O cilindro mestre tem como função transmitir a pressão hidráulica dos freios para as rodas, um item fundamental para o funcionamento da frenagem. Por isso, motoristas devem ter atenção não só na hora da manutenção, mas também no dia a dia ao usar o veículo.
“Uma das causas de comprometimento do cilindro mestre e perda de eficiência do sistema de freio está relacionada ao fluido de freio contaminado ou uso de fluido não especificado”, alerta Vagner Marchiniak, Consultor de Marketing de Produto da Controil.
Segundo Marchiniak, é fundamental verificar o estado do fluido de freio em toda a revisão do sistema, bem como o período indicado para a troca. Caso ele esteja contaminado, além da perda de eficiência do freio, pode danificar outros componentes do sistema, como o cilindro mestre. “Se precisar substitui-lo, observe sempre a especificação para cada veículo no manual do proprietário”, complementa.
A DPaschoal, empresa pioneira na aplicação da manutenção preventiva, tem na lista de checagem a avaliação dos freios. Com isso, seguem algumas dicas de sintomas de quando um sistema de freios apresenta desgaste:
A trepidação no pedal ao frear pode indicar problema nos discos ou nos tambores. Eles podem estar desgastados, empenados ou até apresentarem má qualidade. Para checar o estado do disco é preciso usar um paquímetro, ferramenta que mede com exatidão a espessura do disco. O mesmo item também serve para verificar os tambores.
O fluido de freio é um composto sintético ou semissintético indispensável para o processo seguro de frenagem do veículo. Suas principais características são a capacidade boa de não se comprimir e a ruim de absorver água. Para verificar as condições, usa-se uma espécie de caneta no reservatório, ela detecta a quantidade de umidade. Quando há água, a viscosidade diminui e a temperatura de ebulição também é alterada, ocorrendo a perda parcial, às vezes até total, dos freios.
Pedais muito duros podem estar associado a fatores como a qualidade do material de atrito das pastilhas de freio, ou vazamento do diafragma do servo-freio. No entanto, caso o condutor sinta que a velocidade de frenagem esteja mais lenta do que o normal, ao pisar no pedal, é possível que haja vazamento do fluido de freio. Para verificar as pastilhas também é usado o paquímetro.
Ruídos nos freios indicam pastilhas desgastadas ou finas, mas a “barulheira” também pode ocorrer quando os itens são de má qualidade.