A busca por uma mobilidade sustentável, sem emitir gases tóxicos, levou a indústria de automóveis a desenvolver o carro com motor elétrico. A Renault investiu neste tipo de veículo e oferece vários modelos com esta propulsão para atender diferentes consumidores. No Brasil, a linha de veículos de passeio é composta pelo Renault Zoe, direcionado aos consumidores com maior poder aquisitivo e, desde abril de 2022, ela passou a oferecer o Renault Kwid E-TECH Electric, com preço menor, ou seja, é um dos elétricos mais baratos disponíveis no mercado nacional.
No que diz respeito ao visual, a frente do Kwid E-TECH Electric só tem um detalhe para diferenciar do modelo com motor a combustão. O capô traz vincos acentuados no centro e nas extremidades. A grade frontal do Kwid E-TECH é inteiriça, uma marca registrada da Renault nos modelos elétricos. Ela traz dois frisos cromados, os quais não estão presentes no modelos térmicos, ela também tem a função de alojar a tampa de recarga cuja abertura é acionada através de um comando interno no painel no lado do motorista. O para-choque é grande, e o conjunto ótico separado com luzes de circulação diurna (DRL) em LED. Elas se prolongam até a grade.
A lateral do Kwid elétrico tem o mesmo visual do modelo com motor a combustão, porém, no teto há barras. As molduras dos vidros laterais, colunas das portas com aplique e as capas dos retrovisores são na cor preta, com as maçanetas na cor da carroceria. O vinco está na parte inferior das portas com frisos e adesivos estilizados com a inscrição E-TECH. As caixas das rodas trazem molduras pretas e as rodas de liga leve 14 polegadas são calçadas com pneus 175/70 R14. O Kwid elétrico tem quatro parafusos para a fixação das rodas, enquanto que no Kwid Flex são três parafusos.
Pouca diferença também no desenho da traseira. O Renault Kwid E-TECH tem um aerofólio que sai do teto na mesma cor da carroceria, enquanto que na versão com motor a combustão a cor é preta. O vidro com as pontas arredondadas tem o limpador traseiro na parte inferior. No meio da tampa está o Losango, logomarca da Renault e, logo abaixo, a inscrição ‘E Kwid’. As lanternas são em LED e formam um ‘C’ quando acesas. Na parte superior, o para-choque é na mesma cor da carroceria. Ele traz nas extremidades refletores retangulares, enquanto que no Kwid convencional eles são arredondados. Já a parte inferior do para-choque é na cor preta, tem a luz de neblina no meio e um overbump prateado. E no centro inferior do para-choque uma moldura para acomodar a placa de identificação.
No interior do Kwid elétrico, o quadro de instrumentos é totalmente digital com os mostradores em LED e detalhes em prata combinados com preto brilhante. O volante de quatro raios é multifuncional em plástico espumado. Ele tem do lado esquerdo as teclas do controlador de velocidade, e do lado direito, o botão do comando de voz (push to talk), para ser utilizado quando o smartphone está pareado via Android Auto ou Apple Carplay.
No centro está a tela de 7 polegadas sensível ao toque do sistema multimídia. Semelhante aos utilizados em outros veículos da Renault é denominado Media Evolution, vem com espelhamento de smartphone via Android Auto e Apple CarPlay. Traz ainda Bluetooth, entradas USB, AUX e rádio AM/FM. Logo abaixo da tela, os comandos para abertura dos vidros elétricos dianteiros, porém, não há botões para o motorista abrir os vidros traseiros, além disso, traz também comando para travamento e destravamento das portas, pisca alerta e modo ECO. Mais abaixo está o controle de temperatura e ventilação do ar-condicionado. E os bancos tem revestimento que mistura tecido e couro.
Já no console central, onde nos veículos com motor a combustão está a alavanco do câmbio, ela foi substituída por um comando rotativo cromado de três posições: D (drive), N (neutro/ponto morto) e R (ré). E ainda no mesmo console, para quem gosta de controlar mais o carro, o botão que desativa o controle de estabilidade e também o que aciona o limitador de velocidade de cruzeiro. Apesar de ser um carro elétrico, a chave de partida do motor é convencional, do tipo canivete.
O Renault Kwid E-Tech tem 3,7 m de comprimento, 1,7 m de largura com os retrovisores abertos e a altura, sem as barras do teto é de 1,5 m. Por se tratar de um veículo urbano, o espaço interior é para quatro ocupantes, ou seja, o motorista e três passageiros. Não há cinto de segurança no meio do banco traseiro. O porta-malas tem capacidade de 290 litros, mas pode ser ampliada para 1.100 litros ao rebater o encosto do banco traseiro.
O motor elétrico do Kwid E-Tech é síncrono de imãs permanentes com redutor integrado de 48 kW, o que equivalente a 65 cv de potência disponíveis a 4.000 rpm, enquanto que o torque é de 11,5 kgfm disponíveis entre 0 e 4.000 rpm. O motor elétrico é alimentado por bateria íon-lítio de 26,8 kWh. E a transmissão é de uma marcha a frente e outra para a ré. A autonomia do Kwid E-TECH Electric divulgado pela Renault é de 298 quilômetros no uso urbano.
Como foi descrito acima, no que diz respeito a visual, poucos são os detalhes que diferenciam o Renault Kwid E-TECH Electric do irmão com motor Flex que é fabricado no Brasil. Porém, ao entrar no elétrico, o motorista irá perceber que ele tem diferenças nos detalhes de acabamento e o volante com outro desenho.
Nesse primeiro contato, também irá perceber que, apesar do quadro de instrumentos ser digital em ambos, as informações mostradas são diferentes, pois no Kwid elétrico não há conta giros e sim um mostrador de como o motorista utiliza a carga da bateria.
O motorista também não encontra dificuldades para ajustar espelhos e bancos para encontrar a melhor posição para dirigir. Depois disso, apesar de já ter contato, dirigido e testado outros modelos elétricos, ao girar a chave, sempre falta aquele ruído do motor sendo acionado.
Dai para frente, quem já dirigiu o Kwid com motor a combustão, irá perceber a diferença gigante no que dia respeito a desempenho, entre um e outro. O arranque para sair da posição estacionária é forte, ele acelera de 0 a 100 km/h em 14,6 segundos, enquanto que o modelo com motor a combustão faz de 0 a 100 km/h em 13,5 s. Parece pouco, mas no uso diário, faz diferença e associado ao arranque, desenvolve velocidade rapidamente.
No uso urbano, o Kwid E-TECH Electric é ágil, fácil de manobrar e estacionar, pois cabe em qualquer espaço. Também tem ótimo desempenho quando chega na subida, isso porque o motor elétrico entrega torque imediato para as rodas motrizes, já que não há desperdício de energia, pois ele não tem partes móveis.
As suspensões estão bem calibradas, proporcionam conforto, pois pouco das vibrações provocadas ao passar por asfalto ruim, valetas ou lombadas, invade a carroceria e ele também tem estabilidade nas curvas. Como um veículo urbano ele atende bem as necessidades.
O Renault Kwid E-TECH elétrico tem a entrada de carregamento em corrente AC, no caso a CCS Type 2. Para a corrente DC a entrada é a CCS Combo 2. No porta-malas há o carregador portátil, sua potência máxima é de 2,2 kW, ele utiliza uma tomada de 3 pinos, ela é utilizada ao conectar em tomadas residenciais de 20 A, tanto faz ser 110 ou 220 Volts, porém é necessário que a tomada seja aterrada.
Quando motorista carrega o Kwid E-TECH nos carregadores rápidos com corrente DC de 30 kW, o tempo será de 40 minutos para carregar entre 15 e 80%. Já no wallbox com corrente AC de 7,4 kW, o tempo de carga de 15% a 80% é de 2 horas e 54 minutos. No carregador portátil de 220 Volts o tempo gasto será de 8 horas e 57 minutos para a recarga de 15% a 80% da bateria.
A Renault divulga que o consumo do elétrico Renault Kwid E-TECH é de 0,44 MJ/km, sendo assim, o custo é de R$ 0,06 por quilômetro rodado, para efeito de comparação, um veículo com motor a combustão interna de mesmo porte, tem o custo médio de R$ 0,48 para rodar a mesma distância.
O preço do Renault Kwid E-TECH Electric é R$ 149.990, ele é oferecido em única versão. Seu principal concorrente em termos de preço é o elétrico Jac E-JS1 que custa R$145.900. Entre os equipamentos de segurança e auxilio ao motorista o Kwid E-TECH traz 6 airbags, controle eletrônico de estabilidade (ESP), freios ABS com BAS (Braking Assist System), assistente de partida em rampa (HSA), câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, direção com assistência elétrica, travamento centralizado das portas por botão, vidros elétricos dianteiros e traseiros, porém, não há comandos para o motorista dos vidros traseiros, ajuste de altura dos faróis, limitador de velocidade (com acionamento no volante), regulagem elétrica dos retrovisores.
E ainda, integra o pacote de equipamentos de série do Kwid E-TECH Eletric, o sistema AVAS (Acoustic Vehicle Alert System). Ele emite um sinal sonoro de alerta para avisar os pedestres até o veículo atingir 30 km/h, velocidade comum em áreas urbanas. Um equipamento importante, já que não há ruído do motor. Esse som é uma assinatura exclusiva a todos os modelos elétricos do Renault Group. Com os preços atuais dos modelos elétricos, em relação ao similar com motor térmico, mesmo o elétrico tendo custo de manutenção menor, os ainda são mais vantajosos para quem necessita de um veículo que será utilizado no trabalho, rodando vários quilômetros por dia, isso para compensar o valor investido em menos tempo.
Motor elétrico
Características: Síncrono de imãs permanentes com redutor integrado
Alimentação: Baterias de íon-lítio
Bateria: 26,8 kWh
Tração: Dianteira
Tipo: Uma marcha à frente e uma à ré
Direção
Tipo: Assistência elétrica
Dianteira: McPherson, roda tipo independente e molas helicoidal.
Traseira: eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal
Rodas: Liga leve 14”
Pneus: 175/70 R14
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Tambor
Comprimento: 3.734 mm
Largura: 1.770 mm
Distância entre-eixos: 2.423 mm
Altura: 1.500 mm
Porta-malas: 290 litros
Peso: 977 kg
Ocupantes: quatro
Autonomia: 298 km (cidade) e 265 km (misto)
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