Alterações no design e de conteúdo são as principais mudanças do carro que inaugurou o segmento de veículos compactos premium no país
Por: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
A linha 2012 do VW Polo chega com novidades. Na dianteira, passa a contar com novos faróis de interior negro. A grade recebeu acabamento em preto brilhante e o para-choque dianteiro passa a ser totalmente liso. A versão Sportline tem faróis de neblina com molduras em cinza, frisos das portas mais finos e faixas laterais também em cinza ou prata.
Os espelhos retrovisores externos e o spoiler são maiores em todas as versões e, no Sportline, são pintados de preto brilhante. As rodas de liga leve das versões esportivas e do Polo Sedan, com 15 polegadas, são novas, nas cores cinza e prata, respectivamente.
Com exceção do Polo Bluemotion, todas as outras versões oferecem de série: direção hidráulica, ar-condicionado e destravamento interno da tampa traseira, air bags dianteiros, freios ABS e sensores de estacionamento. Toda a linha conta com novos tecidos para a forração dos bancos.
A opção Bluemotion teve a grade dianteira mais fechada, usa pneus de menor resistência ao rolamento (verdes). Ele é 15 milímetros mais baixo do que a versão normal, isso para reduzir o arrasto aerodinâmico.
O câmbio recebeu modificações, as relações de marchas foram alongadas, o que faz o motor trabalhar em regime mais baixo nas velocidades altas. O mapeamento do motor também foi alterado, e assim adaptado às relações mais longas de marchas. Também tem sistema de assistência de direção eletro-hidráulico, para diminuir a perda de potência e sistema de partida a frio, que dispensa o tanque auxiliar de gasolina.
Nos dois tipos de carroceria é oferecido com o motor EA 111 1.6 L Total Flex de 104 cv, ou nas versões Hatch Sportline e Sedan Comfortline com propulsor 2.0L Total Flex de 120 cv.
Todas as versões contam com câmbio manual de cinco velocidades e, com exceção do Polo Bluemotion e das versões equipadas com o motor 2.0L, podem vir equipadas com a transmissão automatizada I-Motion.
Ainda segundo a VW, para adequação ao mercado, houve um realinhamento na oferta do Polo Hatch. A versão 2.0 GT foi substituída pela 2.0 Sportline, e a 1.6 E-Flex deixa de ser ofertada, seu passa a integrar o 1.6 Bluemotion.
O 1.6 hatch, tem preço sugerido de R$ 44.390, o Sedan com a mesma motorização sai por R$ 47.770. A opção hatch 1.6 I-Motion custa R$ 47.120 e R$ 50.500 Sedan. O 1.6 Sportline hatch sai por R$ 51.360/ R$ 54.090- I-Motion. O Polo Sedan Comfortline tem preço de R$ 53.920/ R$ 56.650- I-Motion. E com propulsor 2.0L, versão Sportline hatch sai por R$ 54.790, a Sedan Comfortline custa R$ 57.330. O Blue Motion custa R$ 48.700.