou a maior taxa de condensação do combustível, que dificulta sua queima.

Veja os principais desafios da partida a frio no inverno

Para garantir o funcionamento adequado dos sistemas do automóvel e, portanto, uma condução mais segura durante o inverno, a NGK, destaca alguns cuidados:

1 – Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento: é essencial que este sensor indique corretamente a temperatura do motor, pois ele aciona diversos sistemas responsáveis pela partida a frio.

2 – Sistema com reservatório de combustível: deve estar limpo, desobstruído, livre de vazamentos e resíduos. Além disso, é fundamental estar abastecido com gasolina de boa qualidade.

3 – Sistema de aquecimento do combustível: precisa operar corretamente para assegurar o aquecimento adequado do combustível, favorecendo a queima eficiente, facilitando a vaporização do combustível e reduzindo os efeitos da condensação em baixas temperaturas.

4 – Bateria: deve estar em boas condições, já que o tempo de partida tende a ser maior com o motor frio, principalmente em baixas temperaturas. Também é necessário ter carga suficiente para alimentar os sistemas auxiliares.

5 – Velas de ignição: são responsáveis por gerar a centelha elétrica que inicia a queima do combustível. Como esse é um momento crítico para o funcionamento do motor, é indispensável que as velas estejam em bom estado. 

Velas importam na partida a frio no inverno

As velas de alta performance, produzidas com metais nobres, como platina e irídio, se destacam em ambientes de baixa temperatura por oferecerem uma faísca com maior energia e constante, mesmo em condições extremas.

Dessa forma, demonstram uma maior capacidade de promover a queima da mistura ar/combustível de maneira mais eficiente, garantindo um desempenho superior na partida a frio do motor.

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