
Top 12 matérias de 2025 no AutoAgora de 2025
31/12/2025
Como F-Zero antecipou, nos anos 1990, conceitos da Fórmula E
05/01/2026
ZF leva a CES um software que reduz ruído dos pneus
O ruído dos pneus no interior do veículo é uma das principais fontes de desconforto acústico para os ocupantes. Em modelos eletrificados o tema é pior ainda. Logo, esse som indesejado se propaga por componentes do chassi, como braços de suspensão e amortecedores.
Durante a Consumer Electronics Show (CES), a ZF apresentou sua nova função de software chamada Redução Ativa de Ruído, capaz de minimizar esse tipo de barulho diretamente na origem, sem a necessidade de sistemas adicionais de isolamento acústico.
A tecnologia é 100% baseada em software e atua diretamente no chassi, reduzindo significativamente o ruído dos pneus percebido dentro da cabine. No futuro, a ZF pretende ampliar o uso dessa função para outros atuadores do chassi, reforçando sua estratégia de veículos definidos por software.
Como funciona a Redução Ativa de Ruído da ZF
A solução utiliza o Sensor de Chassi Inteligente da ZF, equipado com sensor de aceleração integrado, que mede com alta precisão as vibrações transmitidas dos pneus ao veículo por meio do chassi. Esses dados são processados por um algoritmo proprietário, capaz de identificar padrões característicos do chamado ruído de cavidade dos pneus, geralmente em torno de 200 hertz.
A partir dessa análise, o software gera um contrassinal acústico, transmitido pelo software cubiX da ZF às válvulas dos amortecedores semiativos CDC (Controle Contínuo de Amortecimento). Pequenos micromovimentos dos amortecedores neutralizam o ruído, sem comprometer o desempenho da suspensão ou o conforto dinâmico do veículo.
Amortecedores inteligentes elevam o padrão de conforto acústico
Segundo o Dr. Peter Holdmann, membro do Board Mundial da ZF e responsável pela Divisão de Soluções para Chassis, a Redução Ativa de Ruído exemplifica como algoritmos inteligentes podem ampliar a eficiência de componentes mecatrônicos:
“Essa tecnologia cria um diferencial claro para nossos amortecedores CDC, estabelece novos padrões de conforto e elimina a necessidade de hardware adicional para abafamento de ruído.”
Atualmente, a solução já proporciona uma redução superior a 3 dB, um nível claramente perceptível para os passageiros. No futuro, a ZF projeta reduções de até 10 dB, ampliando ainda mais o conforto acústico no interior dos veículos.
Tecnologia acessível e escalável para diferentes segmentos
Por ser baseada apenas em software, a Redução Ativa de Ruído não exige espaço adicional nem aumento de custos de instalação, o que amplia seu potencial de aplicação em diferentes categorias de veículos. Isso abre novas oportunidades, especialmente para modelos de menor custo, já que soluções acústicas avançadas com microfones e alto-falantes ainda são comuns apenas em veículos premium.
Com cerca de 40% de participação global no mercado de amortecedores semiativos, a ZF se posiciona como líder nesse segmento e projeta crescimento adicional impulsionado pela automação veicular e pela eletrificação.
Redução ativa de ruído integra a estratégia Chassis 2.0
A produção em série da tecnologia está prevista para 2028. No médio prazo, a ZF também avalia aplicar o software a outros sistemas, como a redução ativa do chiado dos freios e o sistema de amortecimento totalmente ativo sMOTION.
Por fim, a inovação faz parte da estratégia Chassis 2.0, que integra atuadores inteligentes — como freios, direção e suspensão. O objetivo é criar uma base tecnológica sólida para o veículo definido por software, capaz de evoluir continuamente por meio de atualizações digitais.
