As histórias do mundo globalizado sempre pegam a gente de surpresa. Recentemente a maioria dos sites brasileiros noticiaram que o Mercedes-Benz L-1113, projeto de 1959, ainda estava sendo produzido.
Apesar de a durabilidade do caminhão muriçoca dos anos 60, foi de se estranhar que ainda existiriam modelos guardados.
Mas não, os caminhões não ficam guardados como peças de museus, mas sim, são fabricados e vendidos como zero para seguir no batente.
Veja também: Menino de cinco anos acelera Lamborghini Revuelto
Quem tem a autorização de replicar a “obra de arte” é a Khodro Diesel. Uma empresa iraniana que faz uma versão com tração 4×2 e outra 6×4. Mas apesar de toda tecnologia disponível, os novos velhos L-1113 mantiveram o desenho redondo, a cabine bicuda, entre outras coisas.
Ganharam algumas quirelas de modernidade como painel de instrumentos redesenhado, freios ABS, direção hidráulica, rádio com USB e aquecedor de cabine. O motor é de 11,6 litros e seis cilindros. Trata-se do OM-355LA turbodiesel de injeção direta de 280 cv e 980 Nm.
Saiba também: Saiba se você não está com um airbag mortal
O câmbio é de seis marchas manual ou automático de 16 marchas. Os caminhões da Mercedes-Benz, especialmente os modelos L-1111 e L-1113, marcaram a história do transporte de carga no Brasil.
O L-1111, por exemplo, foi produzido de 1964 a 1970. Já o L-1113 foi produzido entre 1970 até 1987. Estima-se que tenham sido vendidos mais de 240 mil modelos ao longo dos anos.