VW Kombi elétrica de 1972

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A primeira Kombi elétrica, na verdade, foi lançada em 1952. Na época, a bateria era removível, havia sistema plug-in e freios regenerativos

VW Kombi elétrica de 1972

A primeira Kombi elétrica, na verdade, foi lançada em 1972. Na época, a bateria era removível

A primeira Kombi elétrica, na verdade, foi lançada em 1972. Na época, a bateria era removível. Agora se você pensa que é só isso, saiba que ela também contava com tecnologia de recuperação de energia durante a frenagem.

Hoje, com toda a euforia da chegada dos veículos elétricos, ninguém para pensa que essa já é a quinta vez que o mundo tenta eletrificar a mobilidade veicular. 

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A Volkswagen há meio século já tinha alguns projetos em mãos e nunca chegou anunciar. Trata-se da Kombi T2 Electric, mãe do atual Volkswagen ID. Catálogo Buzz. Foi em 1972 que ela foi apresentada, mas dois anos antes já haviam sido realizados testes com um conjunto semelhante.

A versão teve poucas unidades comercializadas na Alemanha e já se destacava por contar com um sistema de bateria removível e uma solução de carregamento.

A bateria elétrica era fabricada pela Varta e era de chumbo-ácido, como a maioria das convencionais utilizadas nos carros atualmente. A diferença é ela pesava 850 quilos e fazia com que o veículo pesasse mais de três toneladas.

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Além disso, a Kombi podia ser conectada a uma tomada para carregá-la totalmente, o que exigia aproximadamente 10 horas de espera. Com uma capacidade de 21,6 kWh, todo esse tempo foi suficiente para pouco mais de 85 quilômetros, uma autonomia recorde para a época.

Ainda no passado já tinha sido concebido um sistema de recuperação de energia durante a travagem, que permitia ganhar alguns quilômetros extra de utilização numa condução eficiente.

Rendía 22 CV y lograba una autonomía de unos 85 kilómetros.

Podia ser adquirido em carrocerias tipo ‘ônibus’ ou ‘van’ e fazia sucesso em seu país de origem. Incorporava um motor elétrico de 16 kW, equivalente a 22 cv, com picos de potência máxima de até 44 cv. O torque do motor, naquela época, era anunciado em 160 Nm.

O fornecimento do motor elétrico foi inicialmente feito pela Bosch, mais tarde passou a ser feito pela Siemens. Nos seus melhores cenários, o Volkswagen T2 Electric poderia acelerar de 0 a 50 km/h em 12,5 segundos e a velocidade máxima aprovada era de 75 km/h.

Após a construção de uma tiragem de pouco mais de cem unidades, a produção foi encerrada no início da década de 1980. Muitos anos depois, podemos dizer que o T2 estava à frente de seu tempo e que o Volkswagen ID. Buzz herdou a essência e o significado daquela van elétrica de 1972.

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