Avaliação: Polo Track 2023 o popular da VW

Avaliação: Fiat Cronos Precision 1.3 CVT 2023
Avaliação: Fiat Cronos Precision 1.3 CVT 2023
14/06/2023
Avaliação: Citroën C3 Live Pack 1.0 2023 Movimento
Avaliação: Citroën C3 Live Pack 1.0 2023
13/07/2023
Avaliação: Polo Track 2023 o popular da VW

Avaliação: Polo Track 2023 o popular da VW

Avaliação: Polo Track 2023 o popular da VW

O VW Polo Track substitui o Gol como modelo de entrada e recebeu incentivos no programa de governo

Avaliação: Polo Track 2023 o popular da VW

Avaliação: Polo Track 2023 o popular da VW

Por: Edison Ragassi

Para iniciar a postagem da Avaliação do VW Polo Track, vou lembrar a tradução da palavra alemã Volkswagen para o português. Volkswagen significa “carro do povo” em alemão. A fabricante de automóveis germânica foi fundada em 1937 pelo governo da época com o nome de Gesellschaft zur Vorbereitung des Deutschen Volkswagens mbH, ou, ‘sociedade para a preparação do carro do povo alemão’.

E assim foi, por isso, o modelo de maior sucesso em vendas da empresa, o qual ganhou o mundo, foi o VW Fusca, originalmente chamado de VW Sedan. Aqui no Brasil, durante anos seguidos o Fusca foi sinônimo de carro popular, até ser substituído pelo VW Gol, o qual foi lançado em maio de 1980.  Este último permaneceu durante 27 anos consecutivos na liderança em vendas. O Gol saiu de linha, ou foi descontinuado, no final de 2022. Porém, uma fabricante com tanta tradição em produzir modelos ‘populares’, não poderia deixar de ter esse tipo de produto. Sendo assim, o escolhido para ser o substituto do Gol é o VW Polo Track.   

Avaliação: Polo Track 2023 o popular da VW Frente

Polo Track 2023, grade frontal com acabamento preto fosco

Para se diferenciar das outras versões, o Polo Track tem um visual exclusivo. O capô traz ao centro vincos acentuados em formato de V e também nas extremidades. Os faróis com máscara escurecida têm assinatura em LED. A grade frontal tem acabamentos em preto fosco, e o VW, símbolo da marca, ao centro. O para-choque é na cor da carroceria, com uma grade escurecida na parte inferior.

Avaliação: Polo Track 2023 o popular da VW Lateral

Desenho lateral do VW Polo Track com vincos e apliques nas colunas das portas, as rodas são de aço

Nas laterais do VW Polo Track, as colunas das portas têm apliques pretos, as capas dos retrovisores são na cor da carroceria e a base preta. Elas trazem luzes de direção. Os vincos aparecem na linha das maçanetas, também na cor da carroceria e abaixo nas portas. As rodas com calotas são de aço 15 polegadas e os pneus 185/65 R15.

Avaliação: Polo Track 2023 o popular da VW Traseira

Lanternas escurecidas para o VW Polo Track 2023

A traseira do VW Polo Track tem um pequeno aerofólio que sai do teto, nele está também o break light. No vidro traseiro há o limpador no centro. As lanternas são escurecidas, enquanto que há vincos na tampa do porta-malas para liga-las. No meio da tampa o logotipo VW e abaixo dele a inscrição ‘POLO’. O para-choque na cor da carroceria vem com refletores nas extremidades.

Avaliação: Polo Track 2023 o popular da VW Painel

Painel do VW Polo Track em material plástico, o volante tem a base reta

No interior, o VW Polo Track segue o padrão dos veículos de entrada, ou veículos populares. O painel é de material plástico, assim como o volante multifuncional com a base reta. O quadro de instrumentos traz velocímetro e conta giros analógicos, com uma tela TFT no centro, a qual mostra as informações do computador de bordo, entre elas, a velocidade digital e também o indicador de mudança de marchas.

Avaliação: Polo Track 2023 o popular da VW Multimídia

Central multimídia é item opcional no VW Polo Track

O ar-condicionado mecânico no VW Polo Track é item de série, enquanto que a central multimidia, denominada Rádio Media Plus II com Android Auto e Apple Carplay é item opcional. Ela custa R$ 920,00 e acompanha quatro alto falantes, a antena de teto, o indicador multifunções, a tomada USB tipo C (a VW não oferece mais modelos com porta USB-A, até nos de maior valor), e o volante multifuncional. Os bancos revestidos em tecido, trazem frisos vermelhos.

Avaliação: Polo Track 2023 o popular da VW- Porta-malas Avaliação: Polo Track 2023 o popular da VW Porta-malas rebatido

Dimensões e capacidades VW Polo Track 2023

Montado na plataforma MQB, o VW Polo Track tem mais espaço que o VW Gol. Seu comprimento é de 4,07 m, para uma distância entre-eixos de 2,56 m. A largura é de 1,75 m e a altura 1,47 m. Já a capacidade do porta-malas é de 365 litros, porém, o encosto traseiro pode ser rebatido, o que amplia a capacidade para transportar carga.

Avaliação: Polo Track 2023 o popular da VW-Motor

Polo Track 2023 com motor 1.0L três cilindros

Motor e câmbio VW Polo Track 2023

No que diz respeito a motor e câmbio do VW Polo Track 2023, ele herdou o powetrain do irmão de marca aposentado, ou seja, é o mesmo do VW Gol. O motor é o 1.0L MPI Flex com 3 cilindros acoplado ao câmbio manual de 5 marchas. Sua potência é de 84 cv (E)/ 77 cv (G) e o torque que este conjunto entrega é de 10,3 kgfm (E)/ 9,6 kgfm (G).

Avaliação: Polo Track 2023 o popular da VW

Avaliação: Polo Track 2023 o popular da VW

Impressões ao dirigir VW Polo Track 2023

No primeiro contato com o VW Polo Track 2023, o motorista percebe que ele mantém no desenho da carroceria um visual que remete a uma evolução do icônico VW Gol. Já ao observar o interior, fica evidente que se trata de um modelo de entrada. Isso por causa do painel e volante de material plástico e o revestimento dos bancos em tecido.

Avaliação: Polo Track 2023 o popular da VW Painel de instrumentos

VW Polo Track com velocímetro digital e tela TFT para as informações do computador de bordo

Porém detalhes, como por exemplo, a tela TFT no centro do quadro de instrumentos dá aquele toque de modernidade, o qual está ainda mais ressaltado, por causa da tela multimídia, porém é um item opcional.

Avaliação: Polo Track 2023 o popular da VW Interior Avaliação: Polo Track 2023 o popular da VW- Espaço traseiro

Em termos de conforto, o motorista encontra no Polo Track boa posição para dirigir e fácil visualização do painel e espelhos retrovisores, os quais não têm ajustes elétricos, assim como nos vidros traseiros, no entanto, os vidros dianteiros possuem comandos elétricos de série.

Avaliação: Polo Track 2023 o popular da VW Movimento

Avaliação: Polo Track 2023 o popular da VW

Após ligar o motor, pouco do ruído entra na cabine, o que confirma que o isolamento acústico é bom. Depois disso, após engatar a primeira marcha, e acelerar, as marchas são trocadas de maneira simples, pois o pedal da embreagem é leve e a alavanca ajustada, o Polo Track tem aceleração de 0 a 100 km/h 13,4 s (E) / 13,8 s (G), sendo assim ele arranca  rápido, e desenvolve velocidade rapidamente nos terrenos retos.

Avaliação: Polo Track 2023 o popular da VW Passando por lombada

Polo Track 2023, suspensões ajustadas para oferecer conforto aos ocupantes

Ao rodar na cidade, o Polo Track passa com suavidade nas valetas, lombadas e asfalto ondulado. O condutor só vai lembrar que se trata de um carro com motor 1.0L sem turbo, ao chegar em uma subida sem estar embalado. Nestas condições o melhor é manter a segunda marcha engatada, até passar o obstáculo.

Avaliação: Polo Track 2023 o popular da VW Movimento

Avaliação: Polo Track 2023 o popular da VW

O Polo Track também tem performance aceitável na estrada. Em linha reta atinge a velocidade de 120 km/h rapidamente, tem folego, pois ao atingir a velocidade desejada, ele estabiliza. Só no caso de uma redução de velocidade, para retomar, o motorista irá trocar a marcha, esperar encher o motor e depois engatar a quinta marcha na velocidade de cruzeiro. Além disso o VW Polo Track 2023, escolhido para substituir o VW Gol, também é um carro econômico, como mostraremos a seguir.

Avaliação: Polo Track 2023 o popular da VW

Avaliação: Polo Track 2023 o popular da VW, figura entre os que menos consome combustível

Consumo VW Polo Track 2023

O VW Polo Track faz na cidade 9,3 km/L quando abastecido com etanol e 13,5 km/L ao ter gasolina no tanque. Quando ele vai para a estrada, utilizando o álcool, o consumo é de 10,5 km/L e 15 km/L quando o tanque está abastecido com gasolina. Para esta Avaliação, a Volkswagen entregou o  Polo Track 2023 abastecido com etanol e o consumo mostrado no computador de bordo foi de 8,1 km/L no circuito urbano e 11 km/L na estrada, sempre com o ar-condicionado ligado.

Avaliação: Polo Track 2023 o popular da VW

Avaliação: Polo Track 2023 o popular da VW

Preço e itens de série VW Polo Track 2023

O preço do VW Polo Track 2023 é R$ 81.370. No período em que vale o desconto oferecido pelo Governo Federal para incentivar a compra de carros novos ele foi comercializado por R$74.990. Entre os itens de série ele traz os dois aibags dianteiros obrigatórios e dois airbags laterais. O sistema de auxílio a frenagem ABS/EBD, auxilio para saída em rampa, controle de tração/estabilidade/ bloqueio do diferencial, banco do motorista com ajuste de altura, ar-condicionado, dois alto falantes e preparação para som, vidro elétrico dianteiro e travamento das portas. Como opcional está o sistema multimidia ao custo de R$ 920,00. Por se tratar de um carro de entrada, o VW Polo Track atende as necessidades de um consumidor que tem a necessidade de um veículo para este fim.

Avaliação: Polo Track 2023 o popular da VW

Avaliação: Polo Track 2023 o popular da VW

Ficha técnica Polo Track 2023

Motor VW Polo Track 2023: 1.0L MPI

Disposição: Dianteiro transversal

Número de cilindros: 3 em linha

Válvulas: 12

Cilindrada: 999 cm³

Injeção de combustível: Multiponto

Potência: 84 cv (E) / 77 cv (G) a 6.450rpm

Torque: 10,3 kgfm (E) a 3000 rpm/ 9,6 kgfm (G) a 4000 rpm

Câmbio Polo Track 2023: Manual, 5 marchas

Tração: Dianteira

Direção: Assistência elétrica

Suspensões VW Polo Track 2023

Dianteira: Independente McPherson

Traseira: Eixo de torção

Freios VW Polo Track 2023

Dianteiros: Disco ventilado

Traseiros: Tambor

Rodas VW Polo Track 2023: Aço 15” com calotas

Pneus: 185/65 R15

VW Polo Track 2023 Dimensões/Capacidade 

Comprimento: 4.079 mm

Distância entre-eixos: 2.566 mm

Largura: 1.751 mm

Altura: 1.471 mm

Porta-malas: 365 litros

Tanque de combustível: 52 litros

Colaborou: VW do Brasil  

Fotos: AutoAgora.com.br – Imagens

Acesse o Canal AutoAgoracombr

Leia também- Avaliação: Peugeot 208 Style 1.0 Firefly 2023

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *