A Volkswagen promoveu domingo (24/11), na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), a 15ª edição do “Talento Volkswagen Design”. O concurso desafiou os participantes a criarem um carro a partir do conceito de Soap Box (veículo originalmente construído com caixas de sabão, rodas, sistema de freios e sem motor).
Além do projeto em desenho 2D (sketches), os candidatos também construíram o veículo movido a gravidade. Os vencedores de 2013 foram Cássio Borge Oliveira, Raquel Vilani e Matheus Lazarini da Mota – estes da categoria Shape Design (design externo e interno de veículos), e Milene Tieme Kazama, na categoria Color&Trim (design e acabamentos).
“No ano em que a Volkswagen completou 60 anos de história no Brasil, o Talento Volkswagen Design propôs um tema desafiador, completamente diferente dos anos anteriores: o Soapbox. E o resultado foi maravilhoso, surpreendente. Não apenas pela quantidade de projetos, mas pela qualidade apresentada”, afirma o diretor de Design & Package da Volkswagen para a América do Sul, Luiz Alberto Veiga.
Os quatro vencedores do processo seletivo de estágio da área de Design ganharam estágio remunerado em 2014 no Estúdio de Design da VW do Brasil, na fábrica Anchieta e viagem para o Salão do Automóvel de Paris, no mesmo ano.
Além de avaliar os participantes do concurso, Veiga também desenvolveu um modelo especialmente para o evento, apenas para demonstração. Além do projeto mostrado por Veiga, a Volkswagen exibiu ainda outros três carrinhos projetados pelos “formandos” Christian Wendel Ross, João Ruben de Oliveira, Luiz Henrique Antonelli e Daniela Hatsumi Hiranaka, vencedores do talento Design em 2012.