Por: Edison Ragassi
Em outubro de 2021, a Audi do Brasil passou a comercializar a nova geração do sedã esportivo Audi A3 Sedan. Já em janeiro deste ano, lançaram o Audi A3 Sedan 2.0 S line. O carro passou por modificações visuais externas e internas, com objetivo de fortalecer o visual esportivo e proporcionar maior conforto, praticidade, segurança e performance ao comprador do veículo.
A versão avaliada do Audi A3 Sedan 2022 é a 2.0 Performance Black TFSI S tronic com o pacote S line. O visual da frente traz um capô com vincos nas extremidades e centro, os quais formam um ‘V’. Os faróis em Full LED têm assinatura em LED na parte superior. A grade frontal Singleframe é grande com o emblema das quatro argolas bem próximo do final do capô e a placa de identificação está no centro. Nas extremidades há grades menores para ventilação do sistema de frenagem dianteiro.
A lateral do Audi A3 Sedan traz desenho dinâmico, o vinco começa no para-lama dianteiro e segue por toda a extensão da carroceria. Ele passa acima das maçanetas que são na mesma cor da carroceria. As molduras das janelas, colunas das portas e capas dos retrovisores são na cor preta. Há outro vinco acentuado na parte inferior das portas. As caixas das rodas são ressaltadas e as rodas de liga leve 18 polegadas com cinco raios são calçadas com pneus 225/40 R18.
O desenho traseiro do Audi A3 Sedan traz, observado a partir do teto, uma a antena estilo barbatana de tubarão. A tampa do porta-malas traz um leve ressalto, o qual forma um pequeno aerofólio. Na parte superior está o símbolo das quatro argolas, e abaixo uma área esculpida para acomodar a placa de identificação. As lanternas também em Full-LED, são bipartidas, pois elas iniciam nos para-lamas e avançam para a tampa do porta-malas. O para-choque traseiro na cor da carroceria utiliza refletores nas pontas, molduras com pequenas grades nas extremidades e uma grade menor na parte inferior.
Por dentro o Audi A3 Sedan 2.0 S line 2022 recebeu detalhes de acabamento como as saídas de ar do painel e a alavanca do câmbio, os quais foram inspirados no Lamborghini Urus. Não podemos esquecer que a marca de automóveis esportivos Lamborghini, assim como a Audi, são integrantes do Grupo Volkswagen e por isso compartilham tecnologias.
O painel é todo de material sensível ao toque, já o painel de instrumentos, Audi Virtual Cockpit com tela de 12,3 polegadas é totalmente digital e configurável com três tipos de visualizações diferentes. O volante esportivo em couro multifuncional, tem a base reta, com shift-paddles para as trocas de marchas manuais e ajuste de altura e profundidade.
Na linha 2022 do A3 Sedan a Audi retirou a chave de comando para acender faróis e lanternas. O comando agora é por teclas. Na parte central está a tela sensível ao toque de 10,1” do multimidia. O sistema se conecta com Android Auto e Apple Carplay. No console há o espaço para carregar smartphone por indução, conexão USB, botão para a partida do motor e a nova alavanca de seleção das marchas, a qual é utilizada como um joystick. O sistema de ar-condicionado é de duas zonas, também com os comandos digitais.
O Audi A3 Sedan 2022 cresceu, seu comprimento é de 4,5 m, ou seja, 4 centímetros mais comprido, que a versão anterior. A distância entre-eixos é de 2.6 m. Sua largura é de 1,8 m, ele aumentou 2 centímetros e a altura 1,4 m, ele está um centímetro maior que o anterior. No porta-malas a capacidade do Audi A3 Sedan 2022 é 425 litros, porém, os bancos traseiros podem ser rebatidos 60/40 o que amplia esta capacidade.
O motor do Audi A3 Sedan Performance Black 2022 é o 2.0 Turbo FSI, movido a gasolina. Com sistema de injeção de combustível direta e indireta, ele entrega potência de 190 cv entre 4.200-6.000 rpm, o torque é de 32,6 kgfm. Este sistema funciona de acordo com a necessidade de aceleração, ou seja, em baixas acelerações ou médias o sistema indireto está borrifando combustível.
Quando a aceleração é mais forte, o sistema direto é acionado e borrifa o combustível dentro da câmara de combustão. Também há situações que tanto a injeção direta, como a indireta estão ativos. Esta é uma solução criada para se obter a melhor performance com o menor gasto de combustível e consequentemente menos emissão de gases tóxicos na atmosfera.
Este motor 2.0 Turbo está acoplado ao câmbio S tronic de 7 marchas e dupla embreagem. Ainda na parte mecânica, o sedã esportivo da Audi traz auxilio de direção elétrica, suspensão dianteira independente tipo McPeherson e traseira independente multibraço.
Disponibiliza o Audi drive select para diferentes modos de direção: Comfort, Dynamic, Efficiency, Auto e Individual. Cada modo traz mudanças nas características da resposta do acelerador, câmbio e da direção progressiva, por exemplo, que varia sua relação dependendo do ângulo de direção.
Logo no primeiro contato com sedã Audi A3 percebe-se que se trata de um esportivo, pois o visual é bem chamativo. Ao entrar a sensação de estar em um esportivo é reforçada, pois a posição para dirigir é baixa, mas sem atrapalhar a visualização dos espelhos e painel. O volante com a base reta também é típico dos utilizados nos carros de competição.
E a constatação de que se trata de um autentico sedã esportivo ocorre ao acionar o motor, ouvir o ronco que invade a cabine e acelerar. O arranque do Audi A3 Sedan 2.0 Performance Black TFSI é forte, basta uma leve pressão no acelerador para sair da posição estacionária. Quando está parado, não é necessário desativar o freio de estacionamento eletrônico, pois ao acelerar o destravamento é automático, desde que o motorista esteja com o cinto de segurança afivelado.
No caso do motorista querer arrancar sem usar o cinto, o que é contra a lei, só desativando o freio manualmente. Para maior conforto, o motorista pode utilizar o Auto-Hold. Quando ativado, ao parar em um semáforo, ou ladeira, por exemplo, não é necessário manter o pé no pedal do freio, pois o carro se mantém parado e para movimentá-lo basta tocar no acelerador.
Ao circular na cidade, o motorista deve ter cuidado ao passar em valetas e lombadas, para não correr o risco de raspar o assoalho, pois uma característica dos modelos esportivos em geral e de ser baixo. Mas no que diz respeito a calibragem da suspensão (independente na dianteira e traseira), está bem ajustada. É bem confortável nas ondulações do asfalto e estável em condições de velocidade alta ao entrar em uma curva.
Mas, o melhor para utilizar o Audi A3 Sedan 2.0 Performance Black TFSI S tronic 2022 é na estrada, a rodovia. O comportamento é digno de um esportivo com acelerações rápidas, trocas das marchas macias, o motorista nem percebe que o Audi tem câmbio, retomadas ágeis e, quem anda rápido, precisa parar com segurança, assim o sistema de freio atende prontamente quando é exigido.
Vale ressaltar que estas reações são obtidas com o modo Efficiency, ou seja, o mais econômico ativado. Se o motorista optar pelo modo Dynamic, fica melhor, mas o consumo de combustível irá aumentar. Mesmo com todas essas características esportivas, o A3 Sedan 2.0 Performance Black TFSI S tronic também pode ser chamado de familiar. Isso porque o espaço interno é bom e ainda tem um porta-malas grande, ou seja, o melhor de dois mundos.
A fabricante divulga que o Audi A3 Sedan 2.0 Performance Black TFSI S tronic 2022 consome 1 litro de gasolina para rodar 11 km na cidade, ou seja, no ciclo urbano e faz 14 km/L na estrada, o ciclo rodoviário. Nesta Avaliação, o sedã Audi foi utilizado tanto na cidade como na rodovia, com o ar-condicionado ligado e no modo econômico. A média obtida foi de 11,1 km/L no ciclo urbano e 13,5 km/L no ciclo rodoviário.
Como em todas as avaliações, deixamos claro que o consumo de combustível sofre variações de acordo com as condições do terreno, maneira que o motorista dirige, clima, altitude, entre outros, por isso dificilmente ele será igual ao realizado nos testes da fabricante que segue parâmetros específicos de medição.
O Audi A3 Sedan 2.0 Performance Black TFSI S tronic 2022 custa 278.990. Ele é importado, pois é produzido na fábrica sede da Audi em Ingolstadt, Alemanha. É um carro completo, além dos itens de série já mostrados nesta postagem, a versão Performance Black TFSI S tronic 2022 traz como equipamento de série o keyless, 6 airbags, o park assist que permite estacionar em vagas laterais e longitudinais.
O porta-malas do Audi A3 Sedan tem a abertura automática hands-free. O sistema de som é o Audi vem com 10 alto falantes e teto solar elétrico panorâmico. No sedã esportivo Audi, o alarme antifurto, câmera de ré, sistema start-stop, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, freio de estacionamento eletromecânico com Auto-Hold, também são itens de série.
Os opcionais oferecidos pela Audi do Brasil para o Audi A3 Sedan 2.0 Performance Black é o sistema de som premium Bang&Olufsen 3D, o qual custa R$ 6.000,00 e os faróis Full LED Matrix que tem o preço estipulador em R$ 8.500,00. O modelo também oferece opção de incluir o pacote de luzes ambiente customizáveis que custa R$ 1.500,00 e o kit S line para o interior que é composto por bancos esportivos com inscrição S line e costuras contrastantes.
O kit ainda tem o acabamento em couro nas portas e console central, volante em couro perfurado com logo S line e pedaleiras em alumínio ao valor de R$ 5.500,00. A capa de retrovisor externo em carbono tem preço de R$ 6.000,00 e o spoiler da tampa traseira, também em carbono sai por R$ 12.000,00. E a pintura metálica, perolizada ou sólida especial acrescenta mais R$ 1.700,00.
Motor 2.0 Turbo FSI
Posição: Dianteiro, transversal
Cilindrada: 1.984cc
Aspiração: Turbocompressor
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Potência: 190 cv entre 4.200-6.000 rpm
Torque: 32,6 kgfm entre 1.500-4.180 rpm
Câmbio: S tronic 7 marchas
Tração: Dianteira
Direção: Assistência elétrica progressiva
Dianteira: McPherson, independente
Traseira: Independente, multibraço
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Discos com assistência
Liga leve 18”
Pneus 225/40 R18
Comprimento: 4.495 mm
Distância entre-eixos: 2.636 mm
Largura: 1.816 mm / 1.984 com retrovisores
Altura: 1.430 mm
Capacidades
Porta-malas: 425 litros
Tanque de combustível: 50 litros
Leia também: Certificado de vacinação para prova prática de direção
1 Comment
[…] Audi do Brasil incluiu os modelos A3 Sedan e A3 Sportback no Audi Luxury Signature, o seu programa de assinatura de veículos, que está […]