Audi Q8 e-tron Dakar. A Audi mostrou uma versão especial, denominada de Dakar, do Q8 e-tron. Equipado com uma bateria de 106 kWh e transmissão quattro, o SUV consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. São 300 kW gerado a partir de dois motores combinados. A autonomia é de 487 quilômetros.
Leia mais: Nova Ranger tem barracas de camping
Se comparado ao modelo de série, o Dakar está 31 milímetro mais elevado do solo (distância original de 206 milímetros). O grande atrativo da versão é que em velocidades mais altas, o veículo se aproxima do piso gradativamente, 15 milímetros a 85 km/h, 17 milímetros a 100 km/h e 13 milímetros a 120 km/h. Em baixas velocidades o vão livre pode ser de 300 milímetros.
A tecnologia otimiza a estabilidade de condução em altas velocidades e melhora a aerodinâmica e a autonomia. Para superar obstáculos, o Dakar tem ângulo de entrada de 20 graus e o ângulo de saída de 26 graus, o de rampa é de 19 graus.
Leia mais: Veículo elétrico chega ao Polo Sul
Os mimos da série especial ficam por conta luzes LED que projetam no chão as palavras “edição Dakar” no momento em que a porta está aberta, na capa das chaves com uma marca especial e no número da edição impressa na coluna D.
Além disso, o Audi Q8 e-tron edition Dakar pode ser equipado com um pacote que se inspira no lendário RS Q e-tron.
A edição especial também vem de fábrica com rack de teto e compartimento, com capacidade de carga de 40 kg. Também estão incluídas uma segunda tomada de carregamento que pode ser usada para carregar a bateria de alta tensão ou por meio do sistema de carregamento combinado tipo 2 (CCS2).
O Audi Q8 e-tron edição Dakar é entregue com oito pneus General Grabber AT3, sendo eles especiais para rodar no todo-o-terreno.