Por: Redação/ Fotos: Divulgação
No final de fevereiro, o motor 1.4 TSI da família EA211, utilizado no Polo e Virtus GTS, entre outros modelos, marcou a conquista de 20 milhões de motores produzidos na fábrica de motores da VW em São Carlos (SP).
Deste total, 12 milhões de motores foram fabricados na unidade produtiva de São Carlos, que iniciou suas atividades em 1996, e 8 milhões na Anchieta, no período de 1974 a 2012.
“A fábrica de São Carlos tem um importante papel dentro da estratégia da Nova Volkswagen, pois é uma unidade que além de atender o mercado interno, com motores versáteis, de alta qualidade e eficiência, tem um perfil exportador, tanto em motores como em componentes”, avalia Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.
Com tecnologia de ponta e alinhada aos padrões mundiais da VW, a fábrica de São Carlos foi eleita em 2019 a mais eficiente entre as unidades de Componentes do Grupo Volkswagen.
Segundo divulgado pela empresa, a qualidade dos processos e motores fazem com que, além do mercado interno, produz motores e componentes que atendem outros mercados. Para o México são enviados, desde 2017, motores 1.4 TSI que são utilizados em modelos como o Jetta e Tiguan, para atender o mercado norte-americano.
A fábrica também já exportou, para a unidade de Chemnitz, na Alemanha, componentes como bloco de motor, cabeçote e virabrequim, peça produzida em duas linhas produtivas, sendo a mais recente inaugurada em outubro de 2019, que fabricam virabrequim nas versões 1.0L TSI, 1.4LTSI e 1.6L MPI.
Atualmente, a fábrica de motores de São Carlos da VW é responsável pela produção dos motores da família EA211 nas versões 1.0L MPI, 1.6L MPI, 1.0L TSI e 1.4L TSI, os quais estão em nos modelos T‑Cross, Polo, Virtus, up!, cross up!, Gol, Voyage, Saveiro Cross, Jetta, Tiguan e Audi A3.
Em São Carlos, também é fabricado o consagrado EA111 1.6L, presente nos modelos Gol, Fox, Voyage e Saveiro. Para o mercado brasileiro, 100% dos produtos recebem a tecnologia bicombustível Total Flex. Para o mercado externo são produzidos motores a gasolina.