
Batmóvel causa alvoroço na Avenida Paulista
01/10/2025
DER-SP amplia o horário de atendimento. Confira
06/10/2025
Vendas de novos veículos elétricos atingirão 40% do mercado global até 2030
A transformação do setor automotivo global, impulsionada pelo crescimento sustentado dos veículos elétricos (VEs), está remodelando o cenário industrial na América Latina.
Com o lítio como recurso estratégico e o avanço capacidade produtiva regional, a América Latina vem se integrando rapidamente à cadeia de valor da eletromobilidade, apoiada por soluções avançadas de automação.
De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), as vendas de veículos elétricos novos chegarão a 20 milhões de unidades este ano e poderão representar 40% do total global até 2030, se os atuais compromissos climáticos forem mantidos.
Vendas de novos veículos elétricos atingirão 40% do mercado global até 2030
Essa mudança estrutural impulsionou a demanda por baterias de íons de lítio e, com ela, o desenvolvimento de novas fábricas em larga escala.
De acordo com a S&P Global Commodity Insights, a capacidade global de produção de baterias mais que dobrará até o final da década, passando de 2,8 TWh em 2023 para 6,5 TWh em 2030. Esse cenário exige processos de fabricação mais eficientes, seguros e sustentáveis.
Em resposta à crescente demanda por eficiência e sustentabilidade no setor de eletromobilidade, a Rockwell Automation está apoiando fabricantes de baterias e veículos elétricos com tecnologias.
O suporte é fornecido por meio de plataformas que integram dados, processos e operações em tempo real, alinhando as indústrias aos padrões globais e aumentando a produtividade, ao mesmo tempo, em que reduzem os riscos operacionais.
Segundo o Consultor Global da Indústria na Rockwell Automation, Israel Álvarez, a automação é um facilitador essencial para escalonar a produção de baterias de forma segura, eficiente e sustentável.
“Por meio de nossas soluções integradas, transformamos ambientes industriais conectados e digitalizados, otimizando tudo, desde a montagem de células até veículos elétricos. Essa abordagem nos permite evoluir para modelos light-out com operação autônoma, controle de qualidade em tempo real e rastreabilidade total, incluindo o Battery Passport, consolidando assim nossa proposta de valor em competitividade e sustentabilidade”, explica o consultor.
Um exemplo está nos EUA, onde fabricantes como o The Shyft Group confiaram no Plex, plataforma de planejamento, para acelerar a eletromobilidade.
A empresa desenvolveu um chassi leve para caminhões elétricos de última milha, levando-o do projeto à operação em apenas nove meses. Esse avanço só foi possível graças à integração completa de operações, finanças e cadeia de suprimentos em uma única plataforma digital.
Os veículos 100% elétricos são projetados para viagens urbanas de até 350 quilômetros.