Dicas de revisão para comprar um carro usado

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Para evitar a chateação de comprar um carro usado e ter que levá-lo várias vezes à oficina, faça uma checagem completa antes de comprá-lo

Por: Redação/ Fotos: Arquivo AutoAgora

A NGK, fabricante de velas, cabos de ignição e sensores de oxigênio, dá algumas dicas de cuidados a serem tomados antes de comprar um veículo usado ou seminovo.

Antes de comprar o veículo usado ou seminovo faça uma checagem com um mecânico de confiança

Segundo a NGK é importante que um mecânico de confiança realize a análise nas velas e cabos no veículo usado e depois anualmente ou a cada 10 mil quilômetros rodados, ou o que ocorrer primeiro.

O estado da carroceria e lataria deve ser avaliado por um funileiro, ou lanterneiro como é conhecido em outros locais do Brasil.

Itens a serem verificados

Sistema de freios

Embreagem (câmbio manual)

Funcionamento do câmbio automático

Catalisador

Amortecedores

Suspensão

Luzes e sistema elétrico

Correias do alternador, de acessórios, e principalmente a correia dentada

Todos os dispositivos de segurança

Óleo do motor

Filtros de ar, óleo, combustível e de cabine (ar-condicionado)

Liquido e sistema de arrefecimento

Velas gastas mostram a quilometragem que o veículo já rodou 

Akira Bando, proprietário da Akira Auto Repar, instalada desde 1976 em Guarulhos, na Grande São Paulo, completa: “Se as velas estiverem muito gastas, provavelmente, o veículo já rodou mais de 20 mil km”.

Hiromori Mori, técnico da Assistência Técnica da NGK, explica que: “Durante a inspeção e substituição das peças desgastadas é possível fazer diagnósticos mais específicos como, por exemplo, saber o estado do motor por meio das condições das velas.

Após a revisão da sonda lambda, saber se o antigo proprietário utilizava combustível de má qualidade ou adulterado.

Velas escuras e oleosas indicam que o motor já está queimando óleo. Velas escuras e com fuligens apontam um consumo alto de combustível”.

No carro usado não esqueça de fazer um diagnóstico com um scanner

Akira Bando lembra que durante a revisão também é possível utilizar um scanner de diagnóstico para saber a quilometragem aproximada do veículo, porque isso pode revelar uma possível adulteração no hodômetro.

“Além disso, um mecânico experiente pode ter uma ideia da quilometragem correta, ao observar o desgaste dos catalisadores, velas e outros componentes”.

A NGK destaca que a análise preventiva de velas e cabos garante o funcionamento da ignição do veículo, facilita a partida imediata do motor.

As velas demasiadamente desgastadas podem diminuir o desempenho do carro, dificultar a partida após um período desligado como, por exemplo, da noite para o dia.

Velas desgastadas fazem o carro consumir mais combustível

Outros problemas que podem surgir são o alto consumo de combustível, irregularidades no funcionamento, falhas durante retomadas e aumento dos níveis de emissões de gases poluentes.

Também podem comprometer outros componentes, como rotor, distribuidor e bobina/transformador.

Combustível adulterado compromete a sonda lambda

O sensor de oxigênio, ou sonda lambda, como também é conhecido, é mais um item produzido pela NTK e, segundo Bando, pode ter sua vida útil comprometida devido ao uso de combustível de má qualidade ou funcionamento irregular do motor.

Por isso, a importância de uma análise feita por um profissional experiente, antes de comprar um  carro usado ou seminovo.

O uso inadequado da Sonda Lambda ou seu mau funcionamento podem causar queda de rendimento do motor, além de aumento no consumo de combustível e da emissão de gases poluentes.

Segundo Bando, a análise deve ser feita por profissionais experientes e de confiança.

E depois de adquirir o carro, seja ele novo, usado ou seminovo, a revisão preventiva e periódica evita preocupações futuras, além de proporcionar maior economia em relação a manutenções corretivas.

autoagora

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