A Volkswagen antecipou uma de suas atrações no Salão do Automóvel de São Paulo, o carro mais simpático do mundo está de volta
Por: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
Com produção iniciada no país em 1.959, o Volkswagen Sedan foi carinhosamente apelidado pelos brasileiros de Fusca. Em 1982, a fabricante oficializou o apelido e continuou sua fabricação até 1.986.
Já em 1.993, o então presidente Itamar Franco pediu e a VW atendeu, trouxe de volta o carrinho tão adorado e o manteve em linha até 1.996.
De lá pra cá, a VW desenvolveu um modelo baseado nas linhas do Fusca para ser ‘cult’, ‘descolado’, e o batizou de New Beetle, o qual chegou ao mercado em 1.998.
E agora a estratégia da fabricante é de fazer o Beetle ganhar espaço em vários mercados do planeta com nomes regionalizados. Na França, o Beetle é chamado de “Coccinelle”, nome já utilizado no passado naquele país. Na Itália, foi resgatado o nome Maggiolino e no Brasil não poderia ser outro, ele foi rebatizado de Novo Fusca.
Fabricado no México, do Fusca antigo só restou o nome. Ele é equipado com um potente propulsor 2.0L Turbo (TSI) com injeção direta de combustível na câmara de combustão, o qual entrega 200 cv de potência e transmissão de seis marchas DSG (Direct Shift Gearbox) de dupla embreagem.
O Novo Fusca será lançado em novembro, não foi divulgada a quantidade de unidades que virão do México, ou o preço sugerido para venda, mas eu acredito que custará entre R$65.000 a R$85.000 e deve fazer muito sucesso por aqui.