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Avaliação: Honda City EX 2021

Avaliação: Honda City EX 2021/ Foto: ER

Avaliação: Honda City EX 2021

Avaliação: Honda City EX 2021/ Foto: ER

O sedã compacto Premium da Honda tem bom espaço e desempenho com excelente capacidade no porta-malas

Por: Edison Ragassi

Entre as opções de sedãs compactos Premium do mercado brasileiro, está o Honda City.

O modelo é indicado para o consumidor que necessita de um automóvel urbano (isso está evidente no nome City, em inglês cidade), com bom espaço interno e capacidade de porta-malas.

Avaliação: Honda City EX 2021

Honda City EX 2021, um friso largo cromado liga um farol ao outro/ Foto: ER

O visual dianteiro do Honda City 2021 é marcado por linhas retas, no capô vincos centrais em forma de V. Os faróis têm as pontas triangulares com o centro retangulares, as luzes de seta são na cor laranja. Um friso largo cromado liga um farol ao outro, e no centro o grande H símbolo da marca. A grade do tipo colmeia é preta, ainda um friso cromado fino liga a parte inferior dos faróis. O para-choque na mesma cor da carroceria utiliza molduras nas extremidades onde estão colocados os faróis de neblina. Na parte inferior uma pequena grade trapezoidal preta completa o conjunto.

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Honda City EX 2021, nas portas vincos acentuados que chegam até as lanternas/ Foto: ER

Nas laterais, o Honda City EX 2021 tem os faróis que avançam para os para-lamas. As pontas do conjunto ótico unem-se ao friso superior arredondando do para-lama, ele termina na divisão da porta. As caixas das rodas são esculpidas, sem molduras. O teto é arredondado, com área envidraçada grande. As colunas das portas tem os adesivos pretos, Os retrovisores são com lâmpadas repetidoras e capas na mesma cor da carroceria. Nas portas vincos acentuados que começam um pouco depois da divisão do para-lama. Eles passam abaixo das maçanetas e seguem até unirem-se com as pontas das lanternas, que também invadem os para-lamas traseiros. As rodas são de liga leve 16 polegadas, calçadas com pneus 185/55R16.

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Avaliação: Honda City EX 2021, na traseira lanternas que avançam para a tampa do porta-malas/ Foto: ER

Ao observar a traseira do sedã compacto Premium Honda City, nota-se a antena no teto preta, um vidro inclinado no formato retangular. A tampa do porta-malas tem um pequeno ressalto. Do lado esquerdo o nome do carro ‘City’ cromado e no centro o ‘H’ logomarca da Honda. As lanternas são bipartidas e avançam para tampa. Elas são ligadas por um friso cromado. A placa do tipo Mercosul está no centro. O para-choque na mesma cor da carroceria passa a impressão de ser uma só peça. Na parte inferior, traz nas pontas os refletores e uma grade preta.

Avaliação: Honda City EX 2021

O sedã Honda City EX 2021 tem o porta-malas com capacidade de 536 litros/ Foto: ER

Por ser um sedan compacto Premium, o Honda City tem dimensões generosas, o comprimento é de 4,4 m. Sua distância entre-eixos, a qual determina o espaço interno é de 2,6 m, enquanto que a largura é de 1,6 m e a altura de 1,4 m. E a capacidade do porta-malas do Honda City EX é de 536 litros, maior que a do irmão de marca, o sedã médio Honda Civic cujo o porta-malas tem a capacidade de 525 litros. E por falar em capacidades, o tanque recebe até 46 litros de combustível.

Avaliação: Honda City EX 2021

Motor Honda 1.5 Flex One, com o comando de válvulas varável/ Foto: ER

Motor e câmbio Honda City EX 2021

O motor do Honda City EX é o 1.5 i-VTEC FlexOne com potência de 116 cv (G)/ 115 cv (E) a 6.000 rpm e 15,2 kgfm (G)/ 15,3 kgfm (E) a 4.800 rpm. Este motor 16 válvulas utiliza o controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas. A Honda explica que a tecnologia i-VTEC foi desenvolvida por ela. O i-VTEC varia o tempo e a profundidade de abertura das válvulas para obter a máxima eficiência em diferentes regimes de rotação. Ele trabalha com o câmbio CVT que simula 7 marchas, as trocas são feitas por meio dos paddle shifts, borboletas colocadas no volante.

Avaliação: Honda City EX 2021  Avaliação: Honda City EX 2021

Interior Honda City EX 2021

Por dentro o Honda City EX 2021 tem um acabamento simples, porém com matérias de qualidade. O painel tem conta-giros e velocímetro analógicos, no entanto, as informações da quantidade de combustível no tanque, odómetro total e parcial, consumo médio e instantâneo e temperatura externa são mostradas de maneira digital.

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Honda City EX 2021, volante revistido em couro/ Foto: ER

O volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade é revestido em couro. A central multimídia tem a tela der 7 polegadas, pode ser conectada aos sistemas Android Auto e Apple CarPlay, o que possibilita utilizar os mapas do sistema de navegação do Waze e Google Maps, reproduzir músicas via Bluetooth, a partir da linha 2021 passou a contar também com o sistema HFT (Hands Free Telephone) com a função Voice Tag (Reconhecimento de Voz) no volante, que permite atender e realizar chamadas, reproduzir músicas, entre outras funcionalidades.

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Honda City EX 2021, central multimídia com Android Auto e Apple Carplay/ Foto: ER

Ainda pela central multimídia é possível a visualização da câmera de ré com três ângulos de visão e indicação de distância por cores. Também tem o tradicional rádio AM/FM e o sistema de som traz quatro alto-falantes e quatro tweeters. O ar-condicionado é digital de uma zona e os bancos são em tecido, sendo que o do motorista tem ajustes de altura e profundidade.

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Avaliação: Honda City EX 2021/ Foto: ER

Impressões ao dirigir Honda City EX 2021

Nos últimos anos, os compradores de automóveis preferem os SUV’s, isso porque eles têm visual moderno e o fato de ser um veículo mais alto, passa mais segurança ao usuário, porém, antes de realizar a compra de um utilitário esportivo do mesmo valor, vale dar uma conferida no Honda City EX 2021.

A começar pelo visual, as linhas externas permanecem atuais, já no interior, logo ao entrar, o motorista percebe que, apesar de ser um sedã compacto, ele é espaçoso por dentro.

A simplicidade do painel de instrumentos destoa do que se pode chamar de modernidade, pois nem o marcador digital de velocidade ele tem e as informações do computador de bordo são limitadas ao consumo de combustível.

Avaliação: Honda City EX 2021

Avaliação: Honda City EX 2021/ Foto: ER

Após ligar o motor, percebe-se que pouco do ruído entra na cabine e ao colocar a alavanca na posição D e acelerar, ele mostra que tem bom arranque. Não é a mesma sensação de arrancar com um carro de câmbio manual, mas comparado com outros de câmbio automáticos até que é rápido. Porém, para uma melhor eficiência energética, o ideal é acelerar levemente e deixar ele desenvolver velocidade progressivamente.

Para aqueles que gostam de dirigir esportivamente, o câmbio tem a função S, a qual estica mais as mudanças, o motor trabalha com o giro mais alto e consequentemente oferece melhor performance, mas também faz gastar mais combustível.

Avaliação: Honda City EX 2021

Honda City EX 2021, bom acerto de suspensão para valetas e lombadas/ Foto: ER

Ao ser utilizado na cidade, o que significa passar por valetas, lombadas, buracos, asfalto ondulando. Nestas condições, os sistemas de suspensões, que trabalham em conjunto com as rodas e pneus, está bem ajustado. O mesmo pode ser dito da direção com assistência elétrica progressiva.

Apesar de ser um modelo urbano, o Honda City EX não decepciona na rodovia. Desenvolve velocidade rapidamente e de maneira sustentável. É seguro nas ultrapassagens e estável nas curvas, apesar de utilizar suspensão com eixo rígido na traseira. O pequeno desconforto se dá ao exigir mais do acelerado, pois o câmbio tem um pequeno retardo e o ruído do passa a impressão de que se está forçando demais. Fora isso, proporciona uma viagem tranquila e segura.

Avaliação: Honda City EX 2021

Avaliação: Honda City EX 2021/ Foto: ER

Consumo de combustível Honda City EX 2021

No Conpet, o programa de etiquetagem veicular do Inmetro, o consumo de combustível registrado do Honda City EX, abastecido com Etanol é de 8,5 km/L na cidade e 10,3 km/L na estrada. Quando tem gasolina no tanque o consumo é de 12,3 km/l na cidade e 14,5 km/L na estrada. O modelo entregue pela Honda para esta Avaliação foi abastecido com gasolina e rodou com o ar-condicionado ligado. Nestas condições o consumo de combustível do Honda City EX foi de 11 km/L ao rodar no ciclo urbano e 13,5 km/L no ciclo rodoviário, ou seja, uma boa média.

Avaliação: Honda City EX 2021

Honda City EX 2021, com bom pacote de equipamentos/ Foto: ER

Preço e itens de série do Honda City EX 2021

Lançado em novembro de 2020, o preço do Honda City EX 2021é de R$ 100.200. Além dos itens já mostrados, ele traz para a segurança do motorista e ocupantes quatro air bags (frontais e laterais), sistema de freios com ABS e EBD, sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantis. Além disso, tem também, alarme, travas elétricas com travamento automático acima de 15 km/h e alarme e controlador de velocidade (piloto automático).

A Honda cobra pelas cores metálicas ou perolizadas custam R$ 1.500,00 e as especiais R$ 1.800,00.

Avaliação: Honda City EX 2021

Avaliação: Honda City EX 2021/ Foto: ER

Ficha técnica Honda City EX 2021

Motor: 1.5 L i-VTEC FlexOne

Tipo: Dianteiro transversal

Número de cilindros: 4 em linha

Válvulas: 16 SOHC

Injeção de combustível: Eletrônica

Potência: 115 cv (G)/ 116 cv (E) a 6.000rpm

Torque de 15.2 kgfm (G)/ 15.3 kgfm (E) a 4.800 rpm

Câmbio

Tipo: Automático CVT com o conversor de torque

Direção: Assistência elétrica progressiva (EPS)

Freios

Dianteiro: Disco ventilado

Traseiro: Tambor

Suspensões

Dianteira: Independente McPherson com batentes hidráulicos

Traseira: Barra de torção

Rodas: Liga leve 16” com acabamento diamantado e preto

Pneus: 195/60 R16

Dimensões/ Capacidades

Comprimento: 4.455 mm

Distância entre eixos: 2.600 mm

Largura: 1.695 mm

Altura: 1.485 mm

Volume do porta-malas: 536 litros

Tanque de combustível: 46 litros     

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