Velho conhecido do consumidor europeu, o Renault Zoe, lançado no velho mundo em 2012, pode ser considerado como um dos modelos de maior sucesso da fabricante francesa.
Este ano, por exemplo, ele foi o elétrico mais vendido na Europa no primeiro semestre.
Aqui no Brasil, as vendas oficiais do Renault Zoe iniciaram em novembro de 2018, durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.
Com desenho futurista, traz na frente um capô com vincos acentuados. Os faróis em forma de gota acomodam lâmpadas halógenas e um friso em LED na cor azul. Eles se unem através de um pequeno suporte. No centro a logomarca Renault, que também é tampa dos contatos para recarregar as baterias. O para-choque na mesma cor da carroceria tem nas extremidades ressaltos em forma de C, os quais acomodam lâmpadas de LED. E na parte inferior uma grade com frisos cromados ao redor.
Nas laterais os faróis invadem os para-lamas, eles se unem aos vincos superiores da porta. Os retrovisores com lâmpadas repetidoras são na cor na preta. As maçanetas das portas traseiras estão na coluna ao lado dos vidros. As rodas são de liga leve 16 polegadas e os pneus 195/65 R16.
A traseira é ovalada, sai do teto um aerofólio. As lanternas são no formato de losango, um vinco une as duas. No centro da tampa uma moldura que acomoda a placa de identificação. O para-choque na mesma cor da carroceria tem refletores nas extremidades, a luz de ré está no lado direito.
O elétrico compacto da Renault pesa 1.480 kg. Ele tem 4,08 metros de comprimento. A largura é de 1,7 m e a altura de 1,5 m. Com distância entre-eixos de 2,5 m. No porta-malas, sem rebater os bancos, a capacidade é de 338 litros.
Na parte interna, o painel de instrumentos é 100% digital com tela TFT. O volante é multifuncional e no centro o multimídia. Ele é compatível com os sistemas Android Auto e Apple Carplay e o GPS é integrado. São várias as funções que podem ser acionadas pela tela sensível ao toque. O ar-condicionado é digital e o freio de estacionamento mecânico. Os bancos são revestidos em tecido, com regulagens do encosto e distância manuais.
O carro elétrico Renault Zoe utiliza o motor R90. Ele foi totalmente concebido pela fabricante francesa, para isso, a empresa registrou 95 patentes. Entre as soluções tecnológicas ele traz um mini Power Electronic Controller (Controlador Eletrônico de Potência). Este sistema integra o módulo de interconexão, a eletrônica de potência e o carregador Caméléon, com um volume 25% menor em relação ao motor anterior.
O motor R90 é produzido na fábrica da Renault de Cléon (região da Normandia), onde o Grupo concentra a produção de motores e caixas de câmbio de alto valor agregado (motores Energy, motores Renault Sport).
Já o cárter que permite integrar a bateria no carro e os eixos dianteiro e traseiro do Zoe integram os sistemas mecânicos 100% Renault. Concebidos pela Engenharia de Chassis e Veículos Elétricos do Grupo Renault, eles são produzidos na fábrica da Renault de Le Mans (região de Sarthe).
Outra solução utilizada no carro elétrico foi implantada no sistema arrefecimento. O motor utiliza fluido, semelhante aos dos motores a combustão interna. Já a bateria é refrigerada pelo sistema de ar-condicionado, isso ocorre pontualmente caso a temperatura média das células atinja 33°C. O Renault Zoe tem potência de 92 cv e torque de 22,9 kgfm. Ele está acoplado a um câmbio automático de 1 marcha. Acelera de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos.
Logo no primeiro contato visto, por fora, o Renault Zoe tem a aparência de ser um carro pequeno, e chama a atenção, principalmente do público feminino. Vale até comentar que durante o período de avaliação, por várias vezes as mulheres questionaram a reportagem sobre o modelo.
Já ao entrar esta impressão de carro pequeno se desfaz, pois o interior é espaçoso e confortável, até mesmo para quem senta no banco traseiro.
O motorista não encontra dificuldades para ajustar o banco, volante, retrovisores e assim encontrar a melhor posição para dirigir.
Ao olhar no painel, a impressão é de estar em uma nave, pois todas as informações são digitais e de fácil visualização.
Depois disso é só movimentar a alavanca do câmbio para a posição D, baixar a alavanca do freio de mão, que começa a diversão. Dirigir um carro elétrico é realmente uma experiência única e divertida.
Os mais puristas pensam que não há emoção, porque o veículo não emite o som do motor. Sim é verdade, não há o barulho como estamos acostumados, porém, no interior o condutor ouve um som, o qual lembra os utilizados em veículos de filme de ficção cientifica. Fica a dica para o leitor/internauta , que for até uma concessionária Renault, e fazer o teste drive no carro, preste atenção neste detalhe.
Acelerar o Zoe para tirá-lo da posição estacionária é muito bom, pois ele oferece um arranque forte. Esta é uma característica dos veículos elétricos em geral, já que o motor não perde energia, ele não tem as partes móveis, por exemplo, e o torque é imediato.
Ao rodar na cidade ele se mostra ágil. Oferece boa visualização e passa segurança ao motorista. Utiliza sistema elétrico de auxilio na direção, o qual está bem ajustado. É leve nas manobras de estacionamento e firme ao entrar e sair das curvas. Na rodovia, o Zoe desenvolve velocidade rapidamente, e as acelerações e retomadas são excelentes.
A autonomia do Zoe é de 300 km, ele tem um sistema de freio regenerativo, o qual carrega a bateria e funciona muito bem. Para melhor autonomia o ideal é utilizar o carro no modo Eco. Nesta Avaliação, após rodar 193,5 km no trecho urbano, o consumo foi de 7,4 kw. Em São Paulo, a tarifa cobrada pelo kWh residencial é de R$ 0,80, isso sem adicionar a bandeira tarifária, pois ela varia de acordo com o consumo. Sendo assim o custo seria de R$ 5,92, porém, ele foi carregado no eletroposto da ABB em Pirituba, onde é possível carregar a bateria sem custo. Em um carro com motor a combustão abastecido com etanol (média de consumo 9 km/L), para rodar a mesma quilometragem (193,5 km) o custo (preço médio do etanol R$ 2,87) será de R$ 61,70. Mas, é ainda maior ao computar desgaste de peças como filtros de ar, óleo e combustível, correia dentada, óleo lubrificante, partes móveis entre outros, que não estão em um carro elétrico.
O preço do Renault Zoe Intense é R$ 205.678. Entre os itens de série ele traz: Vidros elétricos nas quatro portas, com acionamento Onetouch para o motorista. O volante é revestido em couro, ajustável em altura e profundidade. O velocímetro está na tela TFT. As travas são elétricas, ar-condicionado com regulagem automática e o tecido do banco cinza.
Tem ainda o rebatimento elétrico dos retrovisores externos, piloto automático com limitador de velocidade e faróis com acendimento automático.
O sistema de som do Renault Zoe é Premium BOSE. Ele é composto por kits de 6 alto-falantes, 1 subwoofer na parte traseira e amplificador BOSE Energy Efficient com 7 canais de equalização de som. O multimídia tem conexão para smartphones e sistema de navegação integrado. Entre os itens de segurança estão o ISOFIX, freios ABS com EBD, o controle eletrônico de estabilidade, air bag duplo, alerta de cinto de segurança, 3 apoios de cabeça no banco traseiro e indicador de pressão dos pneus. Vem ainda com o cabo de carregamento.
Na cidade de São Paulo, são vários os locais onde é possível carregar a bateria de um veículo elétrico sem custo. Para incentivar a compra de veículos elétricos, as fabricantes e importadores estão num esforço conjunto para instalar outros pontos de recarga.
Por: Edison Ragassi / Fotos: Saulo Mazzoni
Motor
Tipo de motor: Elétrico
Potência: 92 cv
Torque: 22,9 kgfm
Tipo de tração: 4×2
Câmbio: Automático 1 marchas
Direção: Assistência elétrica
Dianteira: Independente pseudo McPherson
Traseira: Eixo de torção
Freios
Dianteiros: Discos ventilados
Freios traseiros: Tambor
Comprimento: 4.084 mm
Distância entre-eixos: 2.588 mm
Altura: 1.562 mm
Largura sem os retrovisores: 1.730 mm
Porta-malas: 388 litros
Carregador
Adaptável monofásico-trifásico de 2 a 43 W
Tomada de segurança Green-Up:10h
3 kW (Wallbox monofásico 16 A): 9h
7 kW: 4h
22 kW (terminal trifásico 32 A): 80% em 1h
43 kW (terminal trifásico 63 A): 80% em 30 min