Por: Edison Ragassi
A Chery é uma das maiores fabricantes de automóveis da China. Em 2009 ela passou a comercializar seus automóveis no Brasil. No setor automotivo o mercado brasileiro é um dos poucos no mundo com potencial de crescer e assim, em 2014, os chineses inauguraram uma fábrica em Jacareí, interior de São Paulo, e passaram a produzir localmente. Mas a consolidação da fabricante oriental só aconteceu a partir do final de 2017, quando o Grupo CAOA adquiriu 50% das ações e passou a controlar as operações. O foco inicial foi nos SUVs, mas não esqueceram os sedãs como o Arrizo6 GSX lançado em junho de 2020.
Já em outubro de 2021 foi a vez de chegar às lojas da CAOA Chery o sedã Arrizo6 Pro, ou seja, a versão topo de linha. No mercado brasileiro o Arrizo 6 Pro compete com Chevrolet Cruze, Honda Civic, Toyota Corolla e VW Jetta. O visual da dianteira traz o capô com vincos acentuados nas extremidades. Os faróis são em LED e as luzes de rodagem diurnas (DRL) ostentam detalhes cromados. A grade frontal é grande com linhas cromadas, ela se une aos faróis. O para-choque é esculpido nas pontas com pequenas grades no fundo e filetes de luzes em LED colocados na horizontal.
O desenho lateral do sedã médio CAOA Chery Arrizo 6 Pro traz os faróis que avançam para os para-lamas. Um vinco inicia no para-lamas e segue na mesma linha das maçanetas, elas são pintadas na mesma cor da carroceria, até juntarem-se ao porta-malas. Ainda nas portas, vincos acentuados na parte de baixo. O retrovisor com lâmpada de seta usa capa na cor da carroceria com a base preta. As colunas das portas têm apliques pretos e na base dos vidros um pequeno friso cromado. As caixas de rodas são vincadas, sem molduras. Para o Arrizo6 Pro as rodas de liga leve de 17 polegadas têm desenho exclusivo, elas são calçadas com pneus 205/50 R17.
Visto na traseira, o sedã Arrizo 6 Pro tem a antena barbatana de tubarão no teto e o vidro é retangular inclinado. A tampa do porta-malas traz um ressalto e o símbolo da CAOA Chery está na parte superior. As lanternas em LED avançam dos para-lamas para a tampa e se unem por uma barra de ligação na cor preto brilhante. O para-choque é na mesma cor da pintura da carroceria, com refletores nas extremidades. A base é preta e nas pontas, estão as molduras cromadas.
Para um sedã médio, o Arrizo6 Pro 2022 têm dimensões generosas, o comprimento é de 4,7 m, sua largura é de 1,8 m, e a altura de 1,5 m. Sua distância entre-eixos é de 2,7 m, enquanto que, no porta-malas a capacidade é de 570 litros, mas ela pode ser ampliada, pois o encosto do banco traseiro tem o sistema de rebatimento.
No interior o sedã CAOA Chery Arrizo6 Pro 2022 traz acabamento de luxo, o volante é multifuncional com base reta, revestido em material Premium, já o painel de instrumentos é 100% digital e colorido a tela LCD/TFT é de 10,25 polegadas. No centro do painel está a central multimídia com tela LCD de alta definição sensível ao toque e colorida também com de 10,25 polegadas.
Na central multimídia é possível comandar várias funções do sedã, como por exemplo, mudar a cor da iluminação interna e escolher a temperatura ambiente no ar-condicionado digital, inclusive com saídas de ar para os passageiros do banco traseito. Para o acabamento foi escolhida a cor preto brilhante, quando desligada, passa a impressão de ser uma peça só. Ela é compatível com Android Auto e Apple Car Play, conectados por cabo, para espelhamento de celular.
O console central é elevado com acabamento em material Premium possui comandos como o do freio de estacionamento eletrônico, AutoHold e controle da central multimídia. O volante é multifuncional com base reta, revestido em material Premium. Os bancos são revestidos em couro, com regulagem elétrica para assento e encosto no lado do motorista, são 6 ajustes disponíveis: de distância do assento, altura e inclinação do encosto, além disso, o desenho dos bancos é exclusivo para o Arrizo 6 na versão PRO.
O motor utilizado no sedã médio CAOA Chery Arrizo6 Pro 2022 é o 1.5L turbo. Ele é montado na posição transversal, tem quatro cilindros, e entrega a potência de 150 cv abastecido com etanol. Ao utilizar gasolina, a potência é de 147 cv. Já o torque é de 21,4 kgfm, independente do combustível que está no tanque. Ele trabalha acoplado ao câmbio automático CVT o qual simula 9 marchas. O motorista pode optar por dois modos de direção SPORT/ECO. O primeiro para quem gosta dirigir de maneira esportiva e o segundo para economizar combustível. Uma curiosidade, este motor é o mesmo utilizado em outros modelos da marca como o sedã compacto Premium Arrizo 5, o SUV Tiggo 5X e o Tiggo 7.
Logo ao entrar no sedã médio CAOA Chery Arrizo6 Pro 2022, o motorista tem uma boa impressão, já que se trata de um automóvel espaçoso, até para os ocupantes do banco traseiro, pois o túnel central é baixo. Para ajustar bancos, volante, espelhos não há dificuldades. Mas vale uma dica, para acessar as várias informações e configurações oferecidas através do multimídia, volante multifuncional e teclas disponibilizadas no cockpit, o melhor é ambientar-se com o carro parado.
Para acionar o motor 1.5L turbo do Arrizo 6 Pro é só estar com o sensor, o pé no pedal do freio, a alavanca do câmbio CVT na posição P e apertar o botão Start/ Stop localizado no local onde nos veículos que utilizam chave acomoda o tambor. Ao arrancar uma grata surpresa, mesmo no modo ECO ele sai da posição estacionária de maneira forte e desenvolve velocidade rapidamente. Ao rodar na cidade, com a velocidade baixa, as trocas das marchas são suaves, porém, ao entrar em uma subida, o melhor é utilizar o modo SPORT, assim as reações ao exigir do acelerador são mais consistentes.
O Arrizo 6 Pro é originário da China, onde o piso é totalmente diferente do encontrado no Brasil. Por isso a equipe de engenharia da CAOA Chery brasileira faz um trabalho de ajustes nas suspensões específicos para o nosso terreno. Ele tem suspensão independente McPherson na dianteira e semi-independente com barra de torção na traseira. Elas estão bem ajustadas, o motorista só deve ter cuidado ao passar por valetas e lombadas para não raspar o assoalho. A direção com assistência elétrica também está bem acertada é macia nas manobras de estacionamento e firme nas curvas, até as mais sinuosas.
O sistema de câmeras 3D é um aliado importante ao estacionar e também circular no trânsito carregado, pois junto com o detector de ponto cego evita sustos e possíveis colisões com as motos que passam ao lado. Ao entrar na estrada, o desempenho também é satisfatório, no modo ECO desenvolve velocidade de maneira constante, proporciona boas acelerações e retomadas, mas na rodovia é mais divertido utilizar o modo SPORT.
O consumo de combustível do CAOA Chery Arrizo6 Pro 2022, ao utilizar etanol é de 7,6 km/L na cidade e 9,4 km/L na estrada. Quando está abastecido com gasolina o consumo é 11 km/L no ciclo urbano e 13,3 km/L no ciclo rodoviário. Durante o período de Avaliação, AutoAgora.com.br utilizou o sedã Arrizo 6 Pro abastecido com etanol, em várias situações como no trânsito congestionado, passou por vias rápidas e também na rodovia. Nestas condições, com o ar-condicionado ligado, o consumo de etanol mostrado no computador de bordo foi de 7,2 km/L na cidade e 9,2 km/L na estrada, ou seja, valores próximos aos obtidos nos testes validados pelo Inmetro.
O preço do sedã médio CAOA Chery Arrizo6 Pro 2022 é de R$ 142.490. Além dos itens já citados ele traz como equipamento de série 6 airbags (2 frontais, 2 laterais e 2 cortina), controle eletrônico de estabilidade e tração, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, indicador de pressão e temperatura dos pneus, sistema de alarme, sistema auxiliar para partidas em rampa, sensores de chuva e crepuscular, controlador de velocidade (piloto automático), alarme, retrovisores, vidros e travas elétricas, comando de climatização a distância, viva-voz com sistema Bluetooth, conexão USB (2 dianteiras e 1 traseira), 6 alto-falantes e teto solar elétrico. As cores sólidas disponíveis são: Preto e Branco sem custo. Já as metálicas, Prata e Cinza custam R$ 1.300,00 e pela Branca Perolizada a CAOA Chery cobra R$ 1.500,00.
Fotos: AutoAgora.com.br/ Fábio Gonzales-CAOA Chery
Motor: 1.5L VVT Turbo iFlex
Tipo do motor: Transversal, 4 cilindros em linha
Potência: 150 cv (E)/147 cv (G)
Torque: 21,4 kgfm (E/G)
Câmbio: CVT com 9 marchas simuladas
Direção: Assistência elétrica progressiva
Dianteira: Independente McPherson
Traseira: Semi-independente com barra de torção
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Discos sólidos
Comprimento: 4.675 mm
Largura: 1.814 mm
Altura: 1.493 mm
Distância entre-eixos: 2.650 mm
Porta-malas: 570 L
Capacidade do tanque: 48 L