Avaliação: Audi A3 Sedan 2.0 Performance Black TFSI S tronic 2022
Avaliação: Audi A3 Sedan 2.0 Performance Black TFSI S tronic 2022
Por: Edison Ragassi
Em outubro de 2021, a Audi do Brasil passou a comercializar a nova geração do sedã esportivo Audi A3 Sedan. Já em janeiro deste ano, lançaram o Audi A3 Sedan 2.0 S line. O carro passou por modificações visuais externas e internas, com objetivo de fortalecer o visual esportivo e proporcionar maior conforto, praticidade, segurança e performance ao comprador do veículo.
Frente do Audi A3 Sedan 2.0 Performance Black com nova grade e faróis Full LED
A versão avaliada do Audi A3 Sedan 2022 é a 2.0 Performance Black TFSI S tronic com o pacote S line. O visual da frente traz um capô com vincos nas extremidades e centro, os quais formam um ‘V’. Os faróis em Full LED têm assinatura em LED na parte superior. A grade frontal Singleframe é grande com o emblema das quatro argolas bem próximo do final do capô e a placa de identificação está no centro. Nas extremidades há grades menores para ventilação do sistema de frenagem dianteiro.
Lateral Audi A3 Sedan 2.0, desenho das rodas reforça o visual esportivo
A lateral do Audi A3 Sedan traz desenho dinâmico, o vinco começa no para-lama dianteiro e segue por toda a extensão da carroceria. Ele passa acima das maçanetas que são na mesma cor da carroceria. As molduras das janelas, colunas das portas e capas dos retrovisores são na cor preta. Há outro vinco acentuado na parte inferior das portas. As caixas das rodas são ressaltadas e as rodas de liga leve 18 polegadas com cinco raios são calçadas com pneus 225/40 R18.
Traseira Audi A3 Sedan 2.0 Performance Black, lanternas que avançam para a tampa do porta-malas
O desenho traseiro do Audi A3 Sedan traz, observado a partir do teto, uma a antena estilo barbatana de tubarão. A tampa do porta-malas traz um leve ressalto, o qual forma um pequeno aerofólio. Na parte superior está o símbolo das quatro argolas, e abaixo uma área esculpida para acomodar a placa de identificação. As lanternas também em Full-LED, são bipartidas, pois elas iniciam nos para-lamas e avançam para a tampa do porta-malas. O para-choque traseiro na cor da carroceria utiliza refletores nas pontas, molduras com pequenas grades nas extremidades e uma grade menor na parte inferior.
Por dentro o Audi A3 Sedan 2.0 S line 2022 recebeu detalhes de acabamento como as saídas de ar do painel e a alavanca do câmbio, os quais foram inspirados no Lamborghini Urus. Não podemos esquecer que a marca de automóveis esportivos Lamborghini, assim como a Audi, são integrantes do Grupo Volkswagen e por isso compartilham tecnologias.
Painel Audi A3 Sedan 2.0 Performance Black TFSI S tronic 2022, quadro de instrumentos totalmente digital
O painel é todo de material sensível ao toque, já o painel de instrumentos, Audi Virtual Cockpit com tela de 12,3 polegadas é totalmente digital e configurável com três tipos de visualizações diferentes. O volante esportivo em couro multifuncional, tem a base reta, com shift-paddles para as trocas de marchas manuais e ajuste de altura e profundidade.
Comandos das luzes do Audi A3 Sedan por teclas
Na linha 2022 do A3 Sedan a Audi retirou a chave de comando para acender faróis e lanternas. O comando agora é por teclas. Na parte central está a tela sensível ao toque de 10,1” do multimidia. O sistema se conecta com Android Auto e Apple Carplay. No console há o espaço para carregar smartphone por indução, conexão USB, botão para a partida do motor e a nova alavanca de seleção das marchas, a qual é utilizada como um joystick. O sistema de ar-condicionado é de duas zonas, também com os comandos digitais.
O Audi A3 Sedan 2022 cresceu, seu comprimento é de 4,5 m, ou seja, 4 centímetros mais comprido, que a versão anterior. A distância entre-eixos é de 2.6 m. Sua largura é de 1,8 m, ele aumentou 2 centímetros e a altura 1,4 m, ele está um centímetro maior que o anterior. No porta-malas a capacidade do Audi A3 Sedan 2022 é 425 litros, porém, os bancos traseiros podem ser rebatidos 60/40 o que amplia esta capacidade.
Audi A3 Sedan com motor 2.0 e injeção direta e indireta
O motor do Audi A3 Sedan Performance Black 2022 é o 2.0 Turbo FSI, movido a gasolina. Com sistema de injeção de combustível direta e indireta, ele entrega potência de 190 cv entre 4.200-6.000 rpm, o torque é de 32,6 kgfm. Este sistema funciona de acordo com a necessidade de aceleração, ou seja, em baixas acelerações ou médias o sistema indireto está borrifando combustível.
Quando a aceleração é mais forte, o sistema direto é acionado e borrifa o combustível dentro da câmara de combustão. Também há situações que tanto a injeção direta, como a indireta estão ativos. Esta é uma solução criada para se obter a melhor performance com o menor gasto de combustível e consequentemente menos emissão de gases tóxicos na atmosfera.
Audi A3 Sedan 2.0 Performance Black TFSI S tronic 2022, alavanca do câmbio estilo joy stick
Este motor 2.0 Turbo está acoplado ao câmbio S tronic de 7 marchas e dupla embreagem. Ainda na parte mecânica, o sedã esportivo da Audi traz auxilio de direção elétrica, suspensão dianteira independente tipo McPeherson e traseira independente multibraço.
Disponibiliza o Audi drive select para diferentes modos de direção: Comfort, Dynamic, Efficiency, Auto e Individual. Cada modo traz mudanças nas características da resposta do acelerador, câmbio e da direção progressiva, por exemplo, que varia sua relação dependendo do ângulo de direção.
Avaliação: Audi A3 Sedan 2.0 Performance Black TFSI S tronic 2022
Logo no primeiro contato com sedã Audi A3 percebe-se que se trata de um esportivo, pois o visual é bem chamativo. Ao entrar a sensação de estar em um esportivo é reforçada, pois a posição para dirigir é baixa, mas sem atrapalhar a visualização dos espelhos e painel. O volante com a base reta também é típico dos utilizados nos carros de competição.
Volante com a base reta no Audi A3 Sedan 2.0 Performance Black TFSI S tronic 2022
E a constatação de que se trata de um autentico sedã esportivo ocorre ao acionar o motor, ouvir o ronco que invade a cabine e acelerar. O arranque do Audi A3 Sedan 2.0 Performance Black TFSI é forte, basta uma leve pressão no acelerador para sair da posição estacionária. Quando está parado, não é necessário desativar o freio de estacionamento eletrônico, pois ao acelerar o destravamento é automático, desde que o motorista esteja com o cinto de segurança afivelado.
Audi A3 Sedan 2.0 Performance Black TFSI S tronic, sistema Auto-Hold, o motorista não precisa manter o pé no freio
No caso do motorista querer arrancar sem usar o cinto, o que é contra a lei, só desativando o freio manualmente. Para maior conforto, o motorista pode utilizar o Auto-Hold. Quando ativado, ao parar em um semáforo, ou ladeira, por exemplo, não é necessário manter o pé no pedal do freio, pois o carro se mantém parado e para movimentá-lo basta tocar no acelerador.
Cuidado ao passar por lombadas e valetas com o Audi A3 Sedan 2.0
Ao circular na cidade, o motorista deve ter cuidado ao passar em valetas e lombadas, para não correr o risco de raspar o assoalho, pois uma característica dos modelos esportivos em geral e de ser baixo. Mas no que diz respeito a calibragem da suspensão (independente na dianteira e traseira), está bem ajustada. É bem confortável nas ondulações do asfalto e estável em condições de velocidade alta ao entrar em uma curva.
Avaliação: Audi A3 Sedan 2.0 Performance Black TFSI S tronic 2022
Mas, o melhor para utilizar o Audi A3 Sedan 2.0 Performance Black TFSI S tronic 2022 é na estrada, a rodovia. O comportamento é digno de um esportivo com acelerações rápidas, trocas das marchas macias, o motorista nem percebe que o Audi tem câmbio, retomadas ágeis e, quem anda rápido, precisa parar com segurança, assim o sistema de freio atende prontamente quando é exigido.
Avaliação: Audi A3 Sedan 2.0 Performance Black TFSI S tronic 2022
Vale ressaltar que estas reações são obtidas com o modo Efficiency, ou seja, o mais econômico ativado. Se o motorista optar pelo modo Dynamic, fica melhor, mas o consumo de combustível irá aumentar. Mesmo com todas essas características esportivas, o A3 Sedan 2.0 Performance Black TFSI S tronic também pode ser chamado de familiar. Isso porque o espaço interno é bom e ainda tem um porta-malas grande, ou seja, o melhor de dois mundos.
Consumo do Audi A3 Sedan motor 2.0 chega a 14 km/L na estrada
A fabricante divulga que o Audi A3 Sedan 2.0 Performance Black TFSI S tronic 2022 consome 1 litro de gasolina para rodar 11 km na cidade, ou seja, no ciclo urbano e faz 14 km/L na estrada, o ciclo rodoviário. Nesta Avaliação, o sedã Audi foi utilizado tanto na cidade como na rodovia, com o ar-condicionado ligado e no modo econômico. A média obtida foi de 11,1 km/L no ciclo urbano e 13,5 km/L no ciclo rodoviário.
Como em todas as avaliações, deixamos claro que o consumo de combustível sofre variações de acordo com as condições do terreno, maneira que o motorista dirige, clima, altitude, entre outros, por isso dificilmente ele será igual ao realizado nos testes da fabricante que segue parâmetros específicos de medição.
Audi A3 Sedan 2.0 Performance Black TFSI S tronic 2022
O Audi A3 Sedan 2.0 Performance Black TFSI S tronic 2022 custa 278.990. Ele é importado, pois é produzido na fábrica sede da Audi em Ingolstadt, Alemanha. É um carro completo, além dos itens de série já mostrados nesta postagem, a versão Performance Black TFSI S tronic 2022 traz como equipamento de série o keyless, 6 airbags, o park assist que permite estacionar em vagas laterais e longitudinais.
No multimídia do Audi A3 Sedan 2.0 configurações do carro e do ar-condicionado
O porta-malas do Audi A3 Sedan tem a abertura automática hands-free. O sistema de som é o Audi vem com 10 alto falantes e teto solar elétrico panorâmico. No sedã esportivo Audi, o alarme antifurto, câmera de ré, sistema start-stop, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, freio de estacionamento eletromecânico com Auto-Hold, também são itens de série.
Avaliação: Audi A3 Sedan 2.0 Performance Black TFSI S tronic 2022
Os opcionais oferecidos pela Audi do Brasil para o Audi A3 Sedan 2.0 Performance Black é o sistema de som premium Bang&Olufsen 3D, o qual custa R$ 6.000,00 e os faróis Full LED Matrix que tem o preço estipulador em R$ 8.500,00. O modelo também oferece opção de incluir o pacote de luzes ambiente customizáveis que custa R$ 1.500,00 e o kit S line para o interior que é composto por bancos esportivos com inscrição S line e costuras contrastantes.
O kit ainda tem o acabamento em couro nas portas e console central, volante em couro perfurado com logo S line e pedaleiras em alumínio ao valor de R$ 5.500,00. A capa de retrovisor externo em carbono tem preço de R$ 6.000,00 e o spoiler da tampa traseira, também em carbono sai por R$ 12.000,00. E a pintura metálica, perolizada ou sólida especial acrescenta mais R$ 1.700,00.
Avaliação: Audi A3 Sedan 2.0 Performance Black TFSI S tronic 2022
Motor 2.0 Turbo FSI
Posição: Dianteiro, transversal
Cilindrada: 1.984cc
Aspiração: Turbocompressor
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Potência: 190 cv entre 4.200-6.000 rpm
Torque: 32,6 kgfm entre 1.500-4.180 rpm
Câmbio: S tronic 7 marchas
Tração: Dianteira
Direção: Assistência elétrica progressiva
Dianteira: McPherson, independente
Traseira: Independente, multibraço
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Discos com assistência
Liga leve 18”
Pneus 225/40 R18
Comprimento: 4.495 mm
Distância entre-eixos: 2.636 mm
Largura: 1.816 mm / 1.984 com retrovisores
Altura: 1.430 mm
Capacidades
Porta-malas: 425 litros
Tanque de combustível: 50 litros
Leia também: Certificado de vacinação para prova prática de direção
1 Comments
[…] Audi do Brasil incluiu os modelos A3 Sedan e A3 Sportback no Audi Luxury Signature, o seu programa de assinatura de veículos, que está […]