Os serviços de carros por assinatura chegaram para ficar. De acordo com pesquisa, divulgada no último mês de novembro pela Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (ABLA), só nos últimos 12 meses, a quantidade de veículos locados no país, por meio dessa modalidade, registrou um aumento de 31,2% e dobrou nos últimos três anos, saltando de 80 mil, em 2020, para 160 mil, em 2023.
Leia mais: Audi lança aplicativo para carregador
A Volkswagen Financial Services, empresa responsável pelas operações financeiras do Grupo Volkswagen, tem investido em um portfólio de soluções de mobilidade que vai ao encontro desses novos desejos e necessidades.
Segundo Simone Caracante Moras, diretora de Marketing e Vendas da VWFS Brasil, a combinação entre praticidade e flexibilidade oferecida pelos serviços de assinatura pode ser apontada como um dos principais fatores para o avanço dessa modalidade no mercado brasileiro de mobilidade. Só entre os meses de janeiro e novembro de 2023, foi registrado um crescimento de 246% no volume de carros contratados por meio do VW Sign&Drive, se comparado à quantidade total de veículos alugados nessa mesma modalidade no ano passado. “Se utilizarmos como base o ano de 2020, quando o serviço foi iniciado no Brasil, o crescimento é ainda mais impressionante, como uma alta que beira os 1.800%”, aponta a executiva.
Leia mais: Fluxo nas estradas aumentou em 2024
As vantagens desse modelo são bastante claras, uma vez que o cliente tem a liberdade de escolher tanto o veículo de sua preferência, a franquia e o período de locação. E isso sem as responsabilidades e amarras que, normalmente, estão atreladas à posse de um carro. “Ao optar pela assinatura, o consumidor não precisa dispor de um investimento inicial, já que não é necessário pagar entrada, e ainda fica livre de preocupações com manutenção, seguro e documentação, que ficam por conta da empresa fornecedora do serviço”, destaca a executiva.
Sobre o perfil dos clientes do serviço de carros por assinatura da VWFS, a diretora de Marketing e Vendas da empresa destaca que se trata de um público mais maduro, financeiramente estável e, em boa parte, geograficamente concentrado nas regiões sudeste e centro-oeste do país.
“A maioria dos nossos assinantes têm entre 31 e 40 anos (37%), embora também tenhamos uma parcela significativa da nossa clientela com idades entre 41 e 50 anos (29%). E embora ainda haja uma alta concentração de assinaturas no estado de São Paulo (58,7%), também temos crescido no Centro-Oeste e Distrito Federal”, revela Simone.
Segundo relatório recente, produzido pelo banco BTG Pactual, além de ser, em média, 40% mais barata do que um financiamento e 14% menos onerosa do que uma compra à vista, a assinatura de um veículo também contribui para que o consumidor não perca dinheiro com juros e depreciação do bem e nem mantenha seu patrimônio imobilizado.
“Ao invés de aplicar em torno de R$ 100 mil em uma compra à vista ou outro valor para entrada, o cliente tem a possibilidade de investir e obter rendimentos, enquanto opta por um serviço de assinatura, podendo utilizar um carro 0km por uma mensalidade adequada ao seu orçamento e sem preocupações com gastos em financiamento, impostos, documentos, manutenção, revisão e seguro”, finaliza Simone Caracante Moras.