Avaliação: Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo

Avaliação: Sedan Volvo S60 T8 Recharge R-Design
Avaliação: Sedan Volvo S60 T8 Recharge R-Design
05/02/2021
Avaliação: Honda WR-V EXL 2021
Avaliação: Honda WR-V EXL 2021
22/02/2021
Avaliação: Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo

Avaliação: Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo / Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo

Avaliação: Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo/ Foto: Saulo Mazzoni

SUV médio tem visual moderno, interior espaçoso, motor potente e sistemas semiautônomos de auxilio ao motorista   

No concorrido segmento dos SUVs médios, a General Motors oferece o Chevrolet Equinox com duas versões: LT e Premier e dois tipos de motores 1.5L Turbo e 2.0L Turbo. Há também dois tipos de câmbio automático o de 6 marchas e 9 marchas, exclusivo do motor 2.0L.

Nesta Avaliação, mostramos o modelo Premier com o motor 1.5L e câmbio automático de 6 marchas, lançado em dezembro de 2019.

Avaliação: Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo

Faróis tipo projetor em LED, grade com moldura cromada/ Foto: Saulo Mazzoni

No visual da dianteira o Equinox traz capô com vincos acentuados. Os faróis tipo projetor em LED tem nas pontas um formato de seta que faz a ligação com o friso cromado da grade maior e na parte central frisos finos também cromados. Acima desta grade maior uma abertura com friso cromado e a gravata dourada, símbolo da Chevrolet no centro. O para-choque na cor da carroceria traz as luzes de neblina nas extremidades e uma pequena grade preta na parte inferior.

Avaliação: Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo

Lateral com área envidraçada grande / Foto: Saulo Mazzoni

Nas laterais barras cromadas no teto, abaixo uma grande área envidraçada. As colunas das portas utilizam adesivos pretos. Há frisos cromados no contorno inferior dos vidros das portas. Eles seguem até o vidro fixo e formam um ‘V’ deitado. Os vincos acentuados começam nos para-lamas, seguem na direção das maçanetas e terminam nas pontas das lanternas. As rodas são de liga leve 19 polegadas com pneus P235/50R19.

Avaliação: Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo

Lanternas traseiras bipartidas/ Foto: Saulo Mazzoni

A traseira tem um aerofólio, o vidro grande com o limpador no centro. As lanternas em LED são bipartidas, no centro da tampa a logomarca Chevrolet. Abaixo o espaço para a placa de identificação. O para-choque traseiro na cor da carroceria tem um friso cromado e refletores nas pontas.

Avaliação: Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo Avaliação: Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo

A capacidade volumétrica do porta-malas do Chevrolet Equinox é de 468 litros, mas pode ser ampliada para 670 litros ao rebater os bancos. A abertura e fechamento da tampa do porta-malas é elétrica. Ele pode ser aberto na parte interna, pela chave ou por sensor de movimento (passando o pé por debaixo do para-choque traseiro) e ainda oferece ajuste do ângulo de abertura.

Em dimensões, o Chevrolet Equinox tem 4,6 m de comprimento com distância entre-eixos de 2,7 m. A largura é de 2,1 m e a altura com Rack de teto é de 1,7 m.

Avaliação: Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo

Volante revestido em couro multifuncional / Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo, interior, acabamento e itens de conforto

O interior do Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo utiliza volante revestido em couro multifuncional com ajuste de altura e profundidade. A tela LCD do painel de instrumentos digital é colorida, onde além do velocímetro e conta-giros, aparece as informações do computador de bordo.

No centro, o multimídia Chevrolet MyLink, com tela LCD sensível ao toque de 8 polegadas. O navegador GPS é integrado, proporciona parear smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay, com radio AM/FM, entrada USB e Aux-in, função Audio Streaming, conexão Bluetooth e configurações do Equinox.  

Avaliação: Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo

Sistema de som Bose e ar-condicionado digital / Foto: Saulo Mazzoni

O sistema de som é Premium da marca Bose com 5 Alto-falantes, 2 Tweeters. Logo abaixo os controles do sistema de ar-condicionado com regulagem de temperatura dual zone, os usuários podem optar por temperaturas diferentes para o motorista e passageiro.  

Além disso, no console há o carregador de celular por indução. Os bancos são revestidos em couro, sendo que o do motorista com regulagem elétrica de altura, distância do assento, inclinação e lombar do encosto e duas memórias de posição. Já os bancos traseiros são com o encosto ajustável em inclinação, bipartido e rebatível para assoalho plano.  

Avaliação: Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo

Chevrolet Equinox com motor turbo e injeção direta / Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo, motor, câmbio e tração

O motor do Chevrolet Equinox Premier é um Ecotec 1.5L 4 cilindros  turbo com injeção direta de combustível, movido a gasolina. Ele entrega potência de 172 cv a 5.600 rpm e torque de 27,8 kgfm entre 2.000-4.000 rpm. Ele está acoplado a um câmbio automático de 6 marchas com Active Select, ou seja, oferece a opção de trocas manuais sequenciais através de um botão colocado no pomo da alavanca. A tração é do tipo AWD (All-wheel drive, ou tração integral). Este sistema entrega a força motriz nas quatro rodas do veículo, porém, os eixos não atuam na mesma velocidade. Ele é controlado por um sistema eletrônico, por isso funciona sob demanda.

Avaliação: Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo

Avaliação: Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo / Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo, impressões ao dirigir e consumo de combustível

Ao entrar no Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo o motorista percebe que é um utilitário esportivo espaçoso e com bom acabamento. São várias as opções para configurar o assento, encosto, volante, o que facilita para encontrar a posição correta e, o melhor, pode ser guardada na memória. Assim, mesmo que outro motorista utiliza o Equinox e faça outro ajuste, para voltar o preferido é só apertar a tecla localizada no painel da porta.

Avaliação: Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo

Multimídia MyLink fácil de operar/ Foto: Saulo Mazzoni

Parear o celular é simples, basta estar com o Bluetooth do aparelho ativado, acessar a função no multimídia e seguir as instruções. O computador de bordo é completo e intuitivo. Mas vale sempre a dica, navegue primeiro pelo computador de bordo e multimídia com o veículo parado, assim é mais fácil de entender.

Ao acionar o botão de partida, já que o Equinox possui o sensor de proximidade,  pouco se ouve do ruído do motor, pois o isolamento acústico é compatível com um automóvel deste porte.

Avaliação: Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo

Chevrolet Equinox 1.5 Turbo, câmbio automático de 6 marchas

Para sair da posição estática é só mover a alavanca do câmbio para a posição D e pressionar levemente o acelerador. Ele tem arranque esperto, desenvolve velocidade facilmente e até exige atenção na cidade, onde geralmente a velocidade média é de 50 km/h, pois andar acima dessa média é fácil e quase que imperceptível. As suspensões independentes do Chevrolet Equinox, dianteira tipo McPherson e traseira 4-link , absorvem bem os impactos provocados ao passar por valetas, lombadas, ondulações e outras imperfeições do piso. Ao entrar na rodovia, desempenho também é bom.

Avaliação: Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo

Avaliação: Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo / Foto: Saulo Mazzoni

Com acelerações e retomadas rápidas, o mesmo sistema de suspensão que é macio na cidade, também é estável nas curvas acentuadas. Esta estabilidade é proporcionada também pela tração AWD e o controle tração, o qual pode ser desligado, caso o motorista queira controlar um pouco mais o Equinox.

Por falar em controle, são vários os sensores espalhados para auxiliar o condutor. Um deles, no caso de proximidade, alerta com uma luz que acende na região do para-brisa, emite um sinal sonoro e faz o banco do motorista vibrar. Isso mesmo, o banco vibra quando um possível obstáculo esta na frente ou passa ao lado e na traseira do SUV médio.

Avaliação: Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo

Avaliação: Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo/ Foto: Saulo Mazzoni

O consumo de combustível do Chevrolet Equinox Premier1.5 Turbo registrado no Conpet,  o programa de etiquetagem veicular do Inmetro, é de 9,1 km/L na cidade e 10,8 km/L na estrada. Nesta Avaliação, ao utilizar o automóvel em várias situações do dia a dia, na cidade com ar-condicionado ligado, o consumo de gasolina do Equinox Premier 1.5 Turbo foi de 8,1 km/L e na estrada, média de 100 km/h foi de 10,1 km/L.

Avaliação: Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo

Rodas de liga leve 19 polegadas / Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo, preço, itens de série

Importado do México, o preço do Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo é de R$ 178.900.  Além dos itens já citados, o SUV médio da Chevrolet traz airbag duplo, laterais e de cortina. Tem também o alarme, alerta de pressão dos pneus, protetor de cárter, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema de fixação de cadeiras para crianças (“Isofix”), sistema de freios com ABS, EBD e PBA. Faróis com sensor crepuscular, assistente de partida em aclive, câmera de ré, controlador de velocidade de cruzeiro, espelhos retrovisores elétricos, aquecidos, com indicador de direção e rebatimento elétrico, sistema OnStar (Pacote Exclusive).

Avaliação: Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo

Teto solar é item de série na versão Premier / Foto: Saulo Mazzoni

O Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo também traz de série os sistemas semiautônomos de alerta de colisão frontal, detecção de pedestre frontal com auxilio de frenagem, alerta de movimentação traseira, de mudança de faixa, ponto cego, alerta vibratório de segurança no banco do motorista e assistente de permanência na faixa. Controle de velocidade em declive, frenagem automática de emergência, indicador de distância do veículo da frente, sistema de estacionamento semi-automático (Easy Park), sensor de chuva, sistema de partida do motor por controle remoto “Remote Start System”, com acionamento do ar-condicionado, farol alto adaptativo e teto solar elétrico panorâmico.

A cor metálica Vermelho Glory não tem custo. Já a opção sólida Branco Summit e Preto Global custam R$ 1.100,00.  E as cores metálicas Prata Switchblade, Cinza Graphite e Azul Eclipse tem o preço estipulado de R$ 1.800,00.

Por: Edison Ragassi / Fotos: Saulo Mazzoni

Avaliação: Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo

Avaliação: Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo/ Foto: Saulo Mazzoni

Ficha técnica Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo

Motor

Tipo: Dianteiro transversal

Numero de cilindros: 4 em linha

Válvulas: 16 (DOHC)

Taxa de compressão: 10,1:1

Injeção eletrônica de combustível: Injeção Direta

Potência: 172 cv a 5600 rpm

Torque: 27,8 kgfm a 2.000-4.000 rpm

Câmbio

Tipo: Automático 6 marchas com opção Active Select

Freios

Dianteiros: Discos ventilados

Traseiros: Discos sólidos

Direção: Eletro assistida progressiva

Suspensões

Dianteira: Independente tipo McPherson

Traseira: Independente 4-link

Rodas: Liga leve19″

Pneus: 235/50R19

Dimensões

Comprimento: 4.652 mm

Distância entre-eixos: 2.725 mm

Largura: 2.105 mm

Altura: 1.697 mm

Capacidades

Porta-malas: 468 litros / 670 L bancos rebatidos

Tanque de combustível: 59 litros

2 Comments

  1. marcus soares disse:

    Otima materia, excelente fotografia!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *