Avaliação: Carro elétrico Renault Zoe

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Avaliação: Carro elétrico Renault Zoe

Avaliação: Carro elétrico Renault Zoe/ Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Carro elétrico Renault Zoe

Avaliação: Carro elétrico Renault Zoe/ Foto: Saulo Mazzoni

O hatch compacto elétrico da Renault é confortável, fácil de guiar, esperto nas acelerações e retomadas. O modelo é ideal para o uso nas grandes cidades

Velho conhecido do consumidor europeu, o Renault Zoe, lançado no velho mundo em 2012, pode ser considerado como um dos modelos de maior sucesso da fabricante francesa.

Este ano, por exemplo, ele foi o elétrico mais vendido na Europa no primeiro semestre.

Aqui no Brasil, as vendas oficiais do Renault Zoe iniciaram em novembro de 2018, durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.

Avaliação: Carro elétrico Renault Zoe

Renault Zoe, os faróis são em formato de gota/ Foto: Saulo Mazzoni

Com desenho futurista, traz na frente um capô com vincos acentuados. Os faróis em forma de gota acomodam lâmpadas halógenas e um friso em LED na cor azul.  Eles se unem através de um pequeno suporte. No centro a logomarca Renault, que também é tampa dos contatos para recarregar as baterias. O para-choque na mesma cor da carroceria tem nas extremidades ressaltos em forma de C, os quais acomodam lâmpadas de LED. E na parte inferior uma grade com frisos cromados ao redor.

Avaliação: Carro elétrico Renault Zoe

Avaliação: Carro elétrico Renault Zoe, lateral com vincos e capa do retrovisor preta/ Foto: Saulo Mazzoni

Nas laterais os faróis invadem os para-lamas, eles se unem aos vincos superiores da porta. Os retrovisores com lâmpadas repetidoras são na cor na preta. As maçanetas das portas traseiras estão na coluna ao lado dos vidros. As rodas são de liga leve 16 polegadas e os pneus 195/65 R16.

Avaliação: Carro elétrico Renault Zoe

Traseira oval, as lanternas são no formato de losango/ Foto: Saulo Mazzoni

A traseira é ovalada, sai do teto um aerofólio. As lanternas são no formato de losango, um vinco une as duas. No centro da tampa uma moldura que acomoda a placa de identificação. O para-choque na mesma cor da carroceria tem refletores nas extremidades, a luz de ré está no lado direito.

Avaliação: Carro elétrico Renault Zoe

Porta malas com capacidade de 338 litros/ Foto: Saulo Mazzoni

O elétrico compacto da Renault pesa 1.480 kg. Ele tem 4,08 metros de comprimento.  A largura é de 1,7 m e a altura de 1,5 m. Com distância entre-eixos de 2,5 m. No porta-malas, sem rebater os bancos, a capacidade é de 338 litros.

Avaliação: Carro elétrico Renault Zoe

Avaliação: Carro elétrico Renault Zoe, painel 100% digital e multimídia com GPS integrado

Na parte interna, o painel de instrumentos é 100% digital com tela TFT. O volante é multifuncional e no centro o multimídia. Ele é compatível com os sistemas Android Auto e Apple Carplay e o GPS é integrado. São várias as funções que podem ser acionadas pela tela sensível ao toque. O ar-condicionado é digital e o freio de estacionamento mecânico. Os bancos são revestidos em tecido, com regulagens do encosto e distância manuais.

Avaliação: Carro elétrico Renault Zoe/ motor

Foto: Saulo Mazzoni

Elétrico Renault Zoe, motor e câmbio

O carro elétrico Renault Zoe utiliza o motor R90. Ele foi totalmente concebido pela fabricante francesa, para isso, a empresa registrou 95 patentes. Entre as soluções tecnológicas ele traz um mini Power Electronic Controller (Controlador Eletrônico de Potência). Este sistema integra o módulo de interconexão, a eletrônica de potência e o carregador Caméléon, com um volume 25% menor em relação ao motor anterior.

O motor R90 é produzido na fábrica da Renault de Cléon (região da Normandia), onde o Grupo concentra a produção de motores e caixas de câmbio de alto valor agregado (motores Energy, motores Renault Sport).

Já o cárter que permite integrar a bateria no carro e os eixos dianteiro e traseiro do Zoe integram os sistemas mecânicos 100% Renault. Concebidos pela Engenharia de Chassis e Veículos Elétricos do Grupo Renault, eles são produzidos na fábrica da Renault de Le Mans (região de Sarthe).

Outra solução utilizada no carro elétrico foi implantada no sistema arrefecimento. O motor utiliza fluido, semelhante aos dos motores a combustão interna. Já a bateria é refrigerada pelo sistema de ar-condicionado, isso ocorre pontualmente caso a temperatura média das células atinja 33°C. O Renault Zoe tem potência de 92 cv e torque de 22,9 kgfm. Ele está acoplado a um câmbio automático de 1 marcha. Acelera de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos.

Avaliação: Carro elétrico Renault Zoe

Avaliação: Carro elétrico Renault Zoe/ Foto: Saulo Mazzoni

Carro elétrico Renault Zoe, impressões ao dirigir

Logo no primeiro contato visto, por fora, o Renault Zoe tem a aparência de ser um carro pequeno, e chama a atenção, principalmente do público feminino. Vale até comentar que durante o período de avaliação, por várias vezes as mulheres questionaram a reportagem sobre o modelo.

Avaliação: Carro elétrico Renault Zoe    Avaliação: Carro elétrico Renault Zoe

Já ao entrar esta impressão de carro pequeno se desfaz, pois o interior é espaçoso e confortável, até mesmo para quem senta no banco traseiro.

O motorista não encontra dificuldades para ajustar o banco, volante, retrovisores e assim encontrar a melhor posição para dirigir.

Ao olhar no painel, a impressão é de estar em uma nave, pois todas as informações são digitais e de fácil visualização.

Depois disso é só movimentar a alavanca do câmbio para a posição D, baixar a alavanca do freio de mão, que começa a diversão. Dirigir um carro elétrico é realmente uma experiência única e divertida.

Avaliação: Carro elétrico Renault Zoe/ Painel

Mostrador digital e tela do multimídia/ Foto: Saulo Mazzoni

Os mais puristas pensam que não há emoção, porque o veículo não emite o som do motor. Sim é verdade, não há o barulho como estamos acostumados, porém, no interior o condutor ouve um som, o qual lembra os utilizados em veículos de filme de ficção cientifica. Fica a dica para o leitor/internauta , que for até uma concessionária Renault, e fazer o teste drive no carro, preste atenção neste detalhe.

Acelerar o Zoe para tirá-lo da posição estacionária é muito bom, pois ele oferece um arranque forte. Esta é uma característica dos veículos elétricos em geral, já que o motor não perde energia, ele não tem as partes móveis, por exemplo, e o torque é imediato.

Avaliação: Carro elétrico Renault Zoe

Renault Zoe com arranque forte, o torque é imediato ao acelerar/ Foto: Saulo Mazzoni

Ao rodar na cidade ele se mostra ágil. Oferece boa visualização e passa segurança ao motorista. Utiliza sistema elétrico de auxilio na direção, o qual está bem ajustado. É leve nas manobras de estacionamento e firme ao entrar e sair das curvas. Na rodovia, o Zoe desenvolve velocidade rapidamente, e as acelerações e retomadas são excelentes.

Avaliação: Carro elétrico Renault Zoe

O conector para carregar o Renault Zoe é acessado pelo logo da Renault na frente. Para abrir é necessário usar o comando no cartão de proximidade/ Foto: Saulo Mazzoni

Consumo de energia, custo por km para rodar com o carro elétrico Renault Zoe

A autonomia do Zoe é de 300 km, ele tem um sistema de freio regenerativo, o qual carrega a bateria e funciona muito bem. Para melhor autonomia o ideal é utilizar o carro no modo Eco. Nesta Avaliação, após rodar 193,5 km no trecho urbano, o consumo foi de 7,4 kw. Em São Paulo, a tarifa cobrada pelo kWh residencial é de R$ 0,80, isso sem adicionar a bandeira tarifária, pois ela varia de acordo com o consumo. Sendo assim o custo seria de R$ 5,92, porém, ele foi carregado no eletroposto da ABB em Pirituba, onde é possível carregar a bateria sem custo.  Em um carro com motor a combustão abastecido com etanol (média de consumo 9 km/L), para rodar a mesma quilometragem (193,5 km) o custo (preço médio do etanol R$ 2,87) será de R$ 61,70. Mas, é ainda maior ao computar desgaste de peças como filtros de ar, óleo e combustível, correia dentada, óleo lubrificante, partes móveis entre outros, que não estão em um carro elétrico.

Avaliação: Carro elétrico Renault Zoe

Avaliação: Carro elétrico Renault Zoe, maçaneta da porta traseira próxima ao vidro/ Foto: Saulo Mazzoni

Preço do Renault Zoe, itens de série e opcionais

O preço do Renault Zoe Intense é R$ 205.678. Entre os itens de série ele traz: Vidros elétricos nas quatro portas, com acionamento Onetouch para o motorista. O volante é revestido em couro, ajustável em altura e profundidade. O velocímetro está na tela TFT. As travas são elétricas, ar-condicionado com regulagem automática e o tecido do banco cinza.

Tem ainda o rebatimento elétrico dos retrovisores externos, piloto automático com limitador de velocidade e faróis com acendimento automático.

O sistema de som do Renault Zoe é Premium BOSE. Ele é composto por kits de 6 alto-falantes, 1 subwoofer na parte traseira e amplificador BOSE Energy Efficient com 7 canais de equalização de som. O multimídia tem conexão para smartphones e sistema de navegação integrado. Entre os itens de segurança estão o ISOFIX, freios ABS com EBD, o controle eletrônico de estabilidade, air bag duplo, alerta de cinto de segurança, 3 apoios de cabeça no banco traseiro e indicador de pressão dos pneus. Vem ainda com o cabo de carregamento.

Avaliação: Carro elétrico Renault Zoe

Foto: Saulo Mazzoni

Na cidade de São Paulo, são vários os locais onde é possível carregar a bateria de um veículo elétrico sem custo. Para incentivar a compra de veículos elétricos, as fabricantes e importadores estão num esforço conjunto para instalar outros pontos de recarga.  

Por: Edison Ragassi / Fotos: Saulo Mazzoni

Ficha técnica Renault Zoe

Motor

Tipo de motor: Elétrico

Potência: 92 cv

Torque: 22,9 kgfm

Tipo de tração: 4×2

Câmbio: Automático 1 marchas

Direção: Assistência elétrica

Suspensão

Dianteira: Independente pseudo McPherson

Traseira: Eixo de torção

Freios

Dianteiros: Discos ventilados

Freios traseiros: Tambor

Dimensões/ Capacidades

Comprimento: 4.084 mm

Distância entre-eixos: 2.588 mm

Altura: 1.562 mm

Largura sem os retrovisores: 1.730 mm

Porta-malas: 388 litros

Recarga

Carregador

Adaptável monofásico-trifásico de 2 a 43 W

Tomada de segurança Green-Up:10h

3 kW (Wallbox monofásico 16 A): 9h

7 kW: 4h

22 kW (terminal trifásico 32 A): 80% em 1h

43 kW (terminal trifásico 63 A): 80% em 30 min

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