Em setembro de 2022, chegou o mercado brasileiro o novo Citroën C3. O novo C3 passou a ser montado em uma variante da plataforma CMP, ou seja, não tem mais nada dos modelos fabricados anteriormente. Além do visual, detalhes de acabamento, tecnologias implementadas, a surpresa foi que a Citroën integrou ao mix de versões a opção de motor 1.0L Flex. Até então, desde quando passou a produzir automóveis no Brasil, ou seja, em 2001, esta motorização não foi ofertada. Porém isso só foi possível porque a Citroën integra o Grupo Stellantis e o motor 1.0L Firefly é produzido pela Fiat, outra marca do Grupo.
Apesar de ser um hatch, o novo Citroën C3 Live Pack 1.0 2023 tem visual de SUV compacto. O desenho da dianteira traz linhas arredondadas. No capô há vincos acentuados nas extremidades. As luzes afiladas halógenas colocadas na parte superior, se unem aos frisos cromados, eles avançam para o centro onde se unem e formam os dois Chevrons, símbolo da Citroën (Deux Chevrons). Para reforçar o visual esportivo, o para-choque é grande em duas cores, a cor da carroceria está na parte superior enquanto que na parte inferior a cor preta. Os faróis estão nas pontas em uma área esculpida. Uma barra larga divide a grade central. Abaixo está a placa de identificação tipo Mercosul. No entanto, uma grade menor está na parte inferior do para-choque e nas extremidades molduras arredondadas para acomodar as luzes de neblina arredondadas, as quais são opcionais nesta versão.
Visto de lateral, o novo Citroën C3 Live Pack 2023, traz teto alto. As moldaras dos vidros, apliques nas colunas das portas, capas dos retrovisores, eles têm lâmpadas de direção, e maçanetas são na cor preta. Vincos acentuados aparecem na parte superior dos para-lamas dianteiros e traseiros e na área inferior das portas. As molduras em formato de arco na cor preta estão nas caixas das rodas, e as rodas são de aço15 polegadas com pneus 195/65 R15.
Na traseira, o Citroën C3 Live Pack 1.0 2023 tem o aerofólio que sai do teto. O break light é interno, os filetes do desembaçador de destacam na cor laranja. O limpador está no centro do vidro. Já as lanternas traseiras formam um ‘C’, por isso foram denominadas pela Citroën como “C-TYPE”. No centro da tampa do porta-malas está o logotipo da Citroën e a inscrição C3 do lado direito inferior da tampa. A parte debaixo do para-choque é na cor preta, ele tem uma área para acomodar a placa de identificação e os refletores nas extremidades.
Por dentro, o Citroën C3 Live Pack 2023 tem visual moderno e diferenciado. O painel em dois tons de cinza também tem as linhas arredondadas e as saídas de ar são retangulares. Já o quadro de instrumentos é digital, assim como a central multimídia Citroën Connect Touchscreen. A tela é de10 polegadas, localizada no centro do painel. Ela aceita parear e espelhar celulares por Android Auto e Apple Carplay sem necessidade de conectar o cabo de dados. O sistema de áudio vem com dois alto falantes dianteiros e dois traseiros, tem ainda dois tweeters dianteiros.
O Citroën C3 Live Pack 1.0 2023 traz ainda três conectores USB de recarga rápida, dois estão voltados para o banco traseiro e um no console central e conector 12V. O volante com a base reta é multifuncional e permite ajuste de altura. As saídas da ventilação central são arredondadas, logo abaixo estão os comandos mecânicos do ar-condicionado. Os revestimentos dos bancos do Citroën C3 Live Pack 2023 são em tecido, também em dois tons de cinza claro e escuro.
As dimensões do novo Citroën C3 Live Pack 1.0 2023 são generosas para um modelo compacto. Ele tem 3,9 metros de comprimento e 2,5 metros de distância entre-eixos. Já sua a altura é 1,6 m e a largura de 1,7 m. O fato de ter o teto alto, passa a impressão de que o hatch é um SUV compacto. No porta-malas a capacidade é de 315 litros, a qual pode ser ampliada ao rebater o encosto traseiro.
O novo Citroën C3 Live Pack 2023 câmbio manual tem o motor Fiat 1.0 Firefly. Este motor 3 cilindros chegou ao mercado no final de 2016, equipando o então Fiat Uno linha 2017. Ele é montado com bloco e cabeçote de alumínio, o sincronismo ocorre por corrente. Por sua vez, o câmbio é manual de 5 marchas. Este conjunto no Citroën C3 Live Pack 2023 entrega potência de 71 cv (G)/ 75 cv (E) a 6.000 rpm. E o torque é de10 kgfm a 4.250 rpm (G) / 10,7 kgfm a 3.250 rpm (E).
Um dos pontos que chama a atenção nos automóveis fabricados pela Citroën é o desenho arrojado dos modelos. Com o Citroën C3 Live Pack 1.0 2023, não é diferente. Por isso ao entrar na concessionária da marca o provável comprador nota que ele chama a atenção no showroom.
Após entrar, o motorista nota que o espaço é generoso para quem senta na frente. No entanto, na parte traseira a altura do túnel central limita o conforto para o ocupante do meio. Por sua vez, o painel digital do Citroën C3 Live Pack 1.0 2023 tem boa grafia e oferece fácil visualização e o volante é de boa empunhadura.
Também é simples operar o sistema multimidia e parear o smartphone. Um detalhe que pode ser chamado de vintage é a chave, pois é um modelo tradicional, com o comando para abrir e fechar as portas. Depois de acionar o motor 1.0L Firefly, o condutor nota que pouco do ruído entra na cabine, isso confirma que o carro oferece um bom isolamento acústico.
Ao acionar a embreagem, o pedal é macio e a alavanca suave para engatar a primeira marcha. Ao arrancar, uma surpresa, o arranque é rápido para um carro com motor 1.0L. Ele desenvolve velocidade rapidamente, mantem a velocidade constante e não exige trocas de marchas em linha reta, pois o motor é elástico. Mas, quando encara uma subida, se não chegar embalado, ele perde desempenho e obriga o motorista a baixar as marchas.
Ainda rodando na cidade, com o C3 Live Pack 1.0 é possível perceber que o carro está com as suspensões bem ajustadas. A altura mínima do solo de 180 mm faz com que ele passe por valetas e lombadas, sem raspar o assoalho. O sistema de direção tem auxilio elétrico, assim as manobras de estacionamento são feitas suavemente, sem esforço. Os espelhos retrovisores oferecem boa visibilidade.
Na rodovia o Citroën C3 Live Pack 1.0 2023 com motor Firefly, não decepciona. Com asfalto bom em linha reta alcança a velocidade máxima permitida, no caso, 120 km/h, rapidamente e assim se mantém. Quando necessário frear e acelerar em seguida, este processo de retomada, sendo que a velocidade baixou para 80 km/h, não é necessário mudar a marcha, ele responde bem.
No entanto, ao baixar para 70 km/h ou menos, para retomar será necessário colocar a terceira marcha, encher o motor e depois subir as marchas novamente. As suspensões, dianteira independente McPherson e traseira com eixo de torção, atendem as necessidades também na estrada. Apesar de ser um veículo alto é estável nas curvas.
No que diz respeito a consumo de combustível, o Citroën C3 Live Pack 1.0 2023 motor Firefly utilizando Etanol na cidade é de 9,5 km/L e 10,3 km/L na estrada. Ao abastecer com gasolina, o combustível derivado do petróleo, o C3 com motor Firefly faz 13,2 km/L na cidade e 14,5 km/L na rodovia. Nesta Avaliação, o Citroën C3 Live Pack 1.0 2023 com o câmbio manual, circulou em situações encontradas do dia a dia, como por exemplo o trânsito congestionado, enfrentou subidas e descidas, foi para a estrada, sempre com o ar-condicionado ligado. O carro foi entregue pela Citroën com gasolina no tanque. Nestas condições a média obtida foi de 12,1 km/L na cidade e 13,3 km/L na estrada. A diferença ocorre por causa das condições que o veículo foi utilizado.
O preço do Citroën C3 Live Pack 1.0 2023 motor Firefly é R$ 80.990. O hatch traz como itens de série, além dos já citados, os obrigatórios airbags duplos e freios ABS. Os controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa (Hill Holder), sinalização de paradas de emergência (ESS- Emergency Stop Signal), indicador de trocas de marcha, monitoramento de pressão dos pneus, alarme, vidros elétricos dianteiros. Pela cor metálica Preto Perla Nera, não há acréscimo no custo. Já a cor sólida Branco Banquise custa R$ 900,00.
Preço das cores metálicas Citroën C3 Live Pack 1.0 2023
E as cores metálicas Cinza Grafitto, Cinza Artanse e Azul Spring disponíveis para o Citroën C3 Live Pack custam R$ 1.500,00. Desde o lançamento, o novo Citroën C3 conquista os consumidores. Impulsionado pelo programa de descontos promovidos pelo Governo, ele encerrou o mês de junho com 2.930 veículos emplacados. Isso representa um aumento de 82% em comparação com o mês de maio de 2023 e desde o lançamento foram 22 mil unidades emplacadas no Brasil.
Motor
Denominação: Firefly
Tipo: Dianteiro, transversal
Número de válvulas: 6
Alimentação: Injeção eletrônica multiponto sequencial
Tração: Dianteira
Direção: Elétrica com assistência variável
Dianteira: Tipo independente McPherson
Traseira: Eixo de torção
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Tambor
Rodas: Aço estampado 15”
Pneus: 195/65 R15
Comprimento: 3.981 mm
Distância entre-eixos: 2.540 mm
Largura: 1.733 mm
Altura: 1.586 mm
Altura mínima do solo: 180 mm
Ângulo de entrada: 23°
Ângulo de saída: 39º
Capacidade porta-malas: 367 litros
Capacidade do tanque: 47 litros
Colaborou:
Fotos: AutoAgora.com.br – Imagens
Acesse o Canal AutoAgoracombr e assista nossas Avaliações em vídeo
Leia também: