Avaliação: Carro elétrico Renault Kwid E-TECH Electric

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Avaliação: Carro elétrico Renault Kwid E-TECH Electric

Avaliação: Carro elétrico Renault Kwid E-TECH Electric

Avaliação: Carro elétrico Renault Kwid E-TECH Electric

Ideal para o uso urbano, o Kwid elétrico é um dos mais baratos do Brasil

Avaliação: Carro elétrico Renault Kwid E-TECH Electric

Avaliação: Carro elétrico Renault Kwid E-TECH Electric

Por: Edison Ragassi

A busca por uma mobilidade sustentável, sem emitir gases tóxicos, levou a indústria de automóveis a desenvolver o carro com motor elétrico. A Renault investiu neste tipo de veículo e oferece vários modelos com esta propulsão para atender diferentes consumidores. No Brasil, a linha de veículos de passeio é composta pelo Renault Zoe, direcionado aos consumidores com maior poder aquisitivo e, desde abril de 2022, ela passou a oferecer o Renault Kwid E-TECH Electric, com preço menor, ou seja, é um dos elétricos mais baratos disponíveis no mercado nacional.

Avaliação: Carro elétrico Renault Kwid E-TECH Electric Frente

Frente do Kwid E-TECH Electric com frisos, pouca diferença no desenho em relação ao modelo térmico

No que diz respeito ao visual, a frente do Kwid E-TECH Electric só tem um detalhe para diferenciar do modelo com motor a combustão. O capô traz vincos acentuados no centro e nas extremidades. A grade frontal do Kwid E-TECH é inteiriça, uma marca registrada da Renault nos modelos elétricos. Ela traz dois frisos cromados, os quais não estão presentes no modelos térmicos, ela também tem a função de alojar a tampa de recarga cuja abertura é acionada através de um comando interno no painel no lado do motorista. O para-choque é grande, e o conjunto ótico separado com luzes de circulação diurna (DRL) em LED. Elas se prolongam até a grade.

Avaliação: Carro elétrico Renault Kwid E-TECH Electric Lateral

Desenho lateral igual ao do Kwid com motor a combustão. A diferença está nos parafusos das rodas, ele tem quatro

A lateral do Kwid elétrico tem o mesmo visual do modelo com motor a combustão, porém, no teto há barras. As molduras dos vidros laterais, colunas das portas com aplique e as capas dos retrovisores são na cor preta, com as maçanetas na cor da carroceria. O vinco está na parte inferior das portas com frisos e adesivos estilizados com a inscrição E-TECH. As caixas das rodas trazem molduras pretas e as rodas de liga leve 14 polegadas são calçadas com pneus 175/70 R14. O Kwid elétrico tem quatro parafusos para a fixação das rodas, enquanto que no Kwid Flex são três parafusos.

Avaliação: Carro elétrico Renault Kwid E-TECH Electric Traseira

A diferença do desenho traseiro no Kwid elétrico está no formato dos refletores e overbump com luz de neblina

Pouca diferença também no desenho da traseira. O Renault Kwid E-TECH tem um aerofólio que sai do teto na mesma cor da carroceria, enquanto que na versão com motor a combustão a cor é preta. O vidro com as pontas arredondadas tem o limpador traseiro na parte inferior. No meio da tampa está o Losango, logomarca da Renault e, logo abaixo, a inscrição ‘E Kwid’. As lanternas são em LED e formam um ‘C’ quando acesas. Na parte superior, o para-choque é na mesma cor da carroceria. Ele traz nas extremidades refletores retangulares, enquanto que no Kwid convencional eles são arredondados. Já a parte inferior do para-choque é na cor preta, tem a luz de neblina no meio e um overbump prateado. E no centro inferior do para-choque uma moldura para acomodar a placa de identificação.

Avaliação: Carro elétrico Renault Kwid E-TECH Electric Painel

Painel do Kwid E-TECH Electric totalmente digital e volante de 4 raios

Interior do carro elétrico Renault Kwid E-TECH é simples e funcional

No interior do Kwid elétrico, o quadro de instrumentos é totalmente digital com os mostradores em LED e detalhes em prata combinados com preto brilhante. O volante de quatro raios é multifuncional em plástico espumado. Ele tem do lado esquerdo as teclas do controlador de velocidade, e do lado direito, o botão do comando de voz (push to talk), para ser utilizado quando o smartphone está pareado via Android Auto ou Apple Carplay.

Avaliação: Carro elétrico Renault Kwid E-TECH Electric Multimídia

Central multimídia do elétrico Renault Kwid E-TECH com tela de 7 polegadas

No centro está a tela de 7 polegadas sensível ao toque do sistema multimídia. Semelhante aos utilizados em outros veículos da Renault é denominado Media Evolution, vem com espelhamento de smartphone via Android Auto e Apple CarPlay. Traz ainda Bluetooth, entradas USB, AUX e rádio AM/FM. Logo abaixo da tela, os comandos para abertura dos vidros elétricos dianteiros, porém, não há botões para o motorista abrir os vidros traseiros, além disso, traz também comando para travamento e destravamento das portas, pisca alerta e modo ECO. Mais abaixo está o controle de temperatura e ventilação do ar-condicionado. E os bancos tem revestimento que mistura tecido e couro. 

Avaliação: Carro elétrico Renault Kwid E-TECH Electric Console central

No console central do Kwid elétrico um seletor substitui a alavanca de mudanças das marchas

Já no console central, onde nos veículos com motor a combustão está a alavanco do câmbio, ela foi substituída por um comando rotativo cromado de três posições: D (drive), N (neutro/ponto morto) e R (ré). E ainda no mesmo console, para quem gosta de controlar mais o carro, o botão que desativa o controle de estabilidade e também o que aciona o limitador de velocidade de cruzeiro. Apesar de ser um carro elétrico, a chave de partida do motor é convencional, do tipo canivete.

Avaliação: Carro elétrico Renault Kwid E-TECH Electric Espaço do porta-malas sem rebater os bancos Avaliação: Carro elétrico Renault Kwid E-TECH Electric Porta-malas banco rebatido

Dimensões e capacidades Renault Kwid E-TECH Electric

O Renault Kwid E-Tech tem 3,7 m de comprimento, 1,7 m de largura com os retrovisores abertos e a altura, sem as barras do teto é de 1,5 m. Por se tratar de um veículo urbano, o espaço interior é para quatro ocupantes, ou seja, o motorista e três passageiros. Não há cinto de segurança no meio do banco traseiro. O porta-malas tem capacidade de 290 litros, mas pode ser ampliada para 1.100 litros ao rebater o encosto do banco traseiro.

Avaliação: Carro elétrico Renault Kwid E-TECH Electric Motor elétrico

Kwid E-TECH, motor entrega 65 cv de potência e 11,5 kgfm de torque

Motor Renault Kwid E-TECH Electric

O motor elétrico do Kwid E-Tech é síncrono de imãs permanentes com redutor integrado de 48 kW, o que equivalente a 65 cv de potência disponíveis a 4.000 rpm, enquanto que o torque é de 11,5 kgfm disponíveis entre 0 e 4.000 rpm. O motor elétrico é alimentado por bateria íon-lítio de 26,8 kWh. E a transmissão é de uma marcha a frente e outra para a ré. A autonomia do Kwid E-TECH Electric divulgado pela Renault é de 298 quilômetros no uso urbano.

Avaliação: Carro elétrico Renault Kwid E-TECH Electric Movimento

Renault Kwid E Tech 100% Elétrico. Foto: Rodolfo BUHRER / La Imagem / Renault

Impressões ao dirigir carro elétrico Renault Kwid E-TECH Electric

Como foi descrito acima, no que diz respeito a visual, poucos são os detalhes que diferenciam o Renault Kwid E-TECH Electric do irmão com motor Flex que é fabricado no Brasil. Porém, ao entrar no elétrico, o motorista irá perceber que ele tem diferenças nos detalhes de acabamento e o volante com outro desenho.

Avaliação: Carro elétrico Renault Kwid E-TECH Electric Interior dianteiro Avaliação: Carro elétrico Renault Kwid E-TECH Electric Interior traseira

Nesse primeiro contato, também irá perceber que, apesar do quadro de instrumentos ser digital em ambos, as informações mostradas são diferentes, pois no Kwid elétrico não há conta giros e sim um mostrador de como o motorista utiliza a carga da bateria.

Avaliação: Carro elétrico Renault Kwid E-TECH Electric Volante e painel

Kwid E-TECH Electric, volante multifuncional e painel com informações digitais

O motorista também não encontra dificuldades para ajustar espelhos e bancos para encontrar a melhor posição para dirigir. Depois disso, apesar de já ter contato, dirigido e testado outros modelos elétricos, ao girar a chave, sempre falta aquele ruído do motor sendo acionado.      

Avaliação: Carro elétrico Renault Kwid E-TECH Electric

Renault Kwid E Tech 100% Elétrico/ Foto: Rodolfo BUHRER / La Imagem / Renault

Dai para frente, quem já dirigiu o Kwid com motor a combustão, irá perceber a diferença gigante no que dia respeito a desempenho, entre um e outro. O arranque para sair da posição estacionária é forte, ele acelera de 0 a 100 km/h em 14,6 segundos, enquanto que o modelo com motor a combustão faz de 0 a 100 km/h em 13,5 s. Parece pouco, mas no uso diário, faz diferença e associado ao arranque, desenvolve velocidade rapidamente.

Avaliação: Carro elétrico Renault Kwid E-TECH Electric- Movimento traseira

Avaliação: Carro elétrico Renault Kwid E-TECH Electric/ Foto: Rodolfo BUHRER / La Imagem / Renault

No uso urbano, o Kwid E-TECH Electric é ágil, fácil de manobrar e estacionar, pois cabe em qualquer espaço. Também tem ótimo desempenho quando chega na subida, isso porque o motor elétrico entrega torque imediato para as rodas motrizes, já que não há desperdício de energia, pois ele não tem partes móveis.

As suspensões estão bem calibradas, proporcionam conforto, pois pouco das vibrações provocadas ao passar por asfalto ruim, valetas ou lombadas, invade a carroceria e ele também tem estabilidade nas curvas. Como um veículo urbano ele atende bem as necessidades.

Avaliação: Carro elétrico Renault Kwid E-TECH Electric Carregando

Renault Kwid E Tech 100% Elétrico. Foto: Rodolfo BUHRER / La Imagem / Renault

Como carregar o Renault Kwid E-TECH Electric

O Renault Kwid E-TECH elétrico tem a entrada de carregamento em corrente AC, no caso a CCS Type 2. Para a corrente DC a entrada é a CCS Combo 2. No porta-malas há o carregador portátil, sua potência máxima é de 2,2 kW, ele utiliza uma tomada de 3 pinos, ela é utilizada ao conectar em tomadas residenciais de 20 A, tanto faz ser 110 ou 220 Volts, porém é necessário que a tomada seja aterrada.

Avaliação: Carro elétrico Renault Kwid E-TECH Electric- Carregador caseiro

Kit para carregar do Renault Kwid E-TECH Electric

Tempo para carregar a bateria do Renault Kwid E-TECH Electric

Quando motorista carrega o Kwid E-TECH nos carregadores rápidos com corrente DC de 30 kW, o tempo será de 40 minutos para carregar entre 15 e 80%. Já no wallbox com corrente AC de 7,4 kW, o tempo de carga de 15% a 80% é de 2 horas e 54 minutos. No carregador portátil de 220 Volts o tempo gasto será de 8 horas e 57 minutos para a recarga de 15% a 80% da bateria.

Consumo e custo por km rodado do Renault Kwid E-TECH Electric

A Renault divulga que o consumo do elétrico Renault Kwid E-TECH é de 0,44 MJ/km, sendo assim, o custo é de R$ 0,06 por quilômetro rodado, para efeito de comparação, um veículo com motor a combustão interna de mesmo porte, tem o custo médio de R$ 0,48 para rodar a mesma distância.

Avaliação: Carro elétrico Renault Kwid E-TECH Electric

Avaliação: Carro elétrico Renault Kwid E-TECH Electric

Preço carro elétrico Renault Kwid E-TECH Electric

O preço do Renault Kwid E-TECH Electric é R$ 149.990, ele é oferecido em única versão. Seu principal concorrente em termos de preço é o elétrico Jac E-JS1 que custa R$145.900. Entre os equipamentos de segurança e auxilio ao motorista o Kwid E-TECH traz 6 airbags, controle eletrônico de estabilidade (ESP), freios ABS com BAS (Braking Assist System), assistente de partida em rampa (HSA), câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, direção com assistência elétrica, travamento centralizado das portas por botão, vidros elétricos dianteiros e traseiros, porém, não há comandos para o motorista dos vidros traseiros, ajuste de altura dos faróis, limitador de velocidade (com acionamento no volante), regulagem elétrica dos retrovisores.

Carro elétrico Renault Kwid E-TECH Electric com som característico 

E ainda, integra o pacote de equipamentos de série do Kwid E-TECH Eletric, o sistema AVAS (Acoustic Vehicle Alert System). Ele emite um sinal sonoro de alerta para avisar os pedestres até o veículo atingir 30 km/h, velocidade comum em áreas urbanas. Um equipamento importante, já que não há ruído do motor. Esse som é uma assinatura exclusiva a todos os modelos elétricos do Renault Group. Com os preços atuais dos modelos elétricos, em relação ao similar com motor térmico, mesmo o elétrico tendo custo de manutenção menor, os ainda são mais vantajosos para quem necessita de um veículo que será utilizado no trabalho, rodando vários quilômetros por dia, isso para compensar o valor investido em menos tempo.

Avaliação: Carro elétrico Renault Kwid E-TECH Electric

Avaliação: Carro elétrico Renault Kwid E-TECH Electric

Ficha técnica Renault Kwid E-TECH Electric

Motor elétrico

Características: Síncrono de imãs permanentes com redutor integrado

Alimentação: Baterias de íon-lítio

Bateria: 26,8 kWh

Tração: Dianteira

Potência: 65 cv a 4.000 rpm

Torque: 11,5 kgfm entre 0 e 4.000 rpm

Câmbio Renault Kwid E-TECH Electric

Tipo: Uma marcha à frente e uma à ré

Direção

Tipo: Assistência elétrica

Suspensão Renault Kwid E-TECH Electric

Dianteira: McPherson, roda tipo independente e molas helicoidal.

Traseira: eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal

Rodas: Liga leve 14”

Pneus: 175/70 R14

Freios Renault Kwid E-TECH Electric

Dianteiros: Discos ventilados

Traseiros: Tambor

Dimensões/Capacidades Renault Kwid E-TECH Electric

Comprimento: 3.734 mm

Largura: 1.770 mm

Distância entre-eixos: 2.423 mm

Altura: 1.500 mm

Porta-malas: 290 litros

Peso: 977 kg

Ocupantes: quatro

Autonomia: 298 km (cidade) e 265 km (misto)

Leia também, Lançamento: Carro elétrico JAC e-JS1

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