Os jornalistas integrantes da Abiauto- Associação Brasileira de Imprensa Automotiva, elegeram na noite de ontem (28/11/2023), os melhores carros comercializados no Brasil em 2023. O evento de premiação aconteceu no Senai Ipiranga, a primeira escola de mecânica de automóveis do Brasil.
Participaram da eleição do 25º Prêmio Imprensa Automotiva 2023 os 39 jornalistas associados da entidade, entre eles, Edison Ragassi, Editor de conteúdo e idealizador do AutoAgora.com.br
Para o 25° Prêmio Imprensa Automotiva 2023, a comissão organizadora mudou e atualizou as categorias, isso para aproximar ainda mais eleição da realidade de mercado brasileiro atual.
Até a 24ª edição do Prêmio que aconteceu no ano passado, os carros participavam divididos por litragem do motor, ou seja, carros até 1.0 litro, 1.1L a 1,9 litro, 2.0L, e assim por diante.
Leia também: Qual o melhor carro comercializado no Brasil em 2023? Conheça os finalistas de cada categoria do Prêmio Abiauto 2023
No entanto, nos dias de hoje, graças a evolução dos motores, há modelos de carros com motor 1.0L, o qual entrega potência semelhante, ou até igual a dos 1.6L de tempos passados. Por isso, a solução encontrada foi a de definir as categorias por torque do motor.
Os melhores carros do ano foram divididos em 11 categorias. Ainda escolheram Automóvel ABIAUTO – Troféu José Roberto Nasser e nas motocicletas o Motocicleta ABIAUTO – Troféu Josias Silveira. Confira os vencedores de cada categoria:
Peugeot 208
VW Virtus
Assista o vídeo no Canal AutoAgoracombr
Ram Rampage
Ford F-150
Honda ZR-V
Honda Civic Hybrid
Renault Megane E-Tech
Ford Mustang
Ram Rampage
Por sua vez, a Abiauto ainda homenageou o piloto Ingo Hoffmann que competiu na Fórmula 1 pela equipe Copersucar-Fittipaldi. Ele é o maior campeão da história do Campeonato Brasileiro de Stock Car, com 12 títulos conquistados.
Também foram escolhidos pelos jornalistas da Abiauto o Executivo do Ano, quem levou a homenagem foi Caique Ferreira, diretor de comunicação da Renault e o melhor assessor de imprensa, nesta categoria o vencedor foi Ricardo Dilser, integrante da equipe de comunicação do Grupo Stellantis.