O IPVA atrapalha as contas no início do ano porque é um imposto que incide sobre a propriedade de veículos automotores e que deve ser pago anualmente pelos proprietários. O valor do IPVA é calculado com base no valor venal do veículo, que é o preço de mercado do mesmo.
Em 2023, o valor do IPVA ficou mais caro em média 10,77%, devido à valorização dos carros novos e usados ocasionada na pandemia de Covid-19 e pela escassez de peças.
Leia mais: Como pagar o IPVA 2023?
Por isso, é importante se planejar e se organizar para pagar o IPVA e evitar multas, juros, inscrição na dívida ativa e impedimento do licenciamento do veículo.
A Zapay, fintech especializada em finanças, acaba de lançar a Calculadora IPVA 2024. Com o objetivo de aliviar o bolso dos brasileiros, a ferramenta gratuita e disponível para consulta em todo Brasil mostrará o valor estimado do imposto para 2024, ajudando motoristas a se prepararem com antecedência para o tributo que vence no próximo ano.
Segundo levantamento da Zapay, durante o primeiro semestre de 2023 houve aumento de 13% no número de inadimplentes no pagamento do IPVA em comparação com o mesmo período do ano anterior. Entre os 940 mil usuários analisados em sua base de dados, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais lideraram o ranking dos estados com maior atraso nos pagamentos.
Leia mais: Placa Preta não paga IPVA
O IPVA foi criado para substituir a Taxa Rodoviária Única (TRU), que era um imposto cobrado desde 1969 para financiar a construção e a manutenção das rodovias brasileiras. A TRU tinha uma tabela única para todo o país e era vinculada ao uso do sistema de transportes. O IPVA surgiu em 1985 em São Paulo e no Rio de Janeiro, e em 1986 foi adotado pelos demais estados.
O IPVA é um imposto que incide sobre a propriedade de veículos automotores, como carros, motos, ônibus, caminhões, etc.
O IPVA não tem uma destinação específica, mas é dividido entre o estado, o município e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O valor do IPVA é calculado com base no valor venal do veículo, que é o preço de mercado do mesmo, e na alíquota definida por cada estado, que varia de 1% a 6%